Cajon de Sastre – Signo de Escorpião

20 set

O Animal de Estimação Escorpiano

Alguns animais têm talentos e instintos que os seres humanos ignoram. Tal inclui uma visão apurada e um olfacto impressionante e, também, algo a que chamaríamos “sexto sentido”. Os bichos com a influência do Elemento Água têm poderes… Por exemplo, podem comunicar através de sonhos e via telepática. Sensíveis às emoções e pensamentos dos donos, são bichos extremamente simpáticos, leais e protectores.
Ao mesmo tempo que podem ser dóceis com as pessoas são ferozes se percebem que alguém ameaça o dono. Tal como os animais dos signos Touro, os Escorpiões gostam de rotinas.

Perfil Detalhado do Signo de Escorpião

Chega a vez de mais um signo de estabilidade e fixação, desta vez voltado para o relacionamento e seus produtos: o filho, as posses em comum, a criatividade.

A posse e a propriedade – do corpo, do afeto, dos bens – se manifesta com toda a intensidade neste signo que busca o propósito. Escorpião quer saber o final de tudo que foi feito até Libra. Quer conhecer o que está além e não se contenta com as aparências, pois pressente os recursos ainda não manifestos da força conjunta.

Daí, a tremenda capacidade do Escorpião revelar os segredos, traduzir as mensagens subliminares, “reagir com o estômago” a tudo o que ameace a estabilidade e a fixidez necessárias para o cumprimento de um propósito. A atenção fiel que Escorpião dá a seus parceiros é prova disso, como também é a extrema fidelidade – a pior coisa que se pode fazer a ele é a traição.

Dinâmico, administrador de crises, para as quais sempre encontra soluções, detesta perder o controle dos fatos, da realidade, pois confia demais em sua intuição animal. Dizem que escorpião é um signo relacionado ao sexo e à morte e o paralelo é que o sexo em seu ápice é como a pequena morte que marca uma etapa além da qual, todos se transformam. Daí a necessidade de intensidade, de experiências transformadoras, a coragem de enfrentar as perdas e a grande paixão pelas idéias, pessoas ou causas que abraçam, nas quais mergulham até o fim para conseguir sua realização.

Na saúde, Escorpião rege o sistema reprodutivo e excretor, duas funções básicas que desempenha na vida: a reprodução e a criatividade e o corte de tudo o que está apodrecido. Nessa região do corpo está um centro de energia (chakra=círculo) responsável pelo sexo e as afecções aí resultam do desequilíbrio entre a vontade de perpetuar e o medo de liberar, medo de perder a posse.

Nas profissões, Escorpião se destaca como um pesquisador nato, cheio de sagacidade que vai em busca dos mistérios das origens e das finalidades. A cirurgia, porque sabe extirpar os corpos estranhos, a sociologia e a ciência política, porque sabe fazer isso no corpo social, a psicologia porque favorece o mergulho nos mares remotos e infinitos do psiquismo humano. Na administração pública, porque Escorpião sabe gerir os recursos alheios em prol do bem comum, e assim também todas as finanças, pois sabe fazer render a riqueza gerada por outros.

No amor, é a paixão intensa, a sexualidade sagrada, o mergulho de corpo e alma no outro a quem dá a fidelidade e o afeto, embora prefira saber onde pisa. Pode guardar certos segredos, porque no fundo teme perder o controle, mas tem sempre uma força capaz de virar um relacionamento que parece estar no fim para que ganhe nova vida. Nesse sentido, as “dores-de-cotovelo” do Escorpião são terremotos, nos quais afunda com toda a sua alma para depois renascer, mais sábio e mais forte.

Seu elemento é a Água, sua pedra é a granada, seu metal é o ferro, sua cor é o vermelho-sangue e vermelho-arroxeado. Astro regente: Marte (tradicionalmente) e Plutão (modernamente)

Sexo, para você, está relacionado à deliciosa privacidade dos momentos íntimos com alguém que ama. Sexo, poder e bem estar material são, talvez, mais importantes para você do que para as pessoas em geral. O Quinto Setor de um mapa astral está ligado ao sexo. O signo na Quinta Casa de seu horóscopo solar é Peixes, relacionada a Netuno.

Isso combina com seu regente Plutão para criar uma alta carga de emoção. Você pode resistir à tamanha pressão que certamente, acabaria com a constituição da maioria das pessoas. Você é capaz de usar o poder da sedução. Por outro lado, você ajuda as pessoas a curtirem a vida, a serem energéticas, criativas, a fazerem idéia do próprio potencial. Você ilude a si mesmo com muita freqüência. Na atividade sexual, isso pode levar a um tipo de fúria. Não é preciso provar nada a ninguém.

Seu signo é complicado; é impossível ignorar isso. Cada pessoa lhe vê de uma forma diferente. Não levar tudo a sério é essencial para seu bem estar emocional. Relaxar é a chave para satisfação emocional. Você é muito orgulhoso. A intensidade de seu caráter domina quase tudo. Seus relacionamentos precisam ser importantes e significativos. Não existe meio termo aqui; você necessita de atenção completa e de apreciação. O signo na convergência de sua Sétima Casa ou do casamento é Touro, associado ao planeta Vênus.

Suas qualidades intuitivas permitem que faça felizes as pessoas que ama. Você é extremamente curioso. Isso se estende até a área do amor e do sexo. O seu desejo de agradar leva ao questionamento, trazendo às vezes frustração. Para você, homem ou mulher, o amor é um mistério, sagrado, privado: você não quer repartir alguém que ama.

Você é possessivo, e, na realidade, orgulha-se disso. No campo do sexo e do amor, não existe meio termo, nem brincadeiras. Você é perceptivo, intuitivo o suficiente para ver através de pessoas que falam uma coisa querendo dizer outra. Você tem capacidade para o amor duradouro, mas nutre ressentimentos. Pode amar e odiar. Casamento, para Escorpião, pode ser o céu ou o inferno. Você associa o amor e o sexo à intimidade, momentos silenciosos quando a resposta vem de dentro de si mesmo. Você pode ser o mestre de seu próprio destino, porque caráter é destino. Modele seu próprio caráter e, assim, crie seu próprio destino.

Escorpião é o relacionamento aprofundado, pois é um signo da água, de fortes emoções. Representa a fase de transformação e renovação do zodíaco. É a intensidade emocional, a paixão, o sexo, a necessidade de penetrar nos mistérios do ser humano e da vida, e o renascimento pessoal e dos relacionamentos.

Características: profundidade, magnetismo, sexualidade, envolvimento emocional, persistência, perspicácia, senso de pesquisa, intuição, desapego, reciclagem, capacidade de cura, desconfiança, inflexibilidade, obsessões, lutas de poder, controle excessivo, ciúmes e vingança. A regência de Plutão sinaliza que escorpião tem um potencial curador, pois está orientado para o âmago das experiências, os mistérios, o oculto, a sexualidade. Mas precisa se tornar amigo de seus instintos e emoções, para que estes não tenham poder destrutivo.

Principal Característica: a profundidade.
Qualidade: conhecimento do ser humano.
Defeito: intensidade excessiva.

Elemento: água
Qualidade: fixo
Polaridade: feminino
Planeta regente: Plutão
Exílio: Vênus
Exaltação: Urano
Queda: Lua

Mitos de Escorpião

Entre os doze trabalhos que Héracles (Hércules) deveria realizar, o oitavo deles era destruir um terrível monstro que vivia numa caverna dentro de um pântano (a Hidra de Lerna). Na verdade, a Hidra era a guardiã dos infernos. Bastava instilar seu hálito pútrido no local onde aflorava para que perecessem flora e fauna local quase que instantaneamente. Após transcender todos os perigos que o pântano oferecia, Héracles começou a lançar flechas de fogo para que o monstro saísse de sua toca.

Porém, o terrível animal era praticamente imbatível pois a cada cabeça arrancada duas novas surgiam cheias de um ímpeto mortal. Surgiu então um caranguejo gigante que mordeu os calcanhares de Héracles mas que foi destruído imediatamente tamanha a ira do herói. Auxiliado por Iolau, armado com ramos flamejantes da floresta que ardia nas proximidades, Héracles ceifava as cabeças da Hidra e Iolau queimava o pescoço impedindo, desta forma, que novas cabeças nascessem. Ao mesmo tempo, desencravou o grande monstro da obscuridade em que se encontrava em direção aos céus, elevou sua horrenda cabeça que começou a murchar lenta e inexoravelmente com o bater dos raios solares.

Héracles apoderou-se então do que restou do monstro e guardou como um grande tesouro, enterrando-o sob uma rocha.

Outros mitos de Escorpião são o de Hades e o Orestes.

Cada uma das passagens apresentadas tem muito das características das pessoas que têm a data de nascimento compreendida entre “23 de outubro” e “22 de novembro”, ascendente em Escorpião e que tem Marte ou Plutão importantes no Mapa Natal.

Características de Escorpião:

Perspicácia, magnetismo, grande força de vontade, obstinação, capacidade de ver além das aparências, grande riqueza de recursos interiores, coragem, perseverança, busca intensa das transformações ainda que dolorosas, lidam freqüentemente com desafios que geram dor psicológica como perda de entes queridos de forma abrupta, perda de coisas valiosas, estímulos que os colocam frente a frente com emoções pouco aceitas socialmente como a inveja, o ciúme, enfim o “lado sombra” de cada um de nós, o medo, os ressentimentos de um modo geral, as mágoas, a crueldade, estímulo a lembranças dolorosas e até cármicas, podem viver em reclusão auto-imposta para resolver seus problemas mais íntimos, podem lidar com vários tipos de terapia inclusive as transpessoais, tem a capacidade de lidar bem com tudo aquilo que é doloroso para a sociedade de um modo geral como tratar de doentes com câncer em fase terminal, fase final de AIDS e outras doenças dramáticas, as psicopatias são muito bem identificadas e tratadas por terapeutas escorpiônicos.

Podem existir experiências que os aproximem da morte de fato, por isto, sabem lidar muito bem com a fatalidade do dia a dia. São profundos, obsessivos, altamente possessivos, sutilmente manipuladores, tenazes em suas metas, agem por compulsão, são inquietos, insatisfeitos, sofrem mecanismos de repressão interna, têm lembranças dolorosas de fatos passados ou recentes, o amor deste signo se compara a fusão de corpos, a cumplicidade, vivem em uma dialética profunda. Há períodos de separação e se houver uma relação muito primitiva, pode haver detonação de aspectos cruéis da personalidade que podem derivar em ciúme doentio, dominação do parceiro, competição territorial propriamente dita, chegando às raias da falta de escrúpulos.

A sexualidade é forte e complexa mas pode levá-lo ao celibato como também a máxima promiscuidade. Busca na relação matrimonial uma situação estável e duradoura. Outra situação comum na vida dos escorpiônicos são as questões familiares que envolvem vinganças consecutivas, o escorpiônico primitivo tem a célebre frase: “olho por olho” e “dente por dente”. Há outros níveis de desenvolvimento deste signo que são a serpente com características de personalidade que envolvem astúcia e sabedoria, sabendo transmutar como ninguém qualquer situação, tem uma percepção afiadíssima e são altamente intuitivos. Neste signo também estão os grandes curadores e cirurgiões habilidosos.

Outro sentimento muito percebido pelos escorpiônicos é o sentimento de culpa já que vivem intensamente suas emoções e podem ter dificuldades internas para romper determinados laços. Traição, crime, vinganças e inveja fazem parte do submundo, de sentimentos difíceis de serem aceitos pela sociedade de um modo geral mas que fazem parte da convivência interna deste que é o oitavo signo. As riquezas na forma de herança e as partilhas de um modo geral também são freqüentes e podem levar a diversos problemas inclusive a do não recebimento da parte que toca a um dos herdeiros. De fato, um signo bastante complexo que lida com a luz e as sombras de uma maneira muito intensa e que os deixa prontos e aptos para qualquer armadilha que a vida lhes impuser.

Símbolo: Escorpião

Animais da natureza: Aves de rapina

A Mulher de Escorpião

Assim como o homem, a mulher de Escorpião possui as mesmas características de possessividade, manipulação, intensidade de sentimentos e força de vontade. Ela é capaz de sentimentos profundos e não se contenta com relacionamentos superficiais. Sua motivação a leva a examinar as profundezas de seu ser, já que ela quer entender suas fraquezas e suas inseguranças, para melhor controlá-las. Ela não tem medo de examinar o seu lado mais obscuro, já que o faz com seus próprios sentimentos, mas não deixa nada ao azar.

Ela não suporta a hipocrisia e não aceita os joguinhos de meios sentimentos ou meios relacionamentos. Ela pode aceitar tudo, menos a fraqueza de caráter e irá esperar de seu parceiro uma devoção completa e total. Ela se entrega por completo num relacionamento, mas somente após ter longamente observado seu parceiro para conhecê-lo profundamente.

Ela tem um senso de justiça aguçado e será capaz de compreender e aceitar o seu ponto de vista, se ela o julgar justo e correto. Mas você sempre verá a desconfiança atrás de seu olhar misterioso e gélido, olhar que está como que a procurar a tempestade que se esconde por trás da calmaria. Aliás, ela não suporta calmaria. Eu costumo dizer que o Escorpião não é um signo de Água, mas sim de lava, lava vulcânica, que queima e reduz a cinzas tudo o que ela encontra no caminho. E assim como um vulcão, os nativos deste signo explodem de vez em quando, e então… sai de baixo!

Ela é capaz de grandes paixões e de grandes ódios, e irá esperar o tempo que for para se vingar, se se sentir traída. Ela não irá lhe oferecer a outra face se você lhe der um tapa. Não. Espere dela a mais fria e cruel vingança, leve o tempo que for. É verdade que ela tem uma memória de elefante, mas isto serve também para o bem. Ela não esquecerá um gesto de carinho, de afeto ou de amor de sua parte. E lhe será devota e fiel.

O Homem de Escorpião

Antes de mais nada o homem de escorpião é extremamente apaixonado e apaixonante, contanto que você o deixe manter o controle da situação… sempre! Ele pode se deixar levar por uma paixão avassaladora e será fiel a ela. Se não for correspondido, se mostrará frio e distante, mas se for magoado, desprezado, ou traído, então, espere a mais fria e cruel vingança.

As brigas são muito comuns nos relacionamentos com os homens de Escorpião, já que eles são extremamente ciumentos e você não poderá lhes esconder nada…. nada mesmo. Ele tentará abrir suas entranhas e examinar o seu interior para ter certeza que você não está mentindo. Ele é naturalmente desconfiado, portanto, não lhe dê razões para desconfianças. Ele abrirá sua bolsa, examinará sua agenda, e se achará em pleno direito de fazê-lo. No entanto, se ele se sentir seguro, poderá ser fiel e o relacionamento será então proveitoso e duradouro.

O ciúme que ele demostra (ele está sempre buscando os sinais de sua traição…) poderá se tornar patológico se ele for um escorpiano inseguro, já que para ele possuir o objeto amado é essencial quanto o ar que ele respira.

Portanto, se você conseguir conviver com o ciúme, a posse, a desconfiança, a manipulação, bem… vá fundo no relacionamento. Ele valerá a pena já que você terá um ótimo amante. Ele colocará em você uma etiqueta de “minha propriedade” e controlará todos os seus passos, mas lhe dará em troca um amor profundo, muito sexo (ele é extremamente erótico!) e devoção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: