Caixa Preta

24 set

Decidi esse sábado falar sobre algo que notei nas Redes Sociais que as mulheres reclamam muito. “O Homem Perfeito”, aliais não é só nas Redes Sociais, é também nas conversas informais entre amigas mesmo.

Essa imagem por exemplo já fala muito sobre essa reclamação. Ontem mesmo conversando com uma amiga, tocamos no assunto. E comentei o seguinte sobre isso. Porque as mulheres se queixam tanto querendo Homens Perfeitos, se em primeiro lugar não existe ninguém perfeito? E em segundo, as mulheres são perfeitas?

Imagino que muitas mulheres vão cair de pau em cima de mim, mas não estou defendendo os homens, estou só constatando um fato e fazendo papel de advogada do diabo. Nós não podemos cobrar algo que também não temos condições de cumprir.

O que acho provável é você dizer que busca alguém dentro de seus padrões. Alguém tenha os mesmo objetivos que você e que tenha valores parecidos. Uma vez ouvir de psicólogo e espírita que não existe alma gêmea, que esse fenômeno ocorre devido a convivência e todos aqueles outros fatores que já foram citados nessa coluna, como respeito, admiração e afeto.

Acho tão injusto buscar a perfeição em si e muito mais nos outros, a pessoa fica neurótica(o) analisando todas as ações de seu amado ou amada, acho que tem homem que também comente esse erro.

Outra coisa que vi essa semana, e acho que também faz parte do assunto, foi sobre “O Amor Verdadeiro”, acho que as mulheres têm assistido filmes românticos demais e quando criança ouvido muitos contos de fadas, vou até falar disso na próxima coluna. Gente, não existem essas coisas de Homem Perfeito e Amor Verdadeiro, são coisas que podemos viver com alguém que nos ame de verdade.

As pessoas são perfeitas uma para outra enquanto há harmonia no relacionamento e o amor é verdadeiro no sentido do sentimento ser real. Até comentei para uma outra amiga que conversava sobre esse mesmo assunto, que a verdade é relativa, não existe verdade absoluta, então o amor verdadeiro é relativo. O que pode ser um amor verdadeiro para quem o está vivendo, pode não ser para outras pessoas.

É importante entendemos que em um relacionamento têm altos e baixos mesmo, que são duas pessoas imperfeitas que se gostam querendo ficar juntas e que em qualquer relação há a possibilidade do fracasso, tudo na vida é fugaz. A vida tem um prazo de validade, desculpe a morbidez mas isso é fato.

Vinicius de Morais foi muito feliz quando escreveu esse soneto sobre o amor, ele teve muitas mulheres e amou cada uma delas em um momento de sua vida. Por isso o nome do soneto é Soneto da Fidelidade.

Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes

 

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

 

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.



Vinicius de Moraes, “Antologia Poética”, Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.

Deixe um comentário

