Voxx Populi

13 jun

Olá, estamos de volta e hoje quero falar sobre pré-conceitos, você se considera uma pessoa preconceituosa? Aposto dez contra um, a primeira reação é negar, pois vou lhe dizer uma coisa todo mundo tem preconceito sobre algo até porque pela nomenclatura que pus acima são conceitos pré estabelecidos, como eu, por exemplo, detesto jaca (a fruta) mas nunca coloquei nem um único pedaço na boca, como posso afirmar que é ruim? Como nasce um pré-conceito?

Encontrei essa historia que vou compartilhar a seguir, num blog e acho que bem define o que tememos como preconceito: Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui…”

Opa! Acho que acabei de me chamar de macaca. ¬¬

Bem, seguindo, vou dizer que conceito é algo que você pega varias ideias, estuda vários pontos de vista e acaba formulando a SUA própria ideia sobre algo, assim preconceito: não gostar de jaca sem nunca ter provado, conceito ter colocado ela na boca, provado o gosto e definir que realmente não gosto daquilo, opaaaa, não pensem os que têm preconceitos com drogas, ou sexo entre iguais que estou dizendo para provarem ¬¬ ate porque esses são preconceitos são bem mais complexos mais nem por isso menos primatas, raça, religião, música, política nesses campos costumamos ter ideias pré concebias – meninos usam azul e meninas rosa, homem que é homem não chora, maconheiro ouve reggae, favelado ( e nem vem com essa que favelado é um termo politicamente incorreto¬¬ não porque você já usou) é barraqueiro e diga que nunca ouviu, aprendeu, ou repassou alguns desses conceitos? Depois de ler e pensar sobe isso ainda se acha alguém livre de preconceitos?

Pois vou lhe dizer que o problema não é nem em se ter ou não o preconceito a que todos somos sujeitos mais a forma de externar eles sim esse é sem duvida o problema, quando usamos um preconceito para rotular, definir e pior nos achar com algum direito de propor ou incentivar a exclusão de algo que não sabemos a realidade, ai todos viramos macacos de laboratório que não sabem bem o motivo da ação apenas que ela é comum e por tanto aceitável, me declaro contra todo e qualquer preconceito e para provar na próxima semana digo como foi meu embate com a terrível jaca ¬¬.

#fica a dica http://showsdegracaemfortaleza.blogspot.com/

Fonte:http://maresnuncadantesnavegados.blogspot.com/2004/05/como-nasce-um-preconceito.html

Por Raquel Dias

Anúncios

Uma resposta to “Voxx Populi”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Eu Vivo Mal Humorada « (N)ativa - 17/06/2011

    […] Claro que temos o direito de nos expressarmos e divulgamos nossas idéias ou defendemos nossos valores, mas sempre procurando respeita as dos outros e com pouquinho de bom humor. Porque radicalismo tira a razão de qualquer um. Com ele, acabamos deixando de provar coisas novas por sermos tacanhos, assim como foi dito por Raquel Dias em sua coluna a respeito do preconceito. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: