Cultura de Bolso

8 ago

A “World Wide Web”, ou simplesmente Web, comemorou dia 6/8  seus 20 anos de vida. Junto com nosso blog que completou 3 meses online. Mas voltando para Web, a data é comemorada a partir da publicação de Tim Berners-Lee do primeiro website que trazia detalhes sobre o projeto do hypertexto.  Trabalho que Tim Berners-Lee fez na década de 1980 no CERN, a Organização Européia para Pesquisa Nuclear. Ele estava procurando uma maneira para que os físicospudessem  compartilhar informações em todo o mundo, sem  que todos usassem os mesmos tipos dehardware e software. Isso culminou em seu artigo 1.989 que propõe “Um grande banco de dados com linksde hipertexto digitado.

A World Wide Web foi ao vivo para o mundo. Não houve alarde na imprensaglobal.  Na verdade,  a maioria das pessoas ao redor do mundo nem sequer sabe o que a Internet era. Mesmo se o fizessem, a revolução da Web inaugurou ainda, mas um brilho nos olhos de Tim Berners-Lee.  Em vez disso, o lançamento foi marcado por meio de um post curto de Berners-Lee, no grupoalt.hypertext, que é arquivado até hoje no Google Groups. O projeto começou com a filosofia de que a informação acadêmicadeve ser livremente e estar  disponível para todos.

Tem como objetivo permitir o compartilhamento de informações dentro das equipes internacionalmente dispersas  e a disseminação de informações por grupos de apoio.
A evolução da web: 
Você sabia que a  primeira imagem sófoi carregada na web em 1992?  Berners-Lee escolheu uma foto de um grupo de rock francês . Em 1993, foi anunciado pelo CERN que a World Wide Web estava livrepara que todos pudessem  usar e desenvolver conteúdos livre de taxas a pagar – um fator chave e que traria  muitas transformações para todo o mundo.
O crescimento do número de navegadores fáceis de usar  coincidiu com o crescimento da internet para uso comercial, trazendo para a Web um número crescente de pessoas externas à  comunidade científica . Isso  foi o início da Web que conhecemos hoje!!
Vale lembrar que embora Web e Internet estejam amplamente ligadas, ambas não se tratam da mesma coisa. Enquanto a Web é um meio de informação, que permite aos usuários ler e escrever em computadores conectados; a Internet existe desde meados da década de 1960. E serviços como a web e o e-mail operam através da internet.
A Web tornou-se uma parte de nossas vidas diárias – algo que acessamos em casa, em movimento, em nossos telefones e na TV. Ela mudou a forma como nos comunicamos e tem sido um fator-chave na maneira como a Internet transformou a economia mundial e as sociedades ao redor do mundo. Sir Tim Berners-Lee ganhou o título de Cavaleiro, mil vezes, e a decisão do CERN para que a Web seja completamente aberta, talvez tenha sido o seu maior presente para o mundo.
De qualquer forma, vale comemorar o nascimento do padrão WWW e que você pode conferir nessa reprodução da página criada por Berners-Lee há exatos 20 anos.
Feliz Vigésimo aniversário,World Wide Web!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: