Voxx Populi

11 out

Olá povo, hoje trago a vocês um debate (não é sobre politica partidária não) sobre direitos e deveres do cidadão, responda rápido o que diz no 5º artigo da Constituição? Nada né? Não rola nem um pedacinho dele na lembrança?

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”

Prestou atenção? viu quantos direitos tem só nesse artigo? Só que tem um pequeno problema a maioria de nos nem sabe que esses direitos são “garantidos” por lei e sabe menos ainda os DEVERES que temos como cidadãos, isso nos poe em cheque porque muitas vezes cobramos as pessoas erradas e sem o conhecimento correto.

 

Ouvimos muito sobre o que deveríamos ter mas nos cobramos pouco o que deveríamos fazer, na minha opinião a constituição deveria ser matéria obrigatória nas escolas do Brasil, agora imaginem a dor de cabeça que teriam os que nos “regem” se fossemos educados a saber nossos direitos? Quantas promessas seriam desmascaradas pelo simples fato de conhecermos as nossas leis, criamos estereótipos que lei é para advogados, politica é para políticos (sempre achei essa afirmação ridícula ¬¬)

 

O seu direito termina quando o do outro começa” essa afirmação do senso comum trata daquilo que é responsabilidade pessoal de todos nós mas ai entra novamente o problema da falta de conhecimento não sabemos nossos deveres, imaginamos o que é crime e o que deveria ser DEVER passa a ser modo de criação, quer ver?

 

É lei que a lugares reservados nos ônibus para idosos, mulheres grávidas e quem tiver com crianças de colo, mas ao invés de simplesmente obedecermos isso como regra, aquele que cumpre esse simples DEVER é tido como alguém de “boa educação”, ora essa lei não é algo que devemos ou não cumpri de acordo com a educação que recebemos, ela não existe para minoria é feito para todos assim como os direitos.

 

Pare um segundo se você já leu isso ate aqui e se pergunte a quem interessaria que você não tivesse “boa educação”? Quem se beneficiaria com o fato de que a maioria da população desse pais desconhece a constituição? E o mais importante, porque o incentivo ao descobrimento desse conhecimento não é prática entre nós? Porque não somos educados a saber que nossa maior arma contra a supressão de direitos é conhecê-los?

 

Como solução deixo a dica de forma urgente a todos, que ponha como meta de conhecimento as leis do seu pais, do seu estado, do seu município; participar é mais que somente ir as ruas reclamar quando já chegamos ao limite do suportável, para mudar as coisas primeiro temos quer passar por conhecer como elas deveriam ser de fato, para mudar nossas vidas temos que ter na ponta da língua os nossos DIREITOS e praticar nossos DEVERES.

É só um toque…

Raquel Dias¬¬: Sem formação no poder judiciário, mas em busca da prática de meus deveres e leitora sempre que me sobra tempo ou curiosidade de nossa tão elogiada internacionalmente CONSTITUIÇÃO.

#fica a dica: aqui em um texto simples, um pouco de nossos direitos http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/cartilha.htm#CONHEÇA SEUS DIREITOS

Nossa constituição: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

Anúncios

Uma resposta to “Voxx Populi”

  1. N(A)tiva 12/10/2011 às 04:38 #

    Acho mesmo que todos devem saber seus direitos e deveres e conhecer as leis, concordo Raquel! O brasileiro é alienando e faz tempo isso, culpa dos nossos ancestrais que nunca foram atras disso. Seu texto me inspirou a escrever um sobre esse tema. Parabéns amiga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: