Appetizers – Cultura

26 jul

Lançado em fevereiro do ano passado, O Clube do Leitor CCBNB já existe há um ano e cinco meses. Promover o acesso gratuito à leitura é o principal objetivo do Clube do Leitor CCBNB, hoje (dia 26) acontecer uma edição e a próxima será no mês de agosto.  O evento acontece as terças-feiras, em dois horários (12 horas e 18 horas, com uma hora de duração), na biblioteca do Centro Cultural BNB-Fortaleza (3º andar),  Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108. Aberto ao público.

Já faz uns meses que estou frequentando esse evento cultural que acho bacana demais, que foi uma iniciativa louvavel da Prof. Solange Kate, o que deixa o grupo mais interessante é ter pessoas de várias idades, profissões diferentes, que também vão ali por motivos diversos, isso deixa a conversa sobre literatura rica, porque cada um deixa um pouco de seu conhecimento, há uma troca cultural.

Segundo a produtora e organizadora Solange Kate, o Clube do Leitor CCBNB é uma ação para os frequentadores, leitores e demais interessados da biblioteca Inspiração Nordestina se reunirem e fazerem o que gostam: ler e comentar sobre o que leem. “É a biblioteca como um clube: um lugar onde as pessoas se encontram para participar de um grupo e, principalmente, compartilhar novas leituras e conhecimentos. O lugar do exercício da palavra”, destaca a professora.

Solange Kate adianta que “neste imenso abrigo de palavras, estamos convivendo com as mais diversas expressões e estilos literários que habitam a biblioteca do CCBNB-Fortaleza: crônica, conto, novela, poesia, romance, literatura infantil, entre outros. Estamos trocando idéias e abrindo muitas portas, porque o encontro nos ensina a construir pontes para outros universos culturais”.

Linguagem compartilhada e mudança de atitude

A biblioteca é um grande suporte para uma relação mais próxima com a cultura escrita e o conhecimento. Em uma biblioteca, os leitores não são dirigidos por obrigações escolares e podem escolher o livro, o jornal, a revista que quiserem ler – o que possibilita um contato mais prazeroso com a leitura. Por isso, tem sido apontada por estudiosos como um meio indispensável na contribuição para uma mudança de atitude com relação à leitura.


A contribuição das bibliotecas pode e deve ser um trabalho em favor da comunidade na luta contra os processos de exclusão e marginalização de todos os que não têm acesso à leitura e também pode contribuir para verdadeiras recomposições de identidade. Frequentar uma biblioteca e ler contribuem para que nos tornemos mais completos.

Esse papel formal da biblioteca não se sobrepõe ao papel “informal”: um lugar onde se pode reunir, discutir, debater e principalmente ler com os outros; um lugar para encontrar amigos, participar de atividades leitoras e conhecer novas pessoas; um lugar da linguagem compartilhada. A leitura e a biblioteca são, desse modo, lugares onde as pessoas encontram ferramentas que as encorajam na afirmação de si mesmas e onde são capazes de conjugar universos culturais a que pertencem.

No Clube, são desenvolvidos estudos e leituras por gênero literário (crônica, conto, novela, poesia e romance) sem, contudo, esquecer a literatura infantil. Cada gênero é enfocado mensalmente, dedicando dois meses ao gênero ‘romance’ em face de sua extensão e complexidade, o que requer um tempo maior. A leitura como prática cultural é uma ação em si mesma, primordial para a elaboração e via de acesso gratuito ao exercício de um verdadeiro direito da cidadania.

Sabemos que há um grande deficiência da prática da leitura no Brasil, ainda não faz parte da cultura do nossos jovens ler também, apesar dos livros de literatura fantástica terem incentivado nossos jovens a ir a livrarias e bibliotecas, mas ainda falta muito e projetos como esse são necessários para que não só os jovens mas qualquer pessoa possa conhecer esse mundo maravilhoso da literatura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: