Appetizers – Cultura 2 em 1

30 ago

“A Filosofia do Amor” é o tema de abertura do Seminário Casa de Filosofia

“A Filosofia do Amor” é o tema de abertura do Seminário Casa de Filosofia, na próxima quarta-feira (31), de 16h às 19h, no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici.  A palestra inaugural será dada pelo Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, do Curso de Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Segundo o palestrante, “como se trata de um tema híbrido, marcado por uma presença, ao mesmo tempo ausente, ou por uma ausência, ao mesmo tempo presente, o amor se constitui em tema estritamente filosófico, que somente a experiência é capaz de retirar da penumbra, do seu esconderijo astucioso e do anonimato. A filosofia, então, discute essa natureza teórico-prática, escorregadia, polifônica, que permite o filosofar”, afirma.

Durante o evento, o Prof. Manfredo de Oliveira, também do Curso de Filosofia da UFC, será homenageado por seus 70 anos, boa parte dedicados aos estudos filosóficos, e pela contribuição significativa à formação de filósofos graduados na Universidade. Os seminários CASa de Filosofia vêm acontecendo desde o ano passado, como ação do Programa de Formação Docente da UFC.

Através da ambiência “Desenvolvimento Sustentável”, composta por engenheiros recém-ingressos e coordenada pelo Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, surgiu o interesse de estudar e promover seminários de Filosofia. Até o final de 2012 serão realizados 14 seminários mensais com a participação de docentes de Filosofia da UFC e de outras universidades brasileiras, que irão compartilhar suas reflexões sobre temas de interesse contemporâneo. Qualquer pessoa pode participar do Casa de Filosofia, inscrevendo-se no Portal Casa (www.casa.ufc.br).

Leila Pinheiro conversa e canta no Dragão do Mar na série “Depoimentos”

Leila Pinheiro

A quarta edição da SérieDepoimentos traz Leila Pinheiro. Numa mistura de música e bate-papo, a cantora falará sobre sua carreira, sempre intercalando com suas canções. A apresentação será realizada na quarta-feira (31), às 20h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar. A abertura fica por conta da compositora Marta Aurélia, acompanhada de Aristides Neto no cavaquinho e Domingos Bezerra Pinheiro no violão.

No formato “Voz e Piano”, Leila cria um ambiente de intimidade e cumplicidade entre o público e o palco. Passeando pela música brasileira de todos os tempos, a artista oferece um amplo leque de possibilidades interpretativas, variando o repertório a cada apresentação, se adequando ao público, ao espaço ou ao evento.

Paraense de Belém, Leila estudou piano desde os 10 anos de idade. Com 20, depois de desistir da faculdade de medicina, estreou como cantora no show “Sinal de Partida”, mudando-se no ano seguinte para o Rio de Janeiro, onde grava seu primeiro disco, o independente “Leila Pinheiro”. Dois anos depois, ganha o prêmio revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, em que defendeu a composição “Verde”, de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Netto. Em 1987 recebe o prêmio de melhor intérprete no Festival Mundial Yamaha.

A artista grava mais dois discos, “Bênção, Bossa Nova”, um CD comemorativo dos 30 anos da bossa nova produzido por Roberto Menescal para o mercado japonês e “Isso É Bossa Nova”, em 1994. A partir daí, Leila passa a ser conhecida como intérprete de bossa nova. Dois anos depois lança um disco completamente diferente, “Catavento e Girassol”, exclusivamente com composições da dupla Guinga e Aldir Blanc. No final dos anos 90 fez shows com Ivan Lins nos Estados Unidos e participou do tributo a Tom Jobim realizado no Carnegie Hall, de Nova York.

Leila lança também um disco só de compositores contemporâneos, “Na Ponta da Língua”, que a levou em turnês pelo Brasil em 1999 e 2000. Ainda participou de projetos especiais, como o “Tributo a Tom Jobim” e a “Sinfonia do Rio de Janeiro”, de Francis Hime.

Serviço:
Série Depoimentos. Show da Leila Pinheiro. Dia: Quarta-feira, 31 de agosto de 2011. Horário: 20 horas. Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Mais informações: (85) 3488.8600.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: