Cajon de Sastre – Especial Signo de Câncer

11 ago

Quarto signo astrológico do zodíaco, situado entre Gêmeos e Leão e associado à constelação de Cancer. Seu símbolo é um caranguejo. Forma com Escorpião e Peixes a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Libra e Capricórnio.

Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os cancerianos são as pessoas nascidas entre 21 de Junho e 21 de Julho.

Palavras chaves que definem o Canceriano:
Simpático, Sensível, Artístico , Tímido, Impaciente , Indolente.

Em Cancer temos o passado familiar, a emotividade e a sensibilidade.
É a infância como símbolo completo do arquétipo família.

Câncer é aquela pessoa que sempre o receberá com um bolo de chocolate na mesa.

Todo canceriano guarda em si seu pedacinho de criança.
Fácilmente , ainda adulto, continuará apreciando desenhos animados, ou alguma outra atividade associada às lembranças da infancia.
Buscam calor emocional, e solidez afetiva.

Sua personalidade é bem caracterizada pela imagem do carangueijo: é uma criatura envolta em sólida carapaça protegendo uma essência suave e vulnerável.
Qualquer ameaça do mundo externo, o faz rápidamente submergir para dentro do conforto e segurança da casca.
E, se puder, por cautela, vai preferir caminhar de lado, na esperança de evitar confrontos diretos ou perigos.

São muito românticos, de rica imaginação, sonhadores e protetores. Gostariam que a vida fosse como um conto de fadas.

E já que falamos em passado, Cancer têm normalmente ótima memória.
Por vêzes, uma memória boa até demais.
Tendem à nostalgia, suspirando pelos tempos felizes que passaram.
Acabam esquecendo de saborear o momento presente. Sabem ser contemplativos.

Seu signo simboliza também a fertilidade .
São pessoas receptivas e calorosas. Sempre querendo ajudar e ver as pessoas felizes.
Enfim – é o próprio “coração de mãe”.

E, como toda “anima mundi” tornam-se tigres ferozes quando se trata de proteger aquilo que consideram sua toca ou sua tribo.
Regida pela Lua, Câncer tem muitas alternancia de humores e, por vezes, nem sabem por que.
Riem com alegria juvenil e no instante seguinte, derretem-se em lágrimas de crocodilo.

Elementos:
Seu Signo é do Elemento Água: este é o Elemento da emotividade e sentimento. Ele amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento á comunicação do Ar. Utilizado de forma controla dá sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentalismo exagerado, pieguice, histeria emocinal, descontrole e confusão.

Quando o Sol está num signo do elemento água a expressão da identidade é naturalmente reservada, sentimental e empática.

Mitos de Câncer

Para combater Hércules em seu oitavo trabalho, o Grande Caranguejo foi enviado para auxiliar a Hidra de Lerna nesta tarefa. Agarrou-se aos tornozelos de Hércules que quase sucumbiu não fora sua vontade de sobreviver. Após tamanho esforço, Hércules destruiu o caranguejo bem como a Hidra.

Este crustáceo foi, então, eternizado na constelação de Câncer.

Outro mitos importantes são o de Eurínome e Ofião, Gaia – a Grande Mãe Terra, Artemis e Aquiles.

As passagens acima apresentadas tem muito das características das pessoas nascidas entre “21 de junho” e “21 de julho”, ascendente em Câncer e que tem a Lua como planeta importante no Mapa Natal.

Características de Câncer:

Sensível, introspectivo, complexo, sentimental, maternal, sensitivo, retraído, dificuldade de se libertar da figura materna, estabilidade adquirida pelos sentimentos, enfrentam indiretamente o inimigo, cíclicos, gostam de coisas antigas, recordações, antiguidades, procriação, intuição, libertação através da carreira, imaginação, gostam de colecionar bichos de pelúcia, tem contato com sua criança interior, quando feridos podem se autosabotar, as vezes inseguros diante de suas reais possibilidades, perseverança, gostam de crianças, costumam ter boa memória, gostam de plantas e animais e o contato com a floresta refaz suas energias, muito ligados a família, às raízes, aos ancestrais, o sexo pode ter um caráter lúdico que propriamente físico, procuram no companheiro camaradagem, a grande Mãe.

Símbolo: Caranguejo


Cancer sabe se mostrar um amigo prático e sempre disposto a prestar serviço, a acolher em sua casa, em ajudar.

Suas opções relacionadas com o social, são muito mais qualitativas, visando solidez de relacionamento e a troca de afetos.
Têm facilidade em atrair as pessoas, em serem queridos.

Seguramente, o canceriano prefere reunir-se com poucos amigos em ambiente de intimidade e aconchego.

Não lidam bem em amplos aglomerados sociais, ficam confusos em ambientes de multidão.
Neste caso, frequentemente ficarão em algum canto tranquilo, escondidinho na casca, só com olhão de fora procurando identificar alguém íntimo para compartilhar das histórias.

Dotados de boa intuição sabem identificar rápidamente as necessidades das pessoas.
Gostam de se rodear de amizades fieís e, frequentemente atraem à sua volta pessoas criativas ou de qualidades artísticas.

No amor almejam o duradouro.

Em suas relações sentimentais buscam por tranquilidade e harmonia.
Seus afetos são sólidos e fiéis.
Revelam-se como grandes companheiros de estrada, compreensivos, sempre presentes e confiantes.

Sua sensualidade é um borbulhar de emoções submersas.
Uma vez adquirida a confiança na pessoa, surpreendem na intensidade dos seus desejos.

Porém anseiam por exclusividade amorosa onde revelam então de muita tenacidade.

A Mulher de Câncer

A mulher de Câncer, com seu arquétipo de Grande Mãe, não é necessariamente aquela figura materna doméstica tão familiar nas historinhas infantis. Ela pode ser uma mãe possessiva, manipuladora, ambiciosa e até autoritária. Ela protege a quem ama, mas os mantém também ‘num doce cárcere’, sob seus cuidados. Ai para quem desejar fugir! O homem sob seus cuidados será tratado como uma eterna criança, numa relação um tanto incestuosa e até castradora. Como ela tem necessidade de criar, terá necessidade de constituir família e de ter filhos. Com o tempo, seria bom se ela conseguisse expandir a sua criatividade e sensibilidade além das quatro paredes de um lar. Ela será menos possessiva, tornando-se mais sábia e conselheira.

A mulher de Câncer é sensível e amável, mas tampouco gosta de falar de seus sentimentos, fechando-se como uma ostra para não ser atingida em seu lado mais frágil. Pode mudar facilmente de humor, e se magoar facilmente quando não se sentir devidamente amada e protegida. Ela mostra facilmente as garras ao mundo ameaçador, somente para proteger o seu casulo familiar e pode ser bastante agressiva e crítica.

O Homem de Câncer

No homem de Câncer também está presente esta raiz familiar, mesmo se muitas vezes ele a nega, especialmente se ele deseja esquecer algo que aconteceu em sua infância. Ele é muitas vezes um andarilho, fugindo do passado, da infância, da mãe. Mas a sua sensibilidade, o desejo de proteção e conforto o trarão de volta aos laços familiares. Ele pode ser muito complexo e difícil de compreender, já que dificilmente expõe abertamente seus sentimentos. Mas é sensível, criativo, romântico e protetor, mesmo se a instabilidade de seus humores pode causar alguns problemas para a sua parceira. No seu lado pior, ele pode ser altamente crítico, até maldoso.

Uma típica frase do pai canceriano será “Por que você não é como fulano que respeita tanto a família?” Ou então “Eu na sua idade….”. Bem, este tipo de crítica é o lado ‘sombra’ do signo de Câncer, que pode ser frio e cruel, como as profundezas do próprio oceano. A sua crueldade pode ser devida a um ato premeditado, de vingança, quando a pessoa amada foge de suas garras protetoras. Sim, porque ele também é bastante possessivo, como outro signo de Água, Escorpião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: