Cajon de Sastre

18 out

Aquário

Os aquarianos têm uma personalidade forte e atraente. Há dois tipos de aquarianos: um é tímido, sensível, e paciente. O outro é exuberante, vivo, e pode chegar a esconder as profundezas de sua personalidade embaixo de um ar frívolo. Ambos os tipos de Aquário têm uma força de convicção e da verdade muito forte e são tão honestos que sabem mudar de opinião se aparecem provas que mostram o contrário do que pensavam antes. Os aquarianos são capazes de ver os dois lados de um argumento, o que os fazem um dos signos mais tolerantes e sem preconceitos de todo o zodíaco. Estão abertos à verdade e dispostos a aprender de todos.

O aquariano é humano, sincero, refinado e idealista. Sabe ser perseverante e expressar-se com razão, moderação e, às vezes, com humor. Quase todos os aquarianos são inteligentes, claros e lógicos. Muitos são imaginativos e psíquicos. Às vezes sentem a necessidade de retirar-se do mundo para meditar ou pensar. Negam-se a seguir a multidão.

São pessoas que precisam: Dormir bastante e de vez em quando exercitar-se fisicamente ao ar livre. Tempo para expressar suas idéias. Equilíbrio entre a atividade social e a solidão. Liberdade, muita liberdade, mesmo que seja para não fazer nada.

Na melhor das hipóteses são: Amigáveis, autênticas, disponíveis, justas, equânimes, racionais e amorosas, tranqüilas, perceptivas, originais, sutis, espirituosas, de grande e rápida assimilação de tudo o que acontece, inovadoras.

Na pior das hipóteses são: Obstinadas, perversas, excêntricas, quixotescas, pouco confiáveis, imprevisíveis, rebeldes sem causa, revoltadas, influenciáveis, utópicas, paradoxais, mentirosas.

Quando pensam são: De grande perspicácia e penetrantes, analisam correta e claramente, formam suas próprias opiniões. Raciocinam realisticamente, porém mantêm firmes ideais até que os conseguem tornar objetivos. Muitas vezes suas idéias estão bastante à frente do tempo em que vivem.

Quando agem são: De fortes princípios, humanistas, democráticas. Se mostram sutis e agem com tato, sem no entanto deixar de ser firmes naquilo que desejam realizar. Procuram ouvir bastante antes de agir. São pontuais e cumprem as promessas.

No trabalho são: Usam o raciocínio lógico e pesam todas as possibilidades antes de realizar algo. Aprendem tarefas novas com rapidez e facilidade, e conseguem concentrar-se por períodos prolongados. Possuem idéias que são válidas, um pouco loucas talvez, mas que acabam se mostrando eficientes.

Apesar da personalidade aberta dos aquarianos e de seu desejo de ajudar à humanidade, eles não costumam fazer amigos com facilidade. Não se entregam de alma tão rápido. Porém, uma vez que decidem que vale a pena amar alguém, se convertem em um amigo ou amante disposto a sacrificar tudo por seu companheiro e ser fiel durante a vida inteira. Mas às vezes vivem uma desilusão emocional, porque seus ideais pessoais lhes levam a exigir mais de seu companheiro do que deveriam. Quando um aquariano se sente enganado, sua fúria é terrível.

Aquário é um signo de Ar, Fixo, governado pelo planeta Urano e tem como co-regente o planeta Saturno. Como os outros signos de Ar, Aquário é um signo intelectual, um signo de conhecimento.

Ele está principalmente relacionado com ideais, ideais de amor e fraternidade universal, no que diz respeito à evolução da humanidade. O Aquariano é também muito atraído pelas ciências, pelas invenções e descobertas que irão melhorar a condição humana nas gerações futuras. O grito “Igualdade, Liberdade e Fraternidade” é o lema do Aquariano. Porém muitas vezes, este ideal se choca frontalmente com a realidade da condição humana e ele se decepciona com as atitudes dos seres humanos, tão limitados, coitadinhos! Então ele se irrita e pode perder a paciência, considerando os ‘outros’ como seres inferiores que nunca irão chegar lá onde ele chegou!

Apesar dele ser um verdadeiro democrata, respeitando a liberdade de expressão de todos, ele tem ideais, objetivos e um código ético próprio que ele seguirá, custe o que custar. Ele tem também um enorme senso de justiça e se dedica de forma incansável à descoberta da Verdade. Por causa desta luta incansável, ele poderá sofrer com as represálias de elementos mais conservadores da sociedade, que consideram este altruísmo dele tão suspeito! Mas o verdadeiro aquariano é assim mesmo, altruísta, idealista e antes de mais nada justo. O perigo é que, com este seu fanatismo idealista, mais intelectual do que prático, ele pode se tornar um frio e rígido ‘cientista louco’, mais interessado em algum utópico interesse que servirá ao desenvolvimento da humanidade do que na ajuda individual que pode ser dada aos pobrezinhos que vivem em baixo da ponte!

Com isso tudo, o aquariano típico fica desconcertado quando lida com as emoções e com os sentimentos. Sendo um signo intelectual, ele quer resolver tudo ‘pela razão’, e não se abandona a sentimentos piegas que ele tenta controlar à todo custo. Ele é muito orgulhoso e por demais controlado para deixar suas emoções transparecerem. No entanto ele não é insensível; simplesmente não gosta de demostrar suas emoções, já que elas não podem ser explicadas de forma racional.

A figura mitológica associada a este signo poderia ser aquela de Prometeu, aquele que roubou o fogo aos deuses para doá-lo aos homens. Por causa disto ele foi condenado a ficar a vida toda acorrentado a um rochedo, onde uma águia iria todos os dias lhe roer o fígado. Hércules o libertou deste sofrimento. O nobre impulso do aquariano de ajudar o desenvolvimento da raça humana o condenaram a ficar acorrentado. Isto pode ser proveniente do lado ‘Saturno’ de seu caráter, que é o símbolo da estrutura, da ordem e dos limites, e que está presente em seu signo para lhe lembrar que o ser humano está acorrentado às suas fraquezas, inerentes à vida terrena.

Mitos de Aquário

Estamos na idade do bronze. Muita coisa estava acontecendo: guerras, injustiças e toda a sorte de crimes comuns e até hediondos. A vida humana era considerada miserável e dolorosa de ser vivida. Zeus então resolveu acabar com tudo julgando que nenhum homem era merecedor da proteção de quaisquer dos deuses do Olimpo.

Pensando assim, Zeus determinou que se fizesse o dilúvio. Sabendo do que estava para acontecer, Prometeu avisou a seu filho Deucalião e o orientou para construir uma grande arca. Nela seriam colocadas a esposa, os familiares e as provisões necessárias.

Choveu intensamente durante nove dias e nove noites. O planeta todo transbordava em água e a arca de Deucalião foi até o Monte Parnaso, um dos locais não invadido pelas águas. Desembarcaram em terra firme e imediatamente ofereceram um sacrifício a Zeus em agradecimento por suas vidas, aparentemente as únicas que restaram no planeta Terra. Porém a medida que as águas foram descendo, o casal entristecido via animais e pessoas mortas. Desesperados, pediram a Zeus que a raça humana fosse reconstituída.

Assim, foram orientados a jogarem pedras para trás. Cada pedra que Deucalião jogava, transformava-se em um homem e as pedras de sua esposa, em mulheres. A Terra foi então repovoada, porém pouco depois o homem voltou a apresentar os mesmos padrões de comportamento e nunca houve mais paz.

Outros mitos de Aquário: Urano e Prometeu.

Cada uma das passagens acima descritas tem muitas das características das pessoas que tem a data de nascimento compreendida entre “21 de janeiro” e “19 de fevereiro”, ascendente em Aquário e que tem Saturno ou Urano como planetas importantes no Mapa Natal.

Características de Aquário:

Radical, original, intempestivo, fixa-se em idéias ou em uma ideologia, gostam de olhar o céu e contemplar o firmamento, são utópicos e podem apresentar grande dificuldade em lidar com a rotina do dia a dia, devem aprender a contemporizar, suas vidas estão sempre se remodelando e estruturas obsoletas são substituídas pelas novas, normalmente repudiam o animalesco, o primitivo, tem grande instinto civilizador num sentido gregário pois os aquarianos sentem-se confortáveis na criação de grupos. Porém, apesar de estar sempre voltado para a comunidade, para os grupos, é extremamente individualista. Muitas vezes são subtraídos de seus cargos ou do seio de uma comunidade em que representam um papel importante. Apesar de sentirem-se mutilados com a velocidade com que as coisas acontecem é porque lhes está destinada uma nova função, com novas oportunidades, novos caminhos.

Como detém em si a mudança do status-quo, são tidos como rebeldes, revolucionários e anarquistas. Muitos inventores e artistas estão em grande número dentre os aquarianos. Rompem fronteiras, não aceitam limites, buscam a verdade, são científicos e intelectuais. Tem muitas vezes uma criatividade compulsiva. Preocupam-se com a fidelidade, lealdade e confiança. A amizade lhes é importante pois é com os amigos que compartilham suas idéias. As vezes, os aquarianos tem a sensação de não pertencerem ao planeta terra ou a esta dimensão. Acham que tem uma missão mas nem sempre tem consciência de qual seja, são extremamente apegados a liberdade e defendem com tenacidade suas idéias. Pode usar de sua rebeldia para favorecer a coletividade.

É interessante pois todo trabalho desenvolvido pelo aquariano é voltado para a sociedade porém deve ser realizado de uma forma isolada. A psicologia, a assistência social o campo das invenções e até mesmo a Astrologia são campos que muito interessam a todos os aquarianos de um modo geral. É um grande questionador inclusive da autoridade alheia. Tem ânsia de expandir seus conhecimentos e divulgar amplamente suas idéias. A maioria das vezes não é compreendido por ter idéias futuristas. Igualmente importante está a sua boa vontade para com todos de um modo geral e não particular, seu amor a humanidade como um todo, a esperança no aperfeiçoamento do ser humano e a evolução da espécie. Busca a igualdade e a fraternidade. Vive o eterno dilema do ser único versus a coletividade.

Símbolo: O Aguadeiro

Elemento da natureza equiparado: Furacão


O Homem de Aquário

O lado intelectual do signo combina bem com o lado masculino da humanidade, e o homem de Aquário pode mostrar seu potencial se tornando um pensador, um filósofo, um cientista, enfim, um inventor. Só que ele não sabe lidar com seus próprios sentimentos e pode parecer bastante frio nos relacionamentos. E esta frieza pode deixar suas parceiras muito decepcionadas, especialmente se elas forem do tipo ‘romântica incurável”. O típico homem de Aquário nunca irá lhe dizer quando você o verá de novo, já que ele preza demais a sua própria liberdade e não quer ‘compromissos’.

Ele prefere relacionamentos abertos, do tipo ‘amizade colorida’, onde cada indivíduo mantenha a sua própria liberdade individual. Uma forma mais adequada de amor, para ele, seria àquela baseado na amizade e no respeito. Assim, a sua parceira precisará aceitar também que ele tenha, além dela, várias ‘amigas’. E se você, por fim, fizer uma cena de ciúme, ele irá ser hipócrita o suficiente para fazê-la sentir-se culpada por ser tão egoísta! Então, para manter um bom relacionamento com ele, você precisará ser bastante imprevisível (para manter seu interesse aceso) e deve respeitar o seu mundo, seus valores e sua liberdade. Sobretudo, não dê muita importância àquilo que ele diz e tente buscar em seus atos as demonstrações de carinho, já que ele, apesar de tudo, é bastante vulnerável emocionalmente.

A Mulher de Aquário

O mito de Prometeu deve ser adaptado ao feminino com o mito de Pandora. Aquela que abriu a caixa com todos os dons da humanidade, mas espalhou, sem querer, também os sofrimentos humanos. O seu espírito de busca desencadeou os males que ela então se esforçará de combater. E ela o faz com muita devoção e sobretudo com a esperança de que, um dia, a humanidade será fraterna e mais justa.

A mulher de Aquário pode ser do tipo que aplica seus conhecimentos e sua auto-disciplina somente no âmbito pessoal, e vive muito bem sozinha. Por outro lado, existe àquela aquariana que se dedica às obras humanitárias especialmente àquelas ligadas ao desenvolvimento da sociedade. Ela irá então participar de ONGs, sindicatos, movimentos revolucionários, etc. Elas precisam se envolver em alguma causa humanitária para seguir seu próprio destino. Mas no campo emocional elas podem ter muita dificuldade em expressar seus sentimentos, mantendo uma aparente frieza e distância nos seus relacionamentos amorosos. Elas são favoráveis à liberdade, em todos os sentidos, inclusive àquela sexual, e podemos encontrar neste signo as feministas, as lésbicas ou as GLS, publicamente assumidas. Ela não consegue expressar a sua feminilidade da mesma forma que as mulheres dos signos de Água ou Terra, e então dificilmente se realizarão como ‘esposas e mães devotadas’! Se você busca uma ‘Amélia’, não será neste signo que a encontrará!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: