Cultura de Bolso

15 ago

Forte Nossa Senhora da Assunção

Dia 15 de agosto é feriado municipal em Fortaleza

No feriado municipal de 15 de agosto comemora-se a festa da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção. Um pouquinho de história, em 1649, uma nova expedição holandesa no Ceará, expedição antes negociada com os indígenas, construiu, às margens do Riacho Pajeú, o Forte Schoonenborch. Começava, nesse momento, a história de Fortaleza, sendo responsável por seu início o comandante holandês Matias Beck. Em 1654, com a retirada dos holandeses, o forte foi rebatizado de Forte de Nossa Senhora de Assunção. Com o aumento das navegações diretas com a Europa foi criada em 1812 a Alfândega de Fortaleza. Ainda em 1812, Antônio José da Silva Paulet construiu a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, no local do restante do Forte de Nossa Senhora da Assunção. O importante é sabemos que nossa cidade cresceu ao redor desse Forte e que sua origem é no Centro da cidade, próximo ao litoral. Seria mesmo interessante, os governantes pensarem em revitalizar tanto o Centro como a Praia de Iracema, já que além de bairros são também parte do patrimônio histórico de Fortaleza.

Nossa Senhora da Assunção

Sobre a santa, Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Maria, mãe de Jesus em alusão a sua assunção aos céus. A festa da Assunção de Maria é comemorada dia 15 de agosto. Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.

Paroquias Nossa Senhora da Assunção em Fortaleza:

Paróquia de Nossa Senhora da Assunção

Av. Mozart Pinheiro Lucena, 790 – Conjunto Polar, Fortaleza -85 3485-1133

Vila Velha, Fortaleza 

Paróquia de Nossa Senhora da Assunção

Av. I, 960 – Conjunto Beira Rio, Fortaleza – 85 3228-5831

Festa da Assunção da Santíssima Virgem Maria

15 de Agosto de 2011 às 9h30min

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA DO TAUAPE

Rua Capitão Gustavo, 3940
Fortaleza – CE – Brasil

A diversidade nas religiões é um detalhe forte quando se fala de Brasil. No dia 15 de agosto, enquanto católicos rezam para Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, umbandistas, seguidores do Candomblé e apaixonados pelas raízes africanas lançam homenagens a Iemanjá. Em Fortaleza, o ponto central das comemorações é a Praia do Futuro. Este ano, é a 43a festa a Iemanjá realizada na Capital. Para garantir a segurança dos participantes das homenagens, 92 policiais militares foram deslocados para a Praia do Futuro .

Hoje, dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, comércio e bancos ficam fechados. Quem não viajou para aproveitar o feriadão tem como opção de lazer, alternativas disponibilizadas pelos shoppings, nos cinemas, recreação e praças de alimentação.

Anúncios

Uma resposta to “Cultura de Bolso”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: