Caixa Preta

8 out

Amizade

Esse sábado vou falar de amizade, e como todo tipo de relacionamento, pode ser maravilhosa mas também é difícil e complicada. Porque ficamos amigos de alguém, afinal? Como isso funciona? Não sei como isso ocorreu antropologicamente, mas sei que isso ajudou o homem a sobreviver. Afinal, creio que a união faz a força e os amigos juntos, lutavam em busca dos mesmo objetivos de sobrevivência.

A amizade é um laço de afeto, de lealdade, uma especie de irmandade. Ou deveria ser. Quando somos crianças, ficamos amigos porque aquele coleguinha é legal, você se dar bem com ele e têm os mesmo gostos. Mas cedo descobrimos que existem outros tipos de amizades, que são feitas por interesses, onde você aguenta certas coisas porque aquele amiguinho otário tem brinquedo que você gosta.

Se isso acontece com crianças, imagine com adultos. Quando cheguei na adolescência me assustei quando descobri o quanto uma pessoa pode ser falsa, mentirosa e conveniente. Mas no mundo adulto isso é de praxe, porque temos que trabalhar e acreditem, temos que engoli certos sapos para não sermos mal visto pela sociedade. Pessoas que riem para você no corredor mas que falam mal de você por trás. E temos que trabalhar com elas, afinal ninguém escolhe colega de trabalho.

No dia a dia isso também acontece? Certamente, na sociedade hipócrita que vivemos, claro que têm pessoas falsas que são amigas por conveniência e fingem que te adoram. Fulano tem piscina, você nem quer saber se ele tá bem, nunca liga para perguntar como ele esta vivo, mas no dia que ele faz um churrasco em casa, você só falta se convidar. Fico me perguntando se o que importa mais é a quantidade ou a qualidade?

E agora com as redes sociais foi que negocio ficou pior, adicionamos todo tipo de gente que nem conhecemos mas existe uma necessidade de sermos que nem aquela música do Robertos Carlos, “…Eu quero ter um milhão de amigos…”, dizem que isso aproxima as pessoas, nunca vi as pessoas tão distantes como hoje em dia. Estamos no mesmo aposento mas cada um em seu Notebook conversando pela web. Que triste.

Temos vários critérios pessoais para escolhemos nossos amigos, pelos gostos, pelas conversas, porque tem o que nos oferecer, porque nos cativou, porque é prestativo, porque é sincero, porque tem dinheiro, por status sociais, até mesmo porque são os únicos que nos aguentam.  O importante é que todos precisam de amigos, ninguém consegue viver sozinho. Mesmo com uma frase dizendo que o “Homem é uma ilha…”, a solidão pode enlouquecer uma pessoa.

Já comentei antes que existe outra frase classica, que diz que devemos sacodir a árvore da amizade para cair as podres, acho básica essa. Diferente de ser por questões interesseiras, não creio que valha a pena ser amigo de alguém que só lhe poe para baixo, te inveja, vive brigando com você, lhe trata mal e não te respeita. (olha o respeito aparecendo ai de novo no meio de assuntos de relacionamento, porque será em?) Acredito que esse lance de respeito depende exclusivamente da pessoa, se você não se respeitar e não se dar o valor, ninguém vai dar!

Sempre digo que tem sorte quem consegue manter uma amizade de anos, que tem como base a confiança, a lealdade, o amor e admiração. Está achando parecido com os sentimentos que regem um relacionamento amoroso? Claro que são os mesmo, a diferença é peculiar, afinal envolver desejo sexual, mas muitas vezes aquela sua amizade de 20 anos durou mais que seu casamento.

Como não existe fórmula para um relacionamento dar certo para vida toda, também não tem para uma amizade ser duradoura. Vai depender de muitos fatores, o que posso dizer é que valorize seus amigos, principalmente se você tiver poucos e seja sempre verdadeiro em seus sentimentos, não adianta ter medo de perder uma amizade e ficar se passando por alguém que você não é. Ou viver desconfiando de seu amigo, achando que ele ta mentido para você, que ele vai te trair, paranoia, não né!? E para que nada disso aconteça, escolha bem seus amigos, procure saber discernir antes divide seus segredos com alguém, para amanhã está na boca do povo.

E por fim, a melhor coisa do mundo é ter amigos e melhor ainda é ser amigo. Passar o dia com nossos amigos faz o bem danado à alma. É a sensação de recarga de baterias mesmo. Não vou me declarar para meus amigos dessa vez, mas preciso dizer sempre achei que amizade é algo muito importante na vida de alguém. Amigo é a família que escolhemos. Alguns né?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: