Appetizers – Cultura

24 ago

Filmes que conscientizam sobre os riscos da energia nuclear são exibidos em festival em Fortaleza

Conscientizar as pessoas sobre os riscos possíveis do processo que envolve a produção de energia nuclear. É este o objetivo do Festival Urânio em Movi(e)mento, mostra de cinema itinerante que acontece em Fortaleza, de 25 a 27 de agosto, na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall.

Ao total seis filmes, dos 35 que integram o festival na íntegra, serão exibidos. Entre eles Césio 137. O brilho da morte, de Luiz Eduardo Jorge, e Urânio 238: a bomba suja do Pentágono, de Pablo Ortega.

“O festival surgiu pela necessidade de termos no Brasil uma ideia maior sobre o uso, transporte e acomodação do urânio, ampliando nossa consciência ecológica e coletiva. Para isso criamos um circuito de produção audiovisual sobre a temática, recebemos 135 filmes de cerca de 20 países e selecionamos 35 ao total”, explica Haroldo Mota, coprodutor do festival e responsável pela mostra itinerante no Nordeste.

Antes de Fortaleza, o Festival Urânio em Movi(e)mento já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, João Pessoa, Natal e seguirá no mês de setembro para Salvador. “É fundamental trazermos estes filmes para o Nordeste, já que o governo deseja implantar usinas termonucleares ao longo do Rio São Francisco”, salienta Mota.

Confira a programação:

Quinta-feira, 25 de agosto, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Césio 137.O brilho da morte. Direção: Luiz Eduardo Jorge
Pedra podre. Direção Eve Lise Silva, Ligia Girão, Stela Grisotti e Walter Behr.

Sexta-feira, 26 de agosto, das 18h às 20h

Césio 137. O pesadelo de Goiânia. Direção Roberto Pires
Urânio 238: a bomba suja do Pentágono. Direção Pablo Ortega

Sábado, 27 de agosto, das 18h às 20h

O Retorno do Menino Navarro. Direção Jeff Spitz
Ao Infinito. Direção Michael Madsen
Bate-papo com: Haroldo Mota, Damasio e Norbert Suchanek

Anúncios

Uma resposta to “Appetizers – Cultura”

  1. uraniumfilmfestival 26/08/2011 às 17:46 #

    Uranium Film Festival com Filmes sobre Energia Nuclear e Urânio chega em setembro à Salvador (20 a 30 de setembro).
    Convidados, pela coordenação do festival carioca, a produzir uma mostra itinerante na Bahia, o Programa MEMÓRIA ROBERTO PIRES reuniu uma rede de parceiros para tornar isso possível. A Cambuí Produções, junto com a Iglu Filmes, Fórum Pró-Cidadania e Instituto de Permacultura da Bahia resolveram topar o desafio e realizar o projeto 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES SOBRE ENERGIA NUCLEAR – MOSTRA BAHIA.

    A MOSTRA URANIUM FILM FESTIVAL BAHIA acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro de 2011, em diferentes salas de exibição de Salvador. A programação terá curtas e longas-metragens, do Brasil e exterior e consiste em sessões para diferentes tipos de públicos, sempre com o objetivo de promover o debate sobre às questões ligadas a energia nuclear.

    Além das sessões de filmes e debates, o projeto também prevê a realização de uma EXPOSIÇÃO com fotos, matérias de jornal, trechos de roteiro e estudos produzidos pelo cineasta Roberto Pires sobre o tema: ENERGIA NUCLEAR. A EXPOSIÇÃO MÃOS DE CÉSIO, lançada durante do Festival no Rio de Janeiro, também está prevista na programação da Mostra.
    Veja trailer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: