Cajon de Sastre – Capricórnio

7 out


Capricórnio é o décimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus. Seu símbolo é uma cabra. Forma com Touro eVirgem a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Libra. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os capricornianos são as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 20 de janeiro.

Os realizadores do zodíaco. Se em uma roda de conversa, alguem vem lhe falar sobre os limites da realidade de qualquer questão que seja, então tenha certeza: é um Capricórnio. O dom da responsabilidade é o conhecimento exato dos limites do realizável. Nativos de Capricórnios são ambiciosos e geralmente, chegam aonde querem.  Sem pressa e sem estardalhaço. Eles são os primeiros a perceber quais são as regras do jogo de uma situação.  Porque a vida – é como um jogo: tem regras, tem os participantes e tem a platéia.  E eles estarão entre os poucos que sabem disto muito bem. Capricórnio é daqueles que aparenta mais velho quando jovem, e mais jovem quando velho. São pacientes, comedidos e resistentes.

São sérios no modo de se apresentarem, por vêzes de se vestirem. Te desnorteam também quando contam piadas com o tom mais sério do mundo. São assim: lacônicos, espertos, perspicazes e, na maioria das vêzes, com acentuado senso de humor. Capricórnio é um signo de Terra, Cardeal, governado pelo planeta Saturno (Veja também em: Signos Astrológicos). Como os outros signos de Terra, Capricórnio é ligado aos bens materiais e a todas as coisas terrenas. Na terra ele simboliza a própria Terra, os lugares elevados, as montanhas, e os lugares isolados e inacessíveis. Sendo muito prático, como os outros signos do mesmo elementos, o capricorniano ‘não dá um ponto sem nó’, no sentido que ele ambiciona sempre alguma coisa em troca do que faz.  Ele é sem dúvida mestre em guardar segredos. E isto diz respeito aos próprios sentimentos também. Talvez haja ali uma dificuldade de traduzir ‘em miúdos’ algo que não é facilmente controlável, de forma que ao falar de sentimentos, ele precisa saber bem onde põe os pés (ou as patas!).

Ele é muito realista e não fará nada por impulso. O objetivo do capricorniano é sempre o de colocar os pés sobre algo concreto, ‘muito concreto’, portanto fará escolhas razoáveis e seguras. O romance não é para ele. O mito do Deus Saturno nos diz algo sobre este signo. Saturno é um dos Titãs, os deuses da Terra, filhos de Gaia, a Grande Deusa Mãe. Saturno é Kronos na Mitologia Grega, Deus do Tempo, que veio aprisionar seus filhos na cadeia das reincarnações. Do mesmo modo o capricorniano aprisiona a si próprio dentro de muros de trabalho, dever e ambição e passa muito tempo de sua vida somente acumulando responsabilidades e… dinheiro. Em detrimento, as vezes da sua vida sentimental. Porém, ele também aspira o lado espiritual da vida, mas ele irá, também neste campo, tentar alcançar o topo e buscará o autocontrole, a vontade, a estabilidade interiores que o associam à figura do Pai.

Capricórnio é um dos signos do zodíaco mais estáveis, seguros e calmos. São trabalhadores, responsáveis, práticos e dispostos a persistir o quanto for necessário para conquistar seu objetivo. São fiáveis e muitas vezes têm o papel de terminar um projeto iniciado por outro signo mais pioneiro. Adoram a música.

Um capricorniano exige muito de seus empregados, familiares e amigos, mas só porque também é exigente consigo mesmo. Costumam ser pessoas justas. Não estão entre os mais felizes do zodíaco, tendem mais à melancolia e ao pessimismo. Quando um capricorniano sofre de depressão deve procurar ajuda. De fato, um capricorniano deve sempre tentar manter uma estabilidade emocional através da meditação, respiração ou atividades que lhe ajudem a relaxar e a não perder o controle de suas emoções.

Mitos de Capricórnio

Pomona vivia em seu jardim cuidando das flores e das plantas, dedicando todo o seu tempo neste árduo e belo trabalho que, no entanto, a tornava solitária. Ignorava também todos que dela se aproximassem com intenções afetivas.

Vertumo também era extremamente dedicado ao cultivo de suas terras e cuidava para que as mesmas sempre estivessem bem tratadas. Adorava flores e frutos. Verdumo era apaixonado por Pomona e pensava em tudo para poder conquistá-la mas temia sua indiferença. Fez várias tentativas para aproximar-se da amada, todas infrutíferas. Resolveu então transformar-se em ceifeiro, após em lavrador, em vinheiro e, por fim numa velha senhora. Usando destas artimanhas, Verdumo foi-se declarando até que resolveu mostrar sua verdadeira identidade. Aí, quando Pomona viu seu rosto iluminado pelos raios de sol, apaixonou-se também pelo rei da Etrúria e os dois puderam unir-se pelos laços do amor e do matrimônio.

Outros mitos de Capricórnio são o de Cronos, o de Pã, Sátiros, Faunos e Bodhisatwa.

Cada uma das passagens acima apresentadas tem muito das características das pessoas que tem a data de nascimento compreendida entre “22 de dezembro” e “20 de janeiro”, ascendente em Capricórnio, e que tem Saturno como planeta importante no Mapa Natal.

Características de Capricórnio:

Perseverança, paciência, obstinação, usa toda sua força para atingir um objetivo, lida muito bem com o setor público de um modo geral, conhece seus limites, tem grande admiração pela figura paterna a quem reserva um espaço importante em sua vida, embora a relação em si seja difícil. As mulheres, por sua vez idealizam a figura paterna em seus companheiros. Outra situação freqüente na vida do capricorniano é que tem que assumir responsabilidades muito cedo na vida, são pessoas que definem perfeitamente o tempo, necessário para realizar uma tarefa, os limites e a simetria das coisas e circunstâncias. A figura do pai é tão dominante que esta relação se estende às grandes instituições onde o capricorniano ocupa posições de poder, por entender bem o sistema.

Está relacionado também à tradição e a cultura de um modo geral. Podem violentar seus sentimentos em benefício de sua ascensão social e profissional. Conhecem a hierarquia como ninguém. Não aceitam facilmente aquilo que não é convencional, acadêmico ou tradicional, só compartilham daquilo que pode ser aceito socialmente e tem aplicação prática. Muitas vezes para garantir seu lugar e suas obras, é capaz de tentar até paralisar o progresso daquela região.

Muitas vezes impõem aos filhos suas profissões e, às filhas, os maridos a quem devem contrair matrimônio. Mais ligado a parte material e financeira da vida, não dão muita importância ao lado afetivo. Por isto podem ser vistos como frios e pouco sensuais. Existe naturalmente outro grupo de capricornianos que tem outro temperamento, são voluptuosos, satíricos e podem ter até um traço de crueldade em seus relacionamentos. São especialmente organizados e necessitam de grande estabilidade, tem método, mas pode cristalizar sua capacidade psíquica e até sua criatividade o que se traduz numa aparência de mais velhos de idade do que realmente são.
Tem necessidade de isolamento e reagem ao novo desejando manter sempre o status-quo. Realistas, exibem ação objetiva e concreta, não sendo nada sonhadores. Mostram a todos a importância da experiência adquirida e da conquista das coisas através do trabalho árduo e seguro. Paradoxalmente são os que mais cobram a si a ação do tempo na realização das coisas. Por incrível que pareça cabe ao signo de capricórnio a regência sobre a dança onde atributos como a auto-disciplina, treino constante, paciência e perseverança, são requisitos fundamentais para o profissional bem sucedido.

Os capricornianos são muito leais e cumpridores a risca de seus compromissos. Quando envolvidos emocionalmente com alguém são capazes de enfrentar toda a sorte de vicissitudes para proteger o relacionamento garantindo sua segurança e estabilidade. Nestes casos são gentis e amáveis. São grandes admiradores dos ciclos da vida, admiram as plantas, flores e frutos. Adoram os dias frios e cinzentos, bem como as chuvas.

Símbolo: Cabra montês

Animais equiparados na natureza: Bode, Girafa e Pingüim

O Homem de Capricórnio

Quando jovem, o homem de Capricórnio pode parecer um pequeno cabrito sem rumo, às vezes assoberbado por tantas responsabilidades e poderá parecer até bastante inseguro, especialmente do ponto de vista sentimental. Tendo uma meta terrena para atingir, ele deixa de lado os seus próprios sentimentos e vai seguindo firmemente o caminho traçado pela ‘tradição’. Ele segue o caminho dos antepassados, com passos firmes e tem uma maneira peculiar de demostrar o seu amor. Dificilmente ele dirá “Querida, eu te amo!”, naquele tom romântico e meloso dos signos de água. Mas ele demostrará seu amor compartilhando com você seus projetos e construindo com você um futuro firme e garantido. Ele fará seu papel de pai e marido de forma firme e segura, o que é um comportamento tipicamente masculino. O papel da mulher de um capricorniano deverá portanto ser essencialmente feminino. Se ele é o Grande Pai ela deverá ser a Grande Mãe e deverá desempenhar seu papel, dando-lhe, principalmente, filhos… homens! Sim, porque para ele o mundo é masculino e, mesmo respeitando o lado feminino da vida, ele está convencido da supremacia que o universo masculino tem sobre o feminino. O mais difícil nestes relacionamentos, é que esta figura paterna acabe se tornando um pouco tirana, e neste caso a mulher que estará ao lado de um capricorniano não poderá se mostrar mais competente e forte do que ele, pois isto retiraria sua autoridade. A não ser que esta competência seja num campo ‘estritamente feminino’, é claro!

O capricorniano típico é seguro, e se compromete somente se é “para toda a vida”. Porém não tente modificá-lo, aceite-o como ele é, e você terá um companheiro seguro e confiável para a vida toda.

A Mulher de Capricórnio

Apesar do mito do Capricórnio ser ligado à figura do Grande Pai, a mulher de Capricórnio não é masculinizada. Muitas vezes elas assumem muito cedo as rédeas de sua vida, e não raramente também aquelas de outros familiares. Mas esta mulher, apesar de forte e segura, possui uma certa dose de feminilidade, de sensibilidade, que tem dificuldade de se expressar abertamente. Sempre bem-vestida e bonita, ela nunca será espalhafatosa mas terá um certo charme, um certo ar de mistério, que consegue ser muito atraente para certos homens. Normalmente a mulher de Capricórnio dará muita importância à sua carreira, mas também poderá ser uma amante e uma esposa dedicada, que ajudará o marido em sua própria carreira, com seus conselhos e seu senso prático, manipulando-o de forma astuciosa para conseguir obter aquele resultado que ela deseja. Como mãe também ela pode ser manipuladora, porque é instintivo nela exercer o poder do comando e o seu desejo de realizar algo é tão forte que, se ela não trabalhar fora, se realizará através dos filhos e do marido.

Acredito que a mulher de Capricórnio deva tentar buscar dentro dela o seu lado feminino escondido, o seu lado Câncer, o seu lado Água. Desta forma ela se tornará mais feminina e terá menos decepções amorosas. Sim, porque a Capricorniana se decepciona facilmente e se queixa muito do fato que os homens não lhe oferecem a necessária ‘segurança’. Isto está ligado ao mito do ‘Pai’ que elas trazem dentro de si. E se esta figura paterna não for bem resolvida, terão problemas nos relacionamentos e se decepcionarão sempre com os homens que considerarão ‘mais fracos’. Com o tempo, elas poderão no entanto desenvolver o seu lado mais caloroso e acolhedor e se tornarem muito sábias.

Anúncios

2 Respostas to “Cajon de Sastre – Capricórnio”

  1. Alage Argent 05/11/2011 às 14:43 #

    Adorei esta muito bom

    • N(A)tiva 07/11/2011 às 02:12 #

      Que bom que você gostou, isso incentiva a continuamos fazendo coisas bacanas para os leitores. 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: