O Que é Que Tem de Bom?

4 set

Passeio Público

Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza, Ceará. Além da bela vista para o mar, o praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. Seu nome atual foi definido em 11 de janeiro de 1879 pela Câmara Municipal de Fortaleza.

História

A praça foi planejada na década de 1820 por Silva Paulet. Durante o governo de José Félix de Azevedo e Sá a área foi cuidada e nesta época houve a execução dos revolucionários da Confederação do Equador: Azevedo Bolão, Feliciano Carapinima, Francisco Ibiapina, Padre Mororó ePessoa Anta, que foram executados naquele local em 1825.

Em todas as plantas de Adolpho Herbster houve menção a futura praça que em 1864, o então governador da província encomendará ao Engenheiro da Província os orçamentos das obras.

Construída em 1890 em estilo neoclássico, a praça foi reformada em 1940 nos moldes do Passeio Público do Rio de Janeiro.

O logradouro foi palco das primeiras partidas de futebol do estado, disputadas por marinheiros de navios ancorados no porto da cidade, ingleses residentes em Fortaleza e cearenses da classe alta.

Foi tombada pelo IPHAN em 13 de abril de 1965. Em setembro de 2007 teve início a última restauração da praça realizada pela Prefeitura de Fortaleza através da FUNCET com o apoio da Casa Cor no Ceará. Na ocasião de entrega da restauração, no dia 6 de outubro de 2007, houve o lançamento de uma publicação de alunos do Colégio Militar de Fortaleza que realizaram um pesquisa sobre a praça e ajudaram nos trabalhos de resgate da história do Passeio Público.

Feijoada do Passeio Público

Que tal um sábado no Passeio Público? A combinação feijoada e chorinho estão levando cada vez mais pessoas para aproveitar o sábado no Passeio Público. Um dos lugares mais bonitos de Fortaleza, a praça passou por um processo de revitalização e agora recebe pessoas de todas as idades. Além da feijoada do sábado, tem piquenique nas manhãs de domingo.

A feijoada é no peso. O meu prato com um refrigerante deu R$ 13,00. Apesar da fila – estava muito lotado neste sábado (30) -, valeu a pena esperar por um um feijão com caldo grosso, uma couve muito bem refogada, a farofa deliciosa. Fiquei satisfeita com as linguiças, mas os que gostam dos outros ingredientes podem ter dificuldade para encontrar.
Quiosque do Passeio Público
Rua Doutor João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Fortaleza. 
(85) 30638782

PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO

Domingo de sol, família reunida, muita animação! É tempo de aproveitar a programação da nossa linda cidade. Abaixo a programação gratuita disponibilizada pela prefeitura de Fortaleza. Todo domingo tem atração para a família toda! Bom domingo!

Um lanche fora de casa. Que tal reunir a família e os amigos para um programa diferente? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade.  Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos. Neste domingo, 25, a atração é Linda Mascarenhas, a boneca contorcionista, do Circo Tropical.  

Serviço


Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro – ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633

PROJETO ENSAIO ABERTO  


Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música no teatro ou na dança. Hoje, o ensaio é da companhia Zumbart de Arte e Cultura, que parte da busca pela diversidade de uma proposta estética aliada à ideia de pesquisar movimentos de capoeira e o seu contexto histórico.

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: