Voxx Populi

9 ago

(N)ativos, vou indicar mais um bom roteiro de descanso e diversão em nossa cidade, bem ao meu estilo ( BBB ) Bom, Bonito e Barato: sejam bem vindos a Sabiaguaba.

É sim! Outra praia, se vocês gostam de serra eu prometo que assim que for a algum roteiro desses escrevo, ate lá curtam as praias que descrevo ou procure no Google outros roteiros ¬¬, no sábado passado sai com minha amiga Michele Militão e fomos ate a Avenida Monsenhor Tabosa, aquela que é “O Maior Shopping a Céu Aberto de Fortaleza” já falei dela aqui, lembram?

https://nativaperiodico.wordpress.com/2011/07/19/voxx-populi-6/

Pegamos ali um ônibus que chamam de jardineira, são aqueles ônibus vermelho e branco com poucos lugares e ar condicionado, que antes tinham uma passagem mais cara que o comum, mas para a nossa sorte, eles cobram hoje os mesmos 2,00 e com conforto superior aos de linhas comuns, o trajeto da jardineira já deixa você bem da vista, porque ele passa por vários quilômetros de mar da Praia de Iracema à Praia do Futuro, para irmos a Sabiaguaba descemos no final da linha. Quero aqui registrar que enquanto a vista passa pela praia se nota uma decadência na faixa que corresponde à Praia do Futuro, muitas barracas vazias, abandonadas, um misto de abandono e má conservação do local.

 

Pois bem, caminhamos um pouco ate uma das barracas no final da linha e lá vocês vão encontrar um simpático barquinho, que faz a travessia entre Praia do Futuro e Sabiaguaba, “um lugar de beleza incomum, onde rio, mangue, mar e dunas constroem o cenário com barracas rústicas, a 15 quilômetros do Centro de Fortaleza. O lugar é ideal para pescadores amadores, famílias e interessados em comer ostras que chegam do Delta do Parnaíba semanalmente às barracas”.  A travessia custa 3,00 (1,50 para ir e obviamente o mesmo para voltar).

São três minutos de contemplação daquele lugar, que ao mesmo tempo é diferente e com uma beleza singular.

Ao chegar a uma das barracas do outro lado você tem o a mistura de rio e mar a sua frente, perfeito para relaxar, a natureza está a sua volta e muitos caranguejos à brincar nas águas que são seu lar, caranguejos estes que constantemente são incomodados por humanos ridículos que brincam com eles como se eles não tivessem vida, jogando areia, batendo com gravetos de pau e etc.

Adultos aparentemente pensantes, incentivam as crianças a fazerem uma pratica absurda, machucar com a natureza sem motivos. ¬¬.

 

Há ainda uma faixa de mar com paredes de corais que transformam a paisagem em espetáculo e possibilitam a pesca de amadores e profissionais naquele local, que conta com um museu sobre o ecossistema ali presente, mantido pelo ecologista Rusty Sá, que oferece passeios de caiaque com aulas inclusas a 5,00 reais, sem dúvida um local de diversão para todos os públicos, menos aos imbecis que não gostam de dividir espaço com a natureza. ¬¬

Para quem não mora próximo ao centro ou locais onde o ônibus diferenciado passa, no Terminal da Messejana há uma opção do ônibus Abreulândia/Sabiaguaba que lhe deixa próximo a ponte do local, em Sabiaguaba ou ainda você pode ir ao Terminal do Papicu (sem comentários sobre esse nome ¬¬) e pegar o Caça e Pesca/Papicu que lhe deixa no mesmo ponto final da Jardineira.

 

Ei! Espera minhas dicas ainda não acabaram, como lá em Sabiaguaba as coisas estavam a “preço de praia” nos só gastamos 7,00 com dois cocos e uma porção de ovo de codorna, saímos as 16:40 pegamos a jardineira sentindo Praia de Iracema e fomos ver o por do sol na Praia do Mucuripe, amigos que lêem meus escritos e os amantes dos espetáculos naturais, eu sem duvida aconselho e indico assisti ao Pôr do Sol do mês de agosto, as nuvens são inexistentes e o Sol brilha majestoso produzindo uma das imagens mais lindas que já presenciei.

 

Mas nem tudo é maravilha esta vendo a foto acima? É a mesma foto, do mesmo local capaz de produzir um cartão postal ao vivo, mas ai meus caros leitores, sabem aquele papel de bala que jogamos sem pensar no chão? Ou aquela lata de refrigerante vazia que para não andarmos com ela, jogamos no chão? E ainda saímos com uma pérola como: Poxa, mas você não acha um lixeiro aqui né? Pois é, negue se puder, mas uma coisa é certa, são as pequenas e na maioria das vezes impensadas atitudes como esta que produzem cenário como o fotografado, se junta a isso uma gestão que gasta milhões em um novo equipamento turístico (sim estou falando do Jardim Japonês) sem com tudo cuidar dos antigos, está feita a desgraça.

Espera! Estão com pressa hoje? Só mais um pouquinho que essa dica, dou a família toda, domingo no CCDM (Centro Cultural Dragão do Mar) todas as exposições são gratuitas e há um espaço dedicado para ensinar antigas brincadeiras com as crianças como o bom Chinelão da foto acima, pintura com musicas infantis, mas deixa eu dar um toque para você pai ou mãe que vai levar seu filho, BRINQUE com ele, o espaço servirá para ajudar na convivência e são coisas que ficaram na memoria de seus filhos e nas suas.

A exposição permanente Vaqueiros é muito bonita para se conhecer a historia desse povo guerreiro.

Saldo do fim de semana? Muitas risadas e pouco dinheiro gasto, gosto disso, ô se gosto.

#Fica a dica mais sobre Sabiagaba:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=452221

Raquel Dias¬¬ – informada, feliz e só não terminei com dinheiro na carteira porque minha amiga me levou na feira da beira mar, ai né nega?!, com dinheiro no bolso e coisinhas brilhantes quem resiste?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: