Appetizers – Cultura

14 out

A editora Cosac Naify tem uma linha de títulos sobre moda para crianças. Um dos mais interessantes é Diferente como Chanel, biografia da estilista Coco Chanel, ilustrado pela norte-americana Elizabeth Matthews e traduzido pela estilista paulistana Clô Orozco, dona da grife Huis Clo.

A história é contada em pequenos parágrafos e começa dizendo que Gabrielle “Coco” Chanel era pobre e magricela. Na primeira página, a ilustração em aquarela é de uma menininha de nariz empinado que enche o busto do maiô com bolinho de papel higiênico. A biografia de uma das maiores estilistas do século XX tem pano para manga, segura a atenção da criança, os desenhos acompanham a narrativa com graciosidade e delicadeza próprios da grife que tem quase 100 anos. Aos 12 anos, Chanel foi para um orfanato de freiras depois que os pais morreram. Apesar da triste constatação de que tudo ao redor era “simples, preto e branco”, Chanel costurava as próprias bonecas.

O livro lembra a todo momento que Chanel sempre foi diferente, numa época em que as mulheres não trabalhavam, ela conseguiu um emprego. Sem querer ser como todas as outras mulheres, Chanel costurou suas próprias roupas e customizou outras tantas peças. Nessa aparente falta de fantasia cor-de-rosa, a leitura conduz a criança a entender a ousadia de quebrar padrões sociais. A personagem usa o que ninguém mais usava, por isso despertava críticas positivas e negativas. A história leva a criança e ver como um vestido novo pode ser estranho agora, mas talvez venha a ser o vestido mais famoso de todos. Foi Chanel quem criou o pretinho básico nosso de cada dia. Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, a biografia de Chanel mostra como as mulheres mudaram a maneira de se vestir, por causa do novo comportamento que surgiu na época.

Uma das lições mais interessantes é que Chanel sempre foi diferente, no começo todos torciam o nariz para ela. Mas Chanel tratava da mesma maneira todas as mulheres, pobres ou ricas. No fim das contas, todos amavam Chanel porque ela era ela mesma.

E o que mais uma mãe quer ensinar para uma filha, a não ser que ela seja feliz sendo ela mesma? Diferente como Chanel é um livro delicioso de ler, mãe e filha compartilham com interesse das mesmas curiosidades sobre o mundo fashion, e é também um bom ponto de partida para mostrar para as crianças como é a vida de um estilista e despertar o interesse pelas biografias.

 

SERVIÇO

DIFERENTE COMO CHANEL

O quê: biografia ilustrada da estilista Coco Chanel.

Editora: Cosac Naify

Autor: Elizabeth Matthews

Tradução: Clô Orozco

Preço: R$ 39,90

 

Dicas

 

Veja utras biografias para criança

O MENINO QUE MORDEU PICASSO

Autor: Antony Penrose

Editora: Cosac Naify

 

Ilustrado com obras conhecidas e outras raras, mais “caseiras”, além de fotografias da família com Picasso, o livro é o registro destas divertidas memórias que, anos mais tarde, o menino Tony, o autor Antony Penrose, se esforçou em reavivar.

MEU NOME É… MOZART

 

Autor: Xavier Salomó e Meritxell Martí

Editora: Publifolha

Um dos maiores compositores de música clássica de todos os tempos, Mozart começou sua carreira muito cedo. Aos seis anos já se apresentava pela Europa toda e era recebido nas principais cortes.. Conheça a trajetória e as aventuras desse grande gênio da música, criador de A Flauta Mágica, Don Juan e muito mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: