Cajon de Sastre – Especial Tom Cruise

4 jul

Antes de qualquer coisa, quero explicar porque escolhi o Tom Cruise logo em seguida do Tom Hanks. Não é porque eles são xarás, mas, porque ontem foi aniversário dele que também está estreando um novo filme no cinema, o Missão Impossível 4. Quer motivos melhores?

Bem, sobre Tom Cruise posso dizer que acompanhei a carreira dele desde minha adolescência. Vi muitos filmes dele na época pois antes era mais fã. Posso dizer que houve uma grande mudança na sua carreira e até como pessoa, não que eu seja intima, mas falo de histórias publicas da sua vida privada, só que isso não vem ao caso, analisando de perto sua carreira e fazendo um resumo, ele era o galã bonitinho que quis mostrar serviço com vampiro Lestat (e conseguiu, eu mesmo duvidei que ele pudesse fazer aquele personagem tão bem como ele fez.) e atualmente tenta mostrar maturidade em seus trabalhos, diga-se de passagem que ele ganhou pontos a se despir da vaidade e fazer o executivo gordo e careca no filme Trovão Tropical, hilário!

Trovão Tropical

Ficou tão famoso como Les Grossman que a MTV convidou ele para dançar com Jennifer Lopez em 2010.

Um pouco de sua história, Thomas Cruise Mapother IV nasceu em Syracuse, 3 de Julho de 1962. Mais conhecido pelo nome artístico de Tom Cruise, é um ator e produtor de cinema americano. Listado pela revista Forbes como a celebridade mais popular de 2006, indicado por três vezes para o Oscar e venceu três Globos de Ouro.

Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business (Negócio Arriscado), descrito como um “clássico da geração X”, responsável por consagrar sua carreira como ator.

Após desempenhar o papel de um heróico piloto de caças no filme Top Gun de 1986, enorme sucesso de público e crítica, Cruise continuou a fazer filmes nesta mesma linha, interpretando posteriormente um agente secreto na série de filmes de ação Mission: Impossible, durante as décadas de 1990 e 2000.

Além destes papeis heróicos, interpretou outros personagens de destaque, como o misógino guru de auto-ajuda em Magnólia (1999) e um sociopático assassino de aluguel, frio e calculista, no thriller de Michael Mann, Collateral (2004).

Magnólia

Colateral

Tom Cruise partiu para Nova Jérsei para tentar a sorte, e inicia os estudos de interpretação. Vai a diversos “castings” e trabalha no que pode: camareiro, lojas de gelados, mas nunca consegue realizar o seu sonho. Então, decide ir para a Califórnia, onde conseguiu o seu primeiro papel, no filme dirigido por Franco Zeffirelli, Endless Love (Amor sem Fim). Logo a seguir participa de The Outsiders, de Francis Ford Coppola, em 1983. Começou sua carreira como galã de filmes para adolescentes.

Em 1986, passa a categoria de astro do cinema com a atuação no filme Top Gun.

Em 1992, Tom interpreta a personagem de advogado militar em A Few Good Men (Questão de Honra), dirigido por Rob Reiner, com Jack Nicholson e Demi Moore. Neste filme bateria um novo recorde na sua carreira profissional, cobrando mais de doze milhões de dólares pela sua atuação. Reconhecido em Hollywood, entrou para o grupo dos atores mais bem pagos do cinema.


Um novo recorde, cobrando quinze milhões de dólares para atuar em Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles (Entrevista com o Vampiro), com Brad Pitt e Antonio Banderas. Na adaptação para livro, de Anne Rice, encarna o papel de Lestat de Lioncourt. O filme foi dirigido por Neil Jordan, e Tom arrecadou mais de 35 milhões de dólares.


O seu seguinte filme, produzido e protagonizado por ele, Mission: Impossible (Missão impossível), bateria novamente um recorde de vendas nos seis primeiros dias.

Depois participou de filmes mais densos, com personagens fortes, contrárias à postura de bom moço, como Magnolia, Eyes Wide Shut e Vanilla Sky.

Em 1996, Tom estreou como produtor de filmes em Missão Impossível. Ele faz parceria com Paula Wagner na C/W Productions.

Em 2002, trabalhou com o famoso diretor de cinema Steven Spielberg, pela primeira vez, no filme de ficção-científica Minority Report, e com ele voltou a trabalhar em 2005, nas filmagens do também ficção-científica War of the Worlds  (Guerra dos Mundos). Agora está se dedicando mais a fazer personagens de ação como em seu novo filme Missão Impossível 4.

Alguns outros filmes que destaco é A Lenda, Rain Man, Nascido a 4 de Julho.

A Lenda

Rain Man

Nascido a 4 Julho

Prêmios

OSCAR
Indicações
1989 – Melhor Ator – Nascido em 4 de Julho
1996 – Melhor Ator – Jerry Maguire – A Grande Virada
1999 – Melhor Ator Coadjuvante – Magnólia

GLOBO DE OURO
Ganhou
1989 – Melhor Ator – Drama – Nascido em 4 de Julho
1996 – Melhor Ator – Comédia/Musical – Jerry Maguire – A Grande Virada

Indicações
1983 – Melhor Ator – Comédia/Musical – Negócio Arriscado
1992 – Melhor Ator – Drama – Questão de Honra
1999 – Melhor Ator Coadjuvante – Magnólia
2003 – Melhor Ator – Drama – O Último Samurai
2008 – Melhor Ator Coadjuvante – Trovão Tropical

Filmes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: