Estilo de Vida Nerd

8 jun

NERDS RULES

(OU COMO DOMINAR O MUNDO SEM NINGUEM TENTAR TE IMPEDIR)

Acabou aquela história de que nerd é o cara de gel, óculos fundo de garrafa, blusa amarrotada, feio, sem vida social, com boas notas e sem graça. A chamada Cultura Nerd dominou o mundo. E mostrou para o mundo que ser nerd é muito mais que saber de átomos, variantes, fazer o sinal do Spock e saber de cor as falas de O Império Contra Ataca.

Quando me pediram pra escrever uma coluna sobre cultura pop contemporânea em geral, eu pensei: “UHULL! Escrever sobre nerdices” e sendo assim, o que pode ser melhor do que começar falando de nós mesmos: NERDS!

Quando eu digo que a Cultura Nerd dominou, eu não estou brincando. Veja por exemplo a indústria do Cinema. Quantos filmes de ação com orçamentos exorbitantes saíram nos últimos anos? Dos maiores lançamentos do ano, quantos vieram das Histórias em Quadrinhos? Só esse ano temos Thor, Capitão América, Lanterna Verde, X-Men First Class e por ai vai pela próxima década com as multimilionárias franquias que estão para sair: Superman, The Flash, Vingadores… só para citar alguns

Sem falar nos livros de fantasia – sucedendo o fenômeno de bilheteria e Oscar O Senhor dos Anéis – que são adaptados no cinema e na TV a todo momento (Game of Thrones!!!). Além de filmes baseados em desenhos animados e games.

 

A TV então, com suas series cada vez mais nerds, é um caso a parte que merece uma coluna só pra discutir isso.

Livros, Filmes, Games, Música, Internet, Gadgets. TODO nerd é banhado se não por todas, mas pela maioria disso 24h por dia. E por internet, entenda-se cultura útil e inútil e é claro a pornografia porque nerd não é de adamantium. E já que falamos nisso, nerd pega mulher… Mas pega de jeito meu amigo. Por isso nada pra mim melhor pra exemplificar a dominação nerd do que o slogan Smart is the New Sexy de uma das melhores sitcoms da TV atual: The Big Bang Theory. Um nerd sabe muito bem o que acontece no mundo, conhece muito de história, na verdade. Pelo acúmulo de conhecimento, posso dizer que um nerd conhece de tudo. Algumas coisas mais profundamente que outras, mas de qualquer modo ele tem opinião formada sobre qualquer coisa. Ou seja, você nunca ficará “sem papo” com um de nós.

Dizem que ser nerd hoje em dia está na moda. Concordo, mas de maneira alguma considero isso uma coisa ruim. É ótimo poder falar “Vida longa e próspera” e ver os olhos de outra pessoa brilhando. É ótimo poder comentar sobre os novos lançamentos do cinema e de como era bom o Super Nintendo. É ótimo você falar que tem as HQ’s de Alan Moore, Neil Gaiman e Grant Morrisson (GÊNIO!!! Falo dele logo, logo…) na estante e pessoas olharem para você respeitosamente. É melhor ainda ver que todo mundo pode ter acesso a informação, cultura e diversão sem ter medo de ser taxado.

Pra finalizar, uma musica pra animar a nerdzada (Sim, eu sou nerd e tiro sarro de mim mesmo…)

A banda se chama Goldfish e a musica We Come Together, quem tem um mínimo de cultura de vídeo-game vai reconhecer as muitas referencias a jogos clássicos nesse vídeo:

Até a próxima pessoal!

Ricardo Vidar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: