ESTILO DE VIDA NERD

14 set

Nerds também sonham… e gostam de ler sobre o assunto

 
Alguma cultura oriental (estou cansado e com preguiça demais para pesquisar agora) diz que estamos dormindo durante o dia e acordados à noite, quer dizer, despertando para o mundo real quando dormimos e vivendo uma ilusão enquanto acordados… Eu acho que eles só estão confusos com esse lance de fuso horário…
Uma tese recente (eu acho, também não tive saco de pesquisar) e ocidental (e como tal muito mais sem graça que a oriental, até por ser bem mais lógica) diz que à noite organizamos nossas cabeças. É como se desfragmentássemos nosso drive C:, e nesse processo nossa mente quase sem controle acaba achando lembranças antigas e misturando com coisas que pensamos ou vimos durante o dia. Faz muito sentido.

Há quem acredite que o espírito sai do corpo e vivencia aquelas experiências do sonho (o que significaria que tomei capuccino com um dragão chinês bêbado, e falando espanhol em pleno Iguatemi outro dia – digo, noite) ou que sonhamos com o futuro, vidas passadas ou eventos distantes (espero não tomar aquele capuccino com um dragão bêbado falando em espanhol num futuro próximo… melhor evitar o Iguatemi…). Nem preciso comentar…

Meus sonhos variam de loucos (misturei Piratas do Caribe com Senhor dos Anéis e velho oeste com pré-história) a cotidianos (sonhar com trabalho é relativamente frequente). Na maioria das vezes são histórias com narrativa previsível (início, meio e fim), mas também ocorre de serem totalmente non sense. Quando sonho com lugares do meu passado e presente, sempre são analogicamente diferentes do real (variam cores, tamanhos, número de portas e janelas, decoração etc.) mas simbolicamente sei dizer exatamente onde estou assim que lembro ou no próprio sonho.

Sonhar, dormindo ou acordado, é a base de lendas, mitos, histórias e obras de arte diversas. A quem apreciar estudos narrativos e gráficos, ou até filmes e séries, que abordem isso, recomendo que procurem a obra de Neil Gaiman. Entre livros sugiro: Deuses Americanos e Lugar Nenhum (com sorte encontrarão na internet a série de TV escrita por ele, que foi base para este livro). Nos quadrinhos procurem ler Sandman. Na distrivídeo encontrarão Mirrormask (filme brilhantemente arquitetado por ele e pelo seu eterno capista Dave McKean). Fora de sua obra, sugiro o recente sucesso A Origem (Cristopher Nolan), Twin Peaks (David Lynch), Ladrão de Sonhos (Jean-Pierre Jeunet) e Cidade das Sombras (Alex Proyas)… Topo rever e debater tais obras a qualquer hora.
Boa leitura e boa “assistidura”!
Ah! Bons sonhos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: