Appetizers – Cultura

20 ago

Casa José de Alencar

Cultura e Boa Comida

Passando pela movimentada Avenida Washington Soares, avistamos um espaço verde que respira tranquilidade e cultura: estamos falando da Casa de José de Alencar.

A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, Fortaleza-CE e foi adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense José de Alencar, personagem principal da nossa história. Por nove anos, este espaço foi o lar do escritor, autor dos mais renomados títulos da Literatura Nacional, com destaque para as obras “Iracema” e “O Guarani”, que foram fortemente influenciadas pelas belezas naturais do estado do Ceará.

Em 1965, durante a gestão do reitor Antonio Martins Filho, a Universidade Federal do Ceará adquire o sítio e o mantém até hoje. Passeando pelos espaços, o visitante pode aprender sobre a obra do escritor, ver a história do livro Iracema contada por imagens e saber mais sobre escravidão e cultos afro-brasileiros. A visitação é gratuita.

Programação fixa:

Nas noites de quinta-feira: Lançamento de livros.

Às sextas-feiras: A programação é elaborada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Aos sábados: “Chorinho na Casa do Zé” um projeto patrocinado pelo BNB e apoiado pela UFC, CJA e FCPC que visa, através da realização de apresentações musicais semanais, contando sempre com a presença dos melhores grupos de chorinho, a divulgação de nossa cultura material e imaterial, representados pelo patrimônio histórico da Casa de José de Alencar e pela expressão musical autenticamente brasileira do Chorinho.

As atividades propostas neste projeto são desenvolvidas nos dias de sábado, no horário de 13h às 15h. No espaço multicultural do restaurante da Casa de José de Alencar.

Aos domingos: Dia de feijoada e forró pé de serra.


Mais atrativos: 

O Restaurante da Casa de José de Alencar: temático, totalmente dedicado à culinária cearense, oferecendo self-service no horário do almoço.

Arte, história, cultura, gastronomia regional… Tudo isso pode ser encontrado num só lugar: o complexo cultural Casa de José de Alencar

Em meio ao corre-corre diário, a hora do almoço pode ser um dos poucos momentos em que se pode parar e descansar a mente também. Então, vale conferir o restaurante da Casa de José de Alencar, que está em funcionamento desde março.

Dentro do complexo, que abriga museus, escola de música e uma ampla área verde, o restaurante segue a proposta de oferecer uma comida tipicamente cearense.

Clique para Ampliar

A casa de José de Alencar abriga um restaurante de comida regional. Entre os destaques, carne de sol, paçoca e baião de dois

Em sistema self-service (R$ 18,90 por kg), os visitantes podem se deliciar com uma carne de sol macia, paçoca – que chega até derreter na boca – e um baião de dois suculento com bastante queijo. ´É o nosso carro-chefe. Tem que ter todo dia, se não os clientes reclamam´, comenta a chef Roberta Ramos. Além disso, galinha caipira, mariscos e uma variedade de saladas estão no menu diário. Os pratos mais ´pesados´, como sarapatel, panelada e feijoada são especialidades oferecidas sempre aos sábados e domingos.

Outro destaque são as saborosas sobremesas. Além de mousses – maracujá, limão -, sorvetes e brigadeiros, o restaurante oferece uma rapadura com amendoim, que vale a pena provar, mesmo depois de ter comido além da conta!

Música

Aliás, todos os sábados e domingos, o restaurante conta com uma variada programação musical. Aos sábados, acontece o projeto ´Chorinho na casa do Zé´, a partir das 12h. ´Nós vamos trazer alguns grupos locais para tocar esse ritmo que combina bem com o nosso ambiente´, comenta João Arruda.

Aos domingos, os estilos musicais variam entre a MPB e o forró pé de serra, sempre a partir das 12h e couvert – tanto no sábado quanto no domingo. O melhor? É gratuito.

O complexo

Numa área de sete hectares, a Casa de José de Alencar conta com a casa, onde o escritor cearense nasceu, ruínas de um engenho, Museu Antropológico Artur Ramos, Museu de Renda Luiza Ramos – que conta com mais de quatro mil peças de diversos países -, Biblioteca Braga Montenegro – que está se especializando em obras de José de Alencar-, entre outras atrações.

Horário de funcionamento:

Segunda à Quarta – 8h às 17h

Quinta e Sexta – 8h às 22h

Sábado e Domingo: 8h às 15h

Telefone: (3276.6978)

Mais Informações: http://www.cja.ufc.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: