ESTILO DE VIDA NERD

7 set

Para inaugurar minhas contribuições a esta publicação online resolvi, antes de tocar na temática da nerdice per se, contemplar uma obra tipicamente apreciada pelo nerd convicto: o preâmbulo/reboot da série cinematográfica Planeta dos Macacos.

Originária da literatura de ficção científica (o livro La planète des singes, do francês Pierre Boulle, publicado em 1963) a série provoca profundas reflexões quanto ao papel dominante do homem na Terra e seu “direito implícito” de submeter criaturas menos inteligentes para trabalho forçado ou experimentos científicos.

 

Embora alguns leiam como uma crítica ao preconceito racial num contexto escravista, vou evitar abordar esta leitura por acreditar que a crítica é ofensiva ao próprio público que pretende defender, ao ser colocado em paralelo com macacos (prefiro pensar que foi um legítimo engano).

Apresentando uma terceira versão para o início da “nova dominação símia” ­­­- sim, pois também somos símios (apenas menos peludos) – o filme Planeta dos Macacos – A Origem nos traz a mais plausível versão da série até o momento (para quem não lembra, a série original atribuía o salto evolutivo dos macacos à sua criação como mascotes e mão de obra braçal barata e o filme de 2001 os colocava em um Projeto Secreto Macacos futurista). Diferente da série original e do livro, o novo filme coloca a origem do salto evolutivo em uma pesquisa médica que os utiliza como cobaias.

Sem entregar demais da história aos que ainda não viram, detesto spoilers, adianto que determinados aspectos do filme aproximam de maneira tão brusca a “interação social” símia e a humana, que serve quase como uma aula de antropologia.

Outro interessante aspecto é a inversão heroica. Desafio qualquer pessoa com senso crítico a torcer pela humanidade neste filme. A humanidade, já calejada de equívocos, não tem chances contra os símios recém libertos (tanto dos grilhões concretos quanto dos abstratos) são a perfeita solução para este mundo castigado.

Apesar de utilizar principalmente tecnologia CGI (Computer-Generated Imagery – imagens geradas por computador), foi possível construir uma gama de expressões e linguagem corporal complexas o suficiente para garantir uma experiência realista e sem texturas emborrachadas e pelagem de tapete mal penteado.

Ainda que me pareça inferior à maquiagem e interpretação de alguns atores da versão de 2001, o novo filme é pleno de momentos em que a expressividade de Caesar (o protagonista é um macaco), a iluminação, enquadramento e movimentos de câmera dispensam palavras.

 

Assista, aprecie, reflita e, se possível, mude um pouco. Um dos melhores do ano.

Por Aloísio Miranda Menescal

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/La_Plan%C3%A8te_des_singes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planet_of_the_Apes_(1968)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planet_of_the_Apes_(filme_de_2001)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rise_of_the_Planet_of_the_Apes

http://www.imdb.com/find?s=all&q=planet+of+the+apes

Anúncios

3 Respostas to “ESTILO DE VIDA NERD”

  1. Raquel Dias 08/09/2011 às 12:59 #

    O filme mostra que senso comum temos de uma revolução : inversão da ordem social, um líder que traga coragem, justiça e sacrifício em suas qualidades, alem de ais algumas, vale muito apena ver esta película.

  2. Rafaella Arrais Nunes 08/09/2011 às 07:08 #

    Caesar foi feito com o sistema mais avançado de captura de movimento. Andy Serkins estava em cena e realmente interagia com os atores e a sua roupa especial tb tem sensores nos músculos faciais. Isso faz com que a CGI acabe sendo tão realista quanto um ator maquiado.

    • Karine Lopes 08/09/2011 às 07:48 #

      O que acho interessante do ator Serkins é que ele sempre interpreta quando se utiliza dessa tecnologia nos filmes, para mim isso ajuda demais os atores que interagem com ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: