Eu Vivo Mal Humorada

31 ago

Crianças e Idosos não Combinam com Coletivo

Terminantemente transportes públicos não foram feitos para crianças. Essa semana eu vinha na topic quando me deparei com uma cena, à mãe de pé com filho, que devia ter uns cinco anos e o menino estava tremendamente incomodado com a situação, a mãe já perdendo a paciência porque o menino não fica quieto. Agora vamos analisar a situação, a topic lotada, abafada, na altura da criança não tem janelas, monte de adultos em cima dele. E para terminar ele vinha em pé a viagem toda, porque ninguém teve a sensibilidade para ceder o lugar para a mãe com uma criança, que não era de colo, mas também se cansa.

Agora vejamos, quando eu tinha uns oito anos, fui empresada em um ônibus. Chorei porque me machucaram, mas numa lotação ninguém quer saber se é criança, adulto, idoso. Pode até ser moribundo que povo está passando por cima. O importante é minha vez. E como minha amiga Raquel Dias comentou em sua coluna essa semana, parece que aquele é o último ônibus da face da Terra e as pessoas vão morrer se não pegá-lo. Tem uns termos no RPG para alinhamento da pessoa que caiem bem às vezes e nesse caso, as pessoas dentro de coletivo se tornam Caotic Evil!

Outra coisa, sentia falta de local para me segurar, acho que as crianças certamente sentem essa mesma dificuldade que eu sentia, porque sempre vejo as coitadas faltando cair por conta do sacolejo e mal tem onde se segurar. Não sei se o problema são os pais que resolvem sair com toda a ninhada de uma vez em pleno domingo em horário de lotação, se está faltando uma adaptação melhor para as crianças, se má educação ajuda a piorar esse desconforto, se falta transporte para que não haja tanto coletivo lotado.

Só sei que é sofrível ver uma criança sendo, pisoteada, machucada e empurrada em ônibus. Imagina o que elas sentem. Hoje por exemplo o cara resolveu subir com seus 3 filhos em um ônibus lotado, lotado mesmo, os meninos ficaram pendurados na porta, daí o povo deixou eles passarem e logo em seguida a menorzinha ficou sendo amassada pelo irmão, alguém resolveu mudá-la de lugar e o pai? O pai já tinha passado na roleta, fazer o que né?!

Comentei o texto com minha amiga e ela comentou que os coletivos também não são feitos para idosos, concordo, os idosos são que nem crianças e é complicado para eles se locomoverem no coletivo em movimento e cansam muito irem em pé. Pelo menos eles têm dois benefícios, as cadeiras preferenciais (e ai boa parte tem a consciência de se levantar e ceder o local) e o cartão que lhe proporciona não pagar passagem. Você pode dizer, ah mas só isso, eu respondo, acho que devemos apontar os erros e aplaudir as vitórias, porque os idosos precisam sair para médico, farmácia, visitar pessoas e fazer sempre algo que os deixem bem, com qualidade de vida, sem esses cartões a aposentadoria deles ia embora rapidinho.

Acho que além de uma adaptação para crianças e idosos nos coletivos, creio que aumentar a frota em certos horários facilitaria muito à locomoção dessas pessoas, além de um pouco mais de educação e gentileza dos passageiros mesmo. Acho que tudo nessa vida é só uma questão de boa vontade.

Deixe um comentário

