Voxx Populi

23 ago

Terminal do Papicu

Meu horário de saída do trabalho é até ás 19:00 horas e eu agradeço por isso, sabe por quê? Porque quem vive em Fortaleza sabe que a certos horários que ter que passar por um terminal de ônibus seja ele qual for, é um verdadeiro desafio a qualquer bom humor, mas vamos contar essa história de terminal de ônibus desde o começo e para iniciar vamos aos números.

O transporte realizado por ônibus foi reformulado na década de 90, tendo iniciado as operações em 1992, o Sistema Integrado de Transportes (SIT-FOR). O sistema de transportes coletivo de Fortaleza é regulamentado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S.A (ETUFOR), órgão da prefeitura.

São 11.339 ruas e avenidas, Fortaleza possui sete terminais integrados (Antônio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Siqueira, Messejana e Conjunto Ceará) e dois terminais abertos (Praça Coração de Jesus e Praça da Estação). Cerca de 850 mil passageiros por dia utilizam os terminais fechados, através de 218 linhas de ônibus regulares (157 ligadas aos terminais integrados e 61 não integradas). São 25 empresas operantes com uma frota de 1.776 ônibus.  A rede de linhas do SIT-FOR é baseada em dois tipos de linhas: as que fazem a integração bairro-terminal e as que integram o terminal ao centro da cidade ou ainda a outro terminal. Em fevereiro deste ano, foram 986.165 idas e vindas diárias envolvendo os centros de transporte coletivo.

Praça da Estação

Praça Coração de Jesus

Ok ,agora que você já conhece os números e principalmente o responsável pelos terminais vamos aos motivos de a grande maioria da população detestar esses terminais maravilhosos e seus serviços:

1. O trânsito ¬¬, não há como não falar dos terminais sem citar o trânsito caótico que temos em nossa cidade, ruas pequenas, sem corredores, buracos que deixam você sacolejando como saco de batata, isso claro se você der a sorte de andar a mais de 10 km por hora em horário de pico, ou se você pegar um motorista atrasado que deixa você com a sensação de estar dentro do filme velozes e furiosos 1 ou 1000 tanto faz.¬¬

2. As longasssss e intermináveis filas: a impressão que eu tenho é de estar em um daqueles filmes de guerra ou sobre fim do mundo onde todos absolutamente, todos tentam fugir, em horário de pico (das 6:00 as 8:30,de 5:40 a 20:00 e finalmente de 22:00 as 00:00) os terminais explodem de pessoas e pessoas geram problemas.

3. A má educação: façam as contas se em um ônibus tem 48 lugares sentados e deve caber em torno de 30 pessoas em pé, o que acontece quando têm cento e bili quize milhões de pessoas ¬¬ todas acreditando que o ônibus ali parado é o ultimo do planeta? E o vêem abrir as portas? Imaginou um estouro de boiada? Pois é mais ou menos isso que ocorre mesmo, empurrões, xingamentos, os espertalhões que furam fila como se fossem seres de suprema inteligência, pequenas agressões, tudo pelo desespero de entrar no ultimo ônibus da terra, já que o próximo deve vim só há longos quinze minutos ou 40 dependendo de… Está ai, não sei como eles fazem os horários, mas alguém devia dizer pra eles que não esta dando certo. ¬¬

4. A falta de informação precisa: imagine a cena, você não mora em fortaleza e precisa pegar um ônibus para o centro da cidade as placas que não dizem o itinerário dizem Parangaba/Papicu. ¬¬ Algum sentido nisso? Sério, Fortaleza é uma cidade turística e mesmo se não fosse (todos que usam terminais já precisaram perguntar ao menos uma vez na vida que ônibus passava em tal endereço) as informações que são fornecidas pelas placas não são suficientes, dizem os nomes, mas não os horários, você nunca sabe num fim de noite se o ônibus que você quer ainda passa ou não, ou quando vem o próximo, e o que são aquelas benditas placas eletrônicas que diz EM TESTE? Devem ter pelo menos mais de dois anos que estão fazendo esse teste, é para entrar na NASA?¬¬ Quem pega a linha Campus do Pici/UNIFOR que alias não passa por nenhum terminal conta com um sistema de GPS-sender interligados a monitores nos pontos de ônibus com maior demanda dos usuários, sabendo o horário que o ônibus passará. Esse sistema já está em funcionamento há alguns anos na linha, que possui monitor de LCD informando em qual parada o usuário está passando bem como as próximas pelas quais o ônibus irá passar. Alguém pode, por favor, investir para que isso chegue aos outros ônibus?

5. Os banheiros: Olha só não bastasse tudo que já passamos os terminais ainda tem banheiros sujos, mal conservados, daqueles que você faz xixi bem longe do sanitário com medo de pegar doenças isso quando não estão com defeitos ou fechados, quer um exemplo? Tenta usar o banheiro no terminal de Messejana ás 18:30 da noite e depois me conta¬¬

Isto meus caros é uma realidade que se arrasta há anos, agora se os terminais foram criados há quase 20 anos e muito pouco foi reformulado e repensando   em uma cidade que cresce como a nossa como não podia dar errado? Ai acontece o fenômeno do qual faço parte os “fujões”, pessoas que fazem de tudo para não passar pelos terminais. E o que diz o diretor da ETUFOR sobre o caso?

“É opção do usuário. O Sistema (Integrado de Transporte) oferece opção mais em conta, quem paga a segunda passagem paga pelo conforto”, contesta diretor-presidente da Etufor, Ademar Gondim.

Quero dizer a este senhor que seria mais confortável eu deixar de pagar o salario dele para comprar um carro, isso sim seria conforto, mas essa opção eu não tenho. ¬¬

Sugestão de Solução?

É necessário um acompanhamento dinâmico da ocupação dos ônibus, tamanho das filas, tempo médio de espera, dentre outras métricas de eficiência, tudo isso subsidiando uma gestão ativa da frota circulante.

O sistema deve ser capaz de adaptar-se rapidamente às mudanças da demanda para atingir os níveis de serviço estabelecidos como meta.

A Etufor precisa estar sempre buscando a melhoria contínua do serviço prestado à população e não dizer que o fato de boa parte dos usuários do Sistema Integrado de ônibus FUGIR dos terminais é uma OPÇÂO. ¬¬

Raquel Dias¬¬ Usuária do SIT-For insatisfeita com o que oferecem e sem uma OPÇÂO que seja relativamente justa com uma trabalhadora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: