Cajon de Sastre

14 jul

OS QUATRO ELEMENTOS

Os Signos do Zodíaco representam as 12 constelações localizadas na faixa do Zodíaco. A Astrologia associa cada signo ao destino e personalidade de quem nasceu em determinado período do ano.
O conceito de Zodíaco é diferente consoante a cultura astrológica. Ou seja, a cultura ocidental tem uma interpretação da noção de Zodíaco que se distingue da astrologia chinesa, por exemplo.
Na Astrologia ocidental o Zodíaco é representado como uma fatia do céu onde se encontram os planetas da maneira como se apresentavam na altura do nascimento de um indivíduo ou assunto, o chamado Mapa Astral.
Esta fatia do céu é uma circunferência que está dividida em 12 partes; estas 12 partes representam os 12 signos do Zodíaco. Os 12 signos são Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.


É necessário ter em conta que estes signos representam um conjunto de características, o que não quer dizer que as pessoas influenciadas por um signo sejam iguais, são estruturalmente semelhantes. Assim, é importante ter em conta também o desenvolvimento pessoal de cada um.
Cada signo é, ainda, regido por um planeta ou astro: Marte, Vênus, Mercúrio, Lua, Sol, Vênus, Plutão, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Falta referir que os 12 signos do Zodíaco estão divididos de acordo com os 4 elementos: Terra, Água, Fogo e Ar.
Como já foi referido cada signo tem características muito próprias; sem nos alongarmos muito podemos dizer que o signo de Áries é um signo de fogo, regido por Marte, e que os indivíduos nascidos sob a sua influência são lutadores.
O signo Touro é um signo de Terra. Os taurinos são muito sensíveis. Gêmeos é um signo de Ar. Os geminianos são normalmente inteligentes e sociáveis. Câncer é um signo de Água. Os cancerianos são bem dispostos e criativos.
Leão é um signo de Fogo regido pelo Sol, as pessoas que nascem sob a sua influência são sociáveis e cheios de vida. Virgem é um signo de Terra. Os virginianos são bastante inteligentes e têm um bom raciocínio. Libra é um signo de Ar que está relacionado com as emoções. As pessoas sob a influência deste signo são sensíveis e elegantes.
Os escorpiões, signo ligado à Água, são muito determinados. O signo de Sagitário está ligado ao Fogo. Os sagitários são muito generosos. Por outro lado, o signo de Capricórnio, ligado à Terra, tem que ver com ambição. Os indivíduos influenciados pelo signo Aquário, signo de Ar, são muito artísticos. Por fim, os peixes, signo de Água, são emotivos.


Os elementos 

Um dos componentes mais interessantes da astrologia esta na  determinação dos elementos dos signos. Como na natureza, eles são quatro: Fogo, Terra, Ar e Água. Na astrologia cada um deles transmite aos signos que governa características bem próprias e que as pessoas poderão identificar facilmente em seu signo solar, aquele de seu nascimento.

Fogo  

As pessoas com uma ênfase forte do elemento de fogo são espontâneas e impulsivas e usam as suas energias com todo o entusiasmo. A sua resposta emocional é rápida e têm uma imaginação muito viva. Caracteriza a liderança, o poder de mando, a capacidade de tomar decisões e dirigir os acontecimentos. Favorecem temperamentos explosivos, humores instáveis, climas inflamados e de fortes tensões. Instiga na pessoa a vocação para a luta do dia a dia e a busca da vitória nos empreendimentos.  Nada mais encantador que as labaredas de uma fogueira. São brilhantes, quentes e vivazes, como as pessoas regidas pelo elemento Fogo. São lideres natos, amantes da aventura e da inovação. Não se intimidam diante dos riscos e tem um jeito dinâmico e criativo de encarar a vida.
A capacidade de atrair as pessoas é uma grande responsabilidade para as pessoas de Fogo, principalmente para não se tornarem destrutivas para quem os cerca. Força violência e agressividade só trará perigo e derrota para eles.

Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Representa na vida terrena, a luz, o brilho, o calor, a secura, a dispersão, a febrilidade, dominação, audácia, agressividade, mobilidade e tudo o que diz do fogo como base da vida humana. Vinculado a historia da própria espécie humana, esse elemento fala da criação, buscando paralelo entre a origem na bola de fogo que era a Terra em sua origem. Dai dizer-se que Áries é um signo criador, explosivo e temperamental. Que Leão é exibicionista, realizador, quente e explosivo e que Sagitário é libertário, natural, pouco  comedido e brilhante.


SIGNOS DE FOGO

Os símbolos de signos de fogo, Carneiro, Leão e Arqueiro são dinâmicos por natureza e denotam um movimento irresistível. Entretanto, cada qual salienta aspectos diferentes dessa orientação, segundo sua qualidade, seu regente etc.
O signo cardinal de fogo, Áries, representa o fogo em sua forma mais pura e básica. Regido pelo planeta Marte, Áries é voluntarioso e impulsivo, interessado no mundo das ações, da animação, das realizações e da liderança. Áries é infantil por natureza e gosta de ser o centro de atenção. Por ser impaciente, gosta de tudo feito imediatamente; sendo insistente; não gosta que lhe neguem nada. O ardente e voluntarioso Carneiro age quando e da maneira que lhe apraz; sua natureza física é impetuosa e passional.
O Signo fixo de fogo, Leão, representa o brilho estável do Sol, seu regente. Se Áries é o fogo sem controle, Leão é o fogo controlado.
Leão é terno e criativo. Despreza a mesquinhez e a futilidade; é o gesto largo, o aspecto nobre exemplificado em sua natureza leonina. A confiabilidade inalterável, a coragem e a firmeza são características do signo de Leão.
O signo mutável de fogo, Sagitário, é freqüentemente apresentado apontando uma flecha para sua presa, mas, na verdade, o Arqueiro também dispara sua seta na direção de alvos filosóficos. Um terno carinho pelos animais caracteriza esse signo, apesar de simbolizar o caçador; de fato, o próprio Sagitário é um centauro, metade homem, metade cavalo. Sagitário é capaz de promover mudanças e também ter comportamento errante. Extremamente idealista, Sagitário valoriza a honra acima de tudo. A visão de Sagitário é voltada para a ética, portanto, a energia deste signo fogoso deve ser posta a serviço de empreendimentos amplos e nobres.

A Personalidade dos Signos de Fogo

As pessoas dos signos de fogo compreendem o mundo basicamente através do modo intuição. Palpites, apostas e fazer o que dá na telha em vez de se guiar por uma mapa caracterizam essa personalidade interessante e às vezes instável. Não é preciso dizer às pessoas dos signos de fogo quando devem agir, ou recomendar ler sobre o assunto em um livro, elas sabem. É mais freqüente serem guiadas por um sexto sentido, que raramente se enganam, exceto quando elas mesmas duvidam dele.
Assim, quase sempre saem-se melhor quando seguem seu primeiro impulso do que quando refletem demais. Preocupar-se pode ser especialmente destrutivo para sua visão positiva, minando sua geralmente grande autoconfiança.
As pessoas de signos de fogo têm uma profunda consciência de si mesmas. Muitas vezes criticadas por seu egoísmo, são egocêntricas, sem serem especialmente tolerantes consigo mesmas. Em geral, movem-se depressa demais para mimarem-se e talvez se aborreçam quando outras pessoas demonstram abertamente possessividade ou intimidade. Sua inclinação é mais sexual do que sensual e, como muitas pessoas de signos de ar, mais passionais do que sensuais. As pessoas de signos de fogo normalmente gostam da excitação dos esportes competitivos e de atividades físicas desafiadoras. Devido à sua natureza impulsiva, podem predispor-se a sofrer acidentes. A impetuosidade também é freqüentemente equiparada com um temperamento que reage à menor provocação. Embora os nascidos sob o signo de fogo tendam a demonstrar alto grau de imprevisibilidade, são bastante capazes de dedicar-se a um trabalho extenuante ou seguir uma programação durante anos, se necessário. Como integrantes da família, podem se extremamente leais e ardentes, mas se as coisas não derem certo, em geral são suficientemente honestos para admiti-lo.

Terra  

As pessoas de terra reagem silenciosa e lentamente. Elas empenham-se com “endurance”. Emocionalmente elas são fortemente enraizadas e lentas na mudança. Elemento que vocaciona a pessoa para o lado prático e comum da vida, visualizando o que é essencial para a felicidade. Caracteriza a busca do essencial para a sobrevivência e a visão materialista da existência. Favorece o crescimento profissional através da dedicação ao trabalho e aos planos que são estabelecidos como meta a alcançar.  Pessoas regidas por terra São firmes e resolutas. Possuem uma surpreendente capacidade de organizar resultando ótimos administradores. Geralmente se dão bem naqueles negócios que exigem pulso de ferro e seu dinheiro sempre se multiplica devida a sua impressionante capacidade de investir no negócio certo. Tem um apurado senso de ética.
Geralmente conservadores demais, preferem ver seus próprios interesses diante da dos outros. Não perdem tempo em disfarçar a verdade, por isso se ela for feia, ele a descreverá feia..

Signos de Terra: Capricórnio, Touro, Virgem

 Resultado do esfriamento da crosta do planeta, o elemento  terra nos mostra o que é concreto, palpável, petrificado. E lembra a rigidez, a constância, a laboriosidade, a prudência, a duvida, a  fecundidade, a secura e a absorção, todos esses conceitos ligados às características de nosso próprio planeta, um corpo estelar que se solidifica com o esfriamento e a constância de seu movimento pelo espaço. Dai a conceituação de que os nativos dos três signos deste elemento são os mais realistas dos seres. Touro é lento, comedido, parcimonioso, constante e teimoso. Virgem é detalhista, sensível, sóbrio, escrupuloso e racional e Capricórnio nos mostra persistência, determinação, aceitação e severidade.


Signos de Terra

Os signos com símbolos da terra – cabra, touro, virgem – são realmente voltados para o plano físico e denotam sexualidade ou ausência dela. Cada um deles enfatiza diferentes aspectos dessa tendência, segundo sua qualidade, regente etc.
O signo cardinal de terra, Capricórnio, representa a terra na sua forma mais pura e básica. Orientado para o corpo e para a matéria. Capricórnio tem um vivo interesse no mundo dos objetos, do dinheiro, do sexo e dos símbolos sólidos do poder. Entretanto, existem muitos aspectos de Capricórnio, tantos que talvez nenhum possa ser considerado como típico. Capricórnio é estético, e também materialista; é muito ambicioso, mas também espiritual; é tecnocrata e prático, porém teórico também.
O signo fixo de terra, Touro, representa o elemento imóvel na natureza humana. O Touro é tipicamente teimoso e difícil de convencer, recusando-se a mudar de idéia em muitos assuntos; entretanto, também deseja a harmonia e, portanto, não é completamente intratável. O signo de Touro também exibe características procriadoras e nutritivas simbolizadas por Demétria, Gaia, Mãe-Terra ou Mãe-Natureza.
Evidenciando um grande amor pela beleza sensual, o signo de Touro enfatiza os aspectos mais terrenos de seu regente Vênus. Muitos valores taurinos podem ser considerados “profundamente humanos”.
O signo mutável de terra, Virgem, é talvez menos físico do que os demais, mais flexível e mentalmente orientado pelas influências de seu veloz regente Mercúrio. Virgem é rápido e analítico, qualidades que parecem conflitar com outras características terrenas.
Entretanto, os virginianos também são extremamente confiáveis, orientados para o serviço e estáveis. Desejos profundamente sensuais podem ser revelados de forma mais secreta e seletiva. Pragmáticos ao extremo, os virginianos julgam os acontecimentos segundo os resultados.
A Personalidade dos Signos de Terra
As pessoas dos signos de Terra apreendem o mundo primariamente através do modo sensação. Como sua orientação é tão decididamente empírica, tendem a julgar a qualidade das coisas pelos sentidos da visão, da audição, do gosto, do olfato e do tato. Realidades tangíveis não têm maior significado para eles do que sonhos e fantasias. As pessoas de signos de Terra são pragmáticas e trabalhadoras, e acreditam que “o que vemos é o que obtemos”.
Embora o que está aqui e agora possa ser o foco das pessoas de signos de terra, elas também tem grande capacidade de esperar e perseverar.
Por terem prática em “respirar fundo” em situações adversas ou abertamente combativas, são capazes de escolher o momento certo para atacar com toda força. Entretanto, também podem ser dadas à procrastinação. Assim, sua paciência, uma verdadeira fortaleza, pode enfraquecer caso se torne uma escusa para a inação.
As pessoas de signos de terra gostam dos prazeres da cama e da mesa, seja por razões de sensualidade, repouso, ou ambas. Suas exigências nessas áreas são em geral claras. Suas necessidades físicas gerais recebem usualmente grande prioridade, sejam expressas em esportes, sexo, culinária, cuidado dos filhos e trabalhos de criação ou manuais.
Em geral mais sensuais do que passionais, as pessoas de signos de terra gostam de contato físico e, muitas vezes, têm o sentido do tato bem desenvolvido. Muitas gostam de trabalhar com as mãos e são pessoas auto-suficientes, que preferem não pedir ajuda. Também podem ter dificuldade para aceitar ajuda, pois consideram mais fácil fazer tudos elas mesmas sem muito dircurso.
Embora as pessoas de signos de terra possam ser consideradas insensíveis, lentas ou conservadoras, são incisivas e econômicas no uso do tempo e, em geral, evitam ter de fazer algo duas vezes. Assim, como a tartaruga que cansa a lebre, podem acabar cruzando a linha de chegada primeiro.


Ar  

As pessoas de ar são rápidas e animadas. Usam as suas energias de formas muito variadas. Têm tendência para intelectualizar os seus sentimentos e expectativas. Este elemento caracteriza na pessoa o poder mental, a capacidade de argumentar e desenvolver pensamentos, a atividade do intelecto. Normalmente outorga o dom da sabedoria, as elocubrações em torno dos direitos humanos e da ética e facilita a busca de ideologias que visualizam um mundo melhor e mais feliz.

Signos de Ar: Libra, Aquário, Gêmeos

 Fluido, etéreo, o ar nos passa sempre a impressão de elemento  úmido, instável e pouco palpável, representando os aspectos mentais e intelectuais do ser humano, suas idéias, pensamentos e conceitos. Por isso, o ar, terceiro dos elementos da natureza, nos leva à euforia, ao equilíbrio, ao humor, à instabilidade, à sutileza e à adaptação. Os atributos humanos relacionados aos sentimentos vinculam-se a essas características. Mutável por ser elemento gasoso, o ar transmite aos seus signos esse caráter etéreo e sonhador. Assim, se diz que Gêmeos é inquieto, curioso, dúbio, agitado e mutável; que Libra é equilibrado, harmônico, conciliador e pacifico e que Aquário é sensível, inventivo, fantasista e idealista.


OS SIGNOS DE AR

Os símbolos dos signos de ar – Gêmeos, Balança, O Aguadeiro, são mais direcionados para o conceito e menos literais do que, por exemplo, os símbolos dos signos de terra. Nenhum deles tem muito a ver com o próprio ar, mas têm significados secundários que sugerem despreocupação ou intelectualidade.
Libra, o signo cardinal do Ar, representa o ar em sua forma mais pura e básica. O signo de Libra é voltado para idéias e para a sociedade e possui um interesse vivo pelo mundo das pessoas, dos relacionamentos humanos e dos códigos sociais. Signo extremamente estético e sensual, regido por Vênus, Libra adora a beleza em todas as suas formas. Como a harmonia é tão importante para Libra, procura equilibrar pontos de vista, relacionar e analisar com imparcialidade. Libra preocupa-se com relacionamentos, especialmente casamentos e outras associações.
O Signo de ar fixo, Aquário, é regido pelo poderoso planeta Urano, que é capaz de dobrar o oponente mais forte, e Aquário igualmente busca derrubar barreiras à compreensão. Aquário pode ser inopinadamente rápido, às vezes errático, mas valoriza também a vida sem ansiedades nem preocupações.
Em seu desejo objetividade e no valor que atribui a verdade científica e universal, Aquário anseia pela nova era e pelo progresso da espécie humana.
Gêmeos, o signo do Ar mutável, dedica-se ao estudo de detalhes e de fatos e, ainda, da comunicação (o ar é o meio tanto para a fala quanto para outras formas de transmissão, como sinais de rádio e televisão). Mercúrio, regente de Gêmeos, é o mensageiro alado, cujo  vôo alcança os céus. Gêmeos simboliza o princípio da dualidade, e, para os geminianos, significam a necessidade de encontrar um companheiro que possa ser a “outra metade”. Gêmeos raramente sente-se completo em si mesmo, procurando estabelecer um vínculo de compreensão mútua, baseado no pensamento, na lógica e na expressão verbal. O signo de Gêmeos é considerado o mais mutável de todos os signos astrológicos.

A Personalidade dos Signos de Ar

As pessoas dos signos de ar compreendem o mundo basicamente através do modo pensamento. Para elas, idéias e conceitos podem ser mais reais do que tangíveis. Portanto, seguir um ideal surge naturalmente para as pessoas de signo de ar. Como a aparência e a direção são tão importantes, podem tropeçar em barreiras materiais e também cair em armadilhas lógicas de sua própria autoria.
As pessoas dos signos de ar são bastante sintonizadas com o mundo dos sentidos e, portanto, ficam facilmente irritadas ou aborrecidas com sons, cheiros e sabores levemente perturbadores.
Embora as pessoas de signos de ar possam realmente apresentar características sanguíneas, não levam tão longe a alegria e o otimismo. Elas também têm um lado extremamente negativo e crítico, que manifestam na ironia ou no sarcasmo amargo. Apesar de a maioria das pessoas dos signos de ar não serem totalmente intelectualizadas, muitos realmente gostam de resolver charadas, esclarecer mistérios, fazer jogos de palavras e outras formas de testar sua capacidade mental.
As pessoas dos signos de ar compreendem rapidamente, mas esquecem também com rapidez. Raramente guardam rancor por muito tempo e muito menos se agarram a relacionamentos desgastados, especialmente no campo do amor. São muitas vezes acusadas de sentirem emoções que não chegam a ser profundas, ou de serem borboletas que saltam de uma flor para outra. Sejam ou não verdadeiras essas acusações, a maioria das pessoas de signos de ar gostam de divertir-se de maneira natural e espontânea. Em geral mais passionais do que sensuais, acreditam que o toque é um ato de intimidade e acham difícil suportar demonstrações de emoção possessiva ou de sentimentalismo. No entanto, sua aparência externa fria e distante pode esconder sentimentos turbulentos.

Água  

As pessoas com uma forte ênfase do elemento água são sentimentais e muito sensíveis. As suas capacidades emocionais e imaginativas são profundas e ricas.   Caracteriza na pessoa a emoção, o lado sentimental, a ternura, indicando, também,  sensibilidade, intuição e percepção quanto ao lado espiritual da vida. Possibilita o dom de descobrir e visualizar o lado oculto da natureza e das pessoas. O elemento água tem a tônica do conhecimento prático da vida.  A água é muito difícil de se deter, com seu jeitinho quieto, escorre por entre as rochas mais resistentes formando fendas e abrindo seu caminho, assim São as pessoas regidas pela Água. Persuasão é sua mais forte característica, mas de um modo tão sutil que as pessoas raramente percebem que estão sendo influenciadas.
Exatamente por esse jeitinho sutil e quieto, as pessoas regidas por Água irão tender a escolher sempre o caminho mais fácil. Essa passividade pode desperdiçar o grande potencial intuitivo.

Signos de Água: Câncer, Escorpião, Peixes

Suave, receptiva, moldável e aderente, a água, quarto dos elementos que formam a natureza terrestre, da aos signos que agrupa os elementos próprios de sua constituição. Vital para a sobrevivência dos seres vivos, ela esta ligada aos sonhos, fantasias, desejos, emoções, à família, origens e à criação, quando vista pelo angulo sexual. Dai por que Câncer lembra fecundidade, memória, inteligência sensorial e imaginação. Escorpião é a representação dos instintos, sexo, indisciplina e violência e Peixes nos mostra o lado místico, mediúnico, a bondade e a compaixão nos seres humanos.


OS SIGNOS DE ÁGUA

Os símbolos dos signos de água, Caranguejo, Escorpião, Peixe (um crustáceo, um aracnídeo e um vertebrado aquático, respectivamente) precisam ser procurados em áreas ocultas, subterrâneas ou subaquáticas, não sendo vistos pelas maiorias das pessoas na vida diária. No entanto, cada qual realça aspectos diferentes desta orientação, segundo sua qualidade, regente etc.

O signo cardinal de Água, Câncer, representa o signo aquático da natureza na sua forma mais pura e básica. Preocupado com os sentimentos, Câncer é protetor para si mesmo e para os outros. Como o caranguejo, busca privacidade em seu próprio lar, sendo extremamente sensível à invasão. Além disso, é capaz de ações bastante agressivas e pode passar para o ataque em um instante. Seu regente, a Lua, governa não só as marés, mas tem também um profundo efeito sobre as emoções humanas. Tanto a Lua quanto o caranguejo simbolizam a vida do inconsciente.
O Signo fixo de água, Escorpião, demonstra o poder da água e o controle necessário para utilizar eficazmente esse poder. Escorpião é determinado e sabe como conseguir o que quer. Embora seja um signo social, ele tem ainda um aspecto muito pessoal. Plutão, o planeta regente de Escorpião, confere uma profunda expressão sexual e energias vulcânicas. A natureza fixa de Escorpião é demonstrada pela possessividade do signo e por sua inflexível recusa em desistir do que já conquistou. O reservado Escorpião ataca impiedosamente se for perturbado, mas pode também fazê-lo sem provocação.
O signo mutável de água, Peixes, às vezes é demasiado flexível e submisso. O encanto deste signo é inquestionável, como também o é sua atitude, introspectiva e muitas vezes profunda. A crença e o espiritualismo aparecem bastante na sensibilidade emocional de Peixes. Na verdade, as emoções de Peixes movem-se nas profundezas, como seu símbolo. Regido por Netuno, o signo de Peixes representa a solubilidade de toda a matéria na vastidão do oceano cósmico.

A Personalidade dos signos de Água

As pessoas de signos de água compreendem o mundo basicamente através do modo sentimento. As considerações emocionais muitas vezes assumem grande prioridade na sua vida diária.
Muitas pessoas de signos de água têm extrema empatia ou compreensão, portanto, sentem-se magoadas quando os demais não as retribuem. Sua sensibilidade a críticas e rejeição é muito grande. Conseqüentemente, são em geral capazes de saber quando alguém as aprova ou desaprova, antes de qualquer palavra ser dita.
As pessoas de signos de água têm uma sensibilidade natural para a necessidade dos outros. Assim, podem ser bastante convincentes, podendo usar as emoções dos demais para obter o que desejam. Como seus sentimentos são profundos, são, quase sempre, sérias e profundas. O humor tem um significado especial, não apenas por poder suavizar seu temperamento, mas devido à sua capacidade de dissolver barreiras entre as pessoas. Na verdade, reunir as pessoas em um ambiente cordial é uma alegria especial para os signos de água, que, normalmente, têm apenas alguns amigos íntimos.
As pessoas de signos de água podem ser extremamente sensuais tanto quanto as de signos de terra. Entretanto, sua sensualidade é de um tipo mais tranqüilo, fluido (embora apegado) sendo melhor quando não se torna demasiado exigente nem difícil. Em geral, tornam-se profundamente envolvidas em seus relacionamentos amorosos, tanto que freqüentemente têm dificuldade de se libertar.

Os quatro elementos podem ser vistos como os quatro princípios básicos de vida. Isto pode ser aplicado a todo o gênero de coisas segundo os princípios da similaridade e analogia. C.G. Jung abriu a porta para um moderno entendimento destas categorias, desenvolvendo uma tipologia, em que cada um dos elementos corresponde a quatro funções básicas da psique. A ênfase ou não-ênfase dos elementos no horóscopo individual revela aspectos fundamentais da personalidade.

Anúncios

4 Respostas to “Cajon de Sastre”

  1. nill showshan 20/06/2012 às 15:07 #

    seria bom se podessemos controlar os quatro elementos , como um dragão ….

  2. N(A)tiva 13/10/2011 às 00:21 #

    Obrigada meninas, continuem visitando o (N)Ativa

  3. Sindy 12/10/2011 às 14:03 #

    Parabéns mesmo! Gostei muito do que li, pricipalmente do meu elemento que também é água. bjs =*

  4. PERLA BAIA 21/07/2011 às 20:32 #

    gostei da matéria, fala muito bem dos elementos, por exemplo o meu elemento água, é muito bem abordado esclarecendo sobre a personalidade do mesmo. e no geral percebi a identificação com com os outro elementos =D parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: