Appetizers – Cultura

17 ago

A partir de amanhã, começa a 9ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O evento estreia com o espetáculo “O Advogado de Deus”, inspirado na obra da escritora espiritualista Zíbia Gasparetto

Um dos mais emblemáticos romances da escritora espiritualista Zíbia Gasparetto serviu de inspiração para o espetáculo, homônimo a obra, “O Advogado de Deus”, da produtora paulista Rama Kriya. A peça, que estreia, amanhã, às 19 horas, no Theatro José de Alencar (TJA), abrirá a programação da nona edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, em Fortaleza.

A história se passa nos anos de 1932 e 1951, no Rio de Janeiro, em uma época de boas músicas, romantismo e idealismos e conta a história de Alberto, um jovem em luta para reaver a herança e a verdadeira identidade, que lhe foram usurpadas por seu primo José Luís Camargo. Daniel Rezende é o jovem advogado idealista que aceita defender sua causa em juízo.

O que se percebe no desenrolar da história é que existem laços espirituais de outra vida (século XVX) unindo Alberto, Daniel e a bela Lídia, que faz pulsar mais forte o coração dos dois jovens rapazes.

O enredo

O enredo traz temas de candente atualidade, como o conflito entre pais e filhos, o confronto de valores entre gerações, a ética na política e nos relacionamentos pessoais e profissionais, a justiça e o imenso valor de um advogado corajoso e ético, que defende um injustiçado em luta para restabelecer a justiça, reavendo o que é seu por direito. Ao mesmo tempo, revela alguns mecanismos das relações espirituais, que frequentemente se originaram num passado remoto e têm prosseguimento na presente encarnação.

De acordo com a atriz Lucienne Cunha, esta é a segunda vez que a companhia se apresenta no evento com uma obra de Zíbia Gasparetto. “A primeira vez foi com o espetáculo ´O Amor Venceu´. Agora, com ´O Advogado de Deus´, trazemos outras questões para a discussão. Esta peça está em cartaz há um ano aqui em São Paulo, temos tido um retorno muito bom do público”, contou a atriz ao Caderno 3.

O evento

Iniciada em 2003, a Mostra chega à sua nona edição com bom retorno de público e consolidada no calendário cultural da Cidade. O evento acontece de amanhã até o dia 21 de agosto, no Theatro José de Alencar, e de 26 a 28, no Teatro Via Sul. Além disso terá duas passagens por instituições penais: uma no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e outra no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II).

A mostra também acontece em espaços alternativos, como terminais de ônibus da Capital (Siqueira, Parangaba, lagoa e Messejana). Ao todo, são sete espetáculos de companhias oriundas de cinco Estados. São eles: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

Outras ações

As atividades paralelas incluem ainda workshops em alguns pontos da cidade. No dia 24, às 19h30, será na Livraria Cultura, sobre Sathya Sai Baba, um educador indiano que faleceu no começo deste ano e está sendo homenageado na Mostra. No dia 26, às 14 horas, acontece uma oficina de bonecos, no Lar de Clara, em Caucaia, para 200 crianças. No mesmo dia e horário, também acontece uma palestra no TJA com Reginauro Sousa, que, além de curador do evento, é diretor e ator. Ele falará sobre teatro transcendental e sua influência na vida do artista.

Na abertura do evento, amanhã, será entregue a Comenda Madre Teresa para a Irmã Conceição (Casa do Menino Jesus). Na ocasião, haverá ainda a apresentação de um ballet com cadeirantes, com o Grupo Fortango. A Mostra se dedica ainda a duas causas importantes: a doação de sangue e de órgãos, por meio de ações nos dois teatros onde serão realizados os espetáculos.

Além de Fortaleza, a programação da mostra estende-se ainda para outros 10 municípios, com a mostra itinerante. Guaiúba, Quixadá, Redenção, Guaramiranga, Itaitinga, Maracanaú, Horizonte, Caucaia, Eusébio e Pentecoste receberão cinco dos sete espetáculos da programação – inclusive um dos destaques, “Judas”, da Cooperativa de Atores de Alegrete (RS). Neste ano, a Mostra recebeu mais de 30 propostas de espetáculos de todo o País. “Abrimos um edital de convocação e o divulgamos por meio do nosso site e das redes sociais. A primeira avaliação é em relação à temática da peça, que precisa estar em consonância com ao proposta do evento, ou seja, versar sobre espiritualidade, fé, esperança, e não necessariamente espiritismo. No segundo momento é avaliada a qualidade da produção, os aspectos técnicos”, declarou Reginauro.

FIQUE POR DENTRO


Zíbia Gasparetto

Prestes a completar 84 anos, Zíbia Gasparetto é um fenômeno editorial. Em 1982, publicou seu primeiro romance “O Amor Venceu”, data de 1956, que se tornou um sucesso literário. Desde, então, é normal ela publicar três livros simultaneamente, lançando pelo menos um deles anualmente. Na pesquisa Retratos da Leitura, realizada em 2008 pelo Instituto Pró-livro e IBOPE, Zibia aparece entre os autores brasileiros mais admirados de todos os tempos. Os números são impressionantes para a realidade do mercado brasileiro: 10 milhões de livros vendidos, mais de 30 títulos, entre romances, narrativas psicografadas e obras de sua própria concepção. São cerca de 50 milhões de leitores. Suas obras também já foram publicadas em Portugal, Colômbia, Espanha, Japão (em breve deverão chegar aos leitores da Itália, França, Alemanha e Rússia) e adaptadas para teatro. A autora ainda dedica tempo para escrever para revistas e sites, atingindo semanalmente mais de 250 mil leitores com mensagens esclarecedoras e positivas.

MAIS INFORMAÇÕES
Espetáculo “O Advogado de Deus”, da produtora paulista Rama Kriya, no Theatro José de Alencar, amanhã, às 19 horas. Censura: 10 anos. Contatos: (85) 3260. 5140.

Programação através do site: www.teatrotranscendental.com/

Programação:

Teatro José de Alencar

http://www.teatrotranscendental.com/programacao/teatro-jose-de-alencar.html

Teatro Via Sul

http://www.teatrotranscendental.com/programacao/teatro-via-sul.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: