O Que é Que Tem de Bom?

28 ago

O destino é Fortim. A pequena cidade, localizada no litoral Leste cearense, lembra um recanto quase intocado, convidativo ao relaxamento e ao lazer nas águas doces ou salgadas e em terra firme. A quietude é o diferencial. A emoção está em harmonizar-se com a natureza ao redor.

O farol na principal entrada da cidade indica ao visitante a vocação de Fortim e a direção das águas no destino. O turista escolhe entre desfrutar do Jaguaribe ou curtir os verdes mares que banham a cidade. De todo jeito se encantará com a paisagem. Os sons da natureza ecoam ao vento, que não para de soprar e refresca o ambiente sempre ensolarado.

Antes de entregar-se às águas de Fortim, reserve um tempo para conhecer aIgreja de Nossa Senhora do Amparo e sua história curiosa. O templo católico foi erguido de frente para o Jaguaribe, pois na época da construção a vila se estendia na beira do rio. A cidade cresceu e o povo começou a erguer suas casas atrás da igreja.

Mas, os devotos da santa não gostaram do espaço ocupado pelas novas residências. Eles temiam algum tipo de castigo. A solução para o lugarejo não perder as bênçãos da padroeira foi abrir portas no fundo do templo e construir uma pracinha. Desde então, é por lá que os fieis entram para assistir às celebrações, ou seja, usam as portas instaladas atrás do altar.

O Rio Jaguaribe espera e acolhe o visitante. É o maior rio do Ceará, num percurso de 600 quilômetros até desaguar no mar, à vista de quem reside ou visita Fortim. Na foz predomina a vegetação de manguezal. Ali, peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para a sua reprodução.

A paisagem de cartão-postal é apreciada pelos visitantes em passeios de barco, com direito a paradas para banho. O roteiro inclui a Pedra do Chapéu, o Canal do Amor, o encontro do rio com o mar e o ninhal de garças, dentre outras atrações naturais, cujo registro fotográfico é quase obrigatório. O contato com animais silvestres completa o passeio. Há quem aproveite o manancial para a prática de esportes náuticos, além da pesca esportiva ou apenas para relaxar.

O passeio no Fortim avança para a orla onde o território é tomado por belas praias. Canto da Barra oferece o encontro do Jaguaribe com o mar. As águas cristalinas e sem ondas convidam ao banho e se aliam ao vento constante para proporcionar as melhores condições para prática de esportes náuticos, como kitesurf, windsurf, canoagem e outros.

A praia das Agulhas é o recanto dos apaixonados. É lá onde se encontra o “Suspiro da Baleia”, efeito natural gerado pela erosão nas rochas perfuradas pela força das águas. A Praia do Forte é uma extensão do Pontal do Maceió.

Lá estão o Farol da Barra e cavernas criadas pela ação da água do mar na parte inferior das rochas à beira-mar. Da Praia do Forte se tem visão privilegiada de toda a orla de Fortim.

O município tem também a tranquila Pedrinhas, mas Pontal de Maceió é a principal praia de Fortim, uma autêntica vila de pescadores que, dizem os nativos, esconde mistérios. O mar é calmo e nas areias descansam dezenas de jangadas. Dunas e falésias complementam o visual de calmaria. O receptivo é feito por barracas de praia que oferecem o melhor da culinária pesqueira e regional.

SAIBA MAIS

LOCALIZAÇÃO:
Fortim fica a 135 km de Fortaleza. A praia principal, Pontal de Maceió,dista apenas 4km do centro da cidade.

INFORMES TURÍSTICOS:
www.fortim.ce.gov.br
www.canoabrasil.com/fortim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: