Cajon de Sastre – Especial Dia do Amigo

20 jul

Hoje é dia do amigo, e como todos dizem a amizade é tesouro, assim têm várias frases clichés que realmente define de uma maneira ou outra isso. Tipo “Quem Tem Amigo, Tem Tudo” essa é a mais sabia. Me acho privilegiada por ter amigos legais e que me apoiam durante essa jornada.  Não posso dizer que não tenha sempre a supressa de achar uma maça podre no meio das boas, mas como diz outra frase legal, “De vez em quando precisamos sacudir a árvore das amizades para caírem as podres.” (Mário Silva Brito). Há quem tenha muitos amigos e quem tenha poucos, mas mesmo que você tenha apenas um, já tem sorte por isso. Até os falsos necessitam de amigos.

Existe todo tipo de amizade, mas as verdadeiras são as melhores, passar o dia com amigo é algo gostoso, renovar as energias, deixa a gente mais jovem. Lembro de todos meus amigos, de infância até hoje e tenho a sorte de ter amigos que trouxe da infância. Acho muito especial isso, cultivar amigos durante a vida toda. Uma vez me disseram que a família é mais importante que amigos, tive pena dessa pessoa e hoje a vejo sozinha… Não devemos comparar essas coisas, família é familia e amigos são muitas vezes a família que escolhemos, mesmo assim, são coisas diferentes.

Amo muitos meus amigos e sinto falta de alguns, mas entendo hoje em dia que tudo é uma fase e não que eles não tenham mais importância, mas acho que além do amor, existe a afinidade que te liga à alguém. Ah, e a distância não anula mesmo uma amizade, você pode passar dez anos sem ver alguém, mas parece que foi ontem, quando se reencontram. Parece que estou fazendo uma odé a amizade e de certa forma estou mesmo. Aproveitando para homenagear meus amigos queridos que seguram minha barra legal!

Acredito que aquela frase que diz que, se você ama realmente alguém, o deixe livre; serve para amizade também, essa história de ter ciúmes de amigos não existe, devemos confiar em quem amamos, nem é pela fidelidade não, é mais pela lealdade mesmo. Sofria muito quando conhecia alguém e confiava e depois descobria que ele era falso e usava minha amizade, hoje enxergo bem quem são meus amigos de verdade, procuro entender seus atos e sei que todos nós temos defeitos. E o mais importante, cada um tem sua vida.

Acho que devemos está abertos para conhecemos novas pessoas e fazer novas amizades e continuar respeitando as antigas, porque cada pessoa que existe em nossa vida tem sua importância. Afinal, tem muita gente que trata amizade como se fosse artigo descartável, ou conveniente e tenho um pouco de nojo de gente assim. Mas cada qual com seu cada qual, o que serve para mim pode não servi para você.

E por fim, tem uma eterna discussão sobre homens e mulheres serem realmente amigos, acho que é possível sim isso acontecer, já tive vários melhores amigos que  foram para mim como irmãos mesmo. É bom demais ter amigos do sexo diferente, quando é amizade mesmo, sem essa de joguinhos de sedução, uma amizade verdadeira. Saber que você pode contar com cara, ligar para ele chorando de madrugada para falar do namorado vacilão, ou até pedir dicas, é muito bacana. E claro, dar conselhos também. É uma experiência valiosa.

Fotos de várias amizades famosas no cinema e na Tv.

A Sociedade do Anel

Harry,Hermione e Rony

Han Solo e Chewbacca

Friends

Daniel San e Senhor Miyagi

Marty McFly e Dr. Emmett Brown

Frodo e Sam

C3PO e R2D2

Chris e Greg

Amigos no How I Met Your Mother

Cada amizade retratada nesses filmes e séries, têm suas particularidades e já vivemos situações como essas com nossos amigos…

Somos sortudos por temos amigos!!!

História do Dia do amigo

Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

Alguns filmes que retratam a amizade, chame uns amigos e aproveita as férias para ver com eles.

Minhas Tardes com Margueritte

Um Parto de Viagem

Karate Kid

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

O Menino do Pijama Listrado

Viagem a Darjeeling

Um Verão para Toda Vida

P.S. Eu Te Amo

Conversas com meu Jardineiro

Meu Melhor Amigo

A Menina e o Porquinho

Carros

Pooh e o Efalante

Hooligans

Reflexos da Amizade

Cinema, Aspirinas e Urubus

Irmão Urso

Cold Mountain

O Apanhador de Sonhos

Spirit – O Corcel Indomável

Lilo & Stitch

Fale com Ela

Doidas Demais

O Conde de Monte Cristo

Vanilla Sky

Lembranças de um Verão

Eu Sem Você

E Sua Mãe Também

Tenha Fé

Amor ou Amizade

As Cores da Amizade

Os Maiorais

Trainspotting – Sem Limites

Jovens Bruxas

O Clube das Desquitadas

Corina, Uma Babá Perfeita

O Carteiro e o Poeta

Almas Gêmeas

Tomates Verdes Fritos

Cinema Paradiso

Hannah e Suas Irmãs

O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas

E.T., o Extra-terrestre

Bernardo e Bianca

Harry Potter e a Pedra Filosofal

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

Toy Story – Um Mundo de Aventuras

Entre outros

Adorei essa Poesia do Machado de Assis, sobre a amizade, ele é gênio mesmo.

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
Machado de Assis

Uma resposta to “Cajon de Sastre – Especial Dia do Amigo”

Deixe um comentário

