Cajon de Sastre – 7 de Setembro

7 set

Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro

O Grito da Independência de Pedro Américo

História

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o ” cumpra-se “, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : ” Independência ou Morte !”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

 Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Programação do Desfile Cívico-Militar

8h30min – Concentração da tropa

8h45min – Revista da tropa pelo governador Cid Gomes, acompanhado pelo General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar

9h15min – Recepção, no palanque principal (em frente ao Náutico Atlético Cearense), do governador do Ceará e do Comandante 10ª Região Militar.

9h30min – Acendimento do Fogo Simbólico da Pátria (homenagem da Liga de Defesa Nacional) e início do desfile militar ao longo da avenida Beira Mar.

Simultâneo ao desfile a pé (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e órgãos de segurança pública), acontecerá o desfile aéreo, com aviões da Força Aérea e helicópteros da PM.

Percurso oficial

Avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão e Beira Mar.

Interdições

As avenidas do percurso oficial serão interditadas das 7h às 14h, no trecho entre a rua Alberto Nepomuceno e Mercado dos Peixes.

Estacionamento: Não haverá locais reservados para estacionar. A orientação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços e Cidadania (AMC) é que os condutores prefiram o ônibus amanhã. Caso vá de carro, sair cedo de casa e respeitar a sinalização indicativa de paradas. Agentes da AMC continuarão fiscalizando.

Banheiros

Ao todo, 30 banheiros químicos estarão espalhados ao longo do percurso do desfile.

Alimentação

De acordo com a Secretaria Executiva Regional (SER) II, não houve cadastro de ambulantes, o que não impede que muitas pessoas apareçam no desfile vendendo comidas. O aconselhável é sair de casa bem alimentado e levar água e lanche leve, principalmente, se for com crianças.

Transporte

De acordo com o Sindicato dos Taxistas de Fortaleza não há nenhuma operação especial para este feriado. A entidade avisa que hoje o funcionamento é normal. Existem vários pontos por onde a marcha seguirá.

Ônibus

A frota de ônibus está aumentada em 60 carros, que sairão dos vários terminais de integração a partir das 7 horas. Cerca de 160 vans irão operar normalmente no feriado de hoje.

O que funciona no feriado de 7 de Setembro

Comércio, lojas, bancos e instituições educacionais estarão fechados. Supermercados funcionam normalmente. Nos shoppings, apenas cinemas, lazer e praças de alimentação funcionam.

Mercado Central continua fechado para reforma, com previsão de reabertura somente na quinta-feira.

A Coelce funcionará em regime de plantão para atendimentos emergenciais pelo telefone: 0800 285 0196.

Em regime de plantão trabalhará também a Cagece, pelo telefone: 0800 275 0195.

Shoppings:

Iguatemi

Lojas americanas (11h às 21h)

Supermercado Extra (7h à mei-noite)

Praça de alimentação, lazer e cinema ficam abertos das
10h às 22h.

North Shopping

Lojas Americanas: (11h às 21h)

Supermercado Super Lagoa
(7h às 22h).

Praça de Alimentação
(11h às 22h)

Lazer (11h às 22h)

Cinemas (12h30min às 22h)

Via Sul Shopping

Lojas Americanas (13h às 21h)

Teatro (13h às 20h – bilheteria)

Praça de Alimentação e Lazer (11h às 22h)

Cinemas (11h às 22h)

Aldeota

Lojas Americanas (12h às 20h)

Supermercado Pão de Açúcar (7h às 22h)

Praça de alimentação e lazer (11h às 22h)

Del Paseo

Lojas Americanas (12h às 20h30min)

Praça de alimentação

(10h às 22h)

Cinemas (13h às 21h)

Lazer (10h às 22h)

Benfica

Mercadinho São Luis (7h30min às 22h)

Farmácia Pague Menos
(12h às 21h)

Americanas (11h30min às 22h)

Praça de alimentação (11h30min às 22h)

Cinemas e lazer (11h30min às 22h)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: