Appertizers – Cultura

24 out

 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará

Em outubro de 2011 a Bienal Internacional de Dança do Ceará chega à 8ª edição. Lançada em 1997, comemora 15 anos guiando-se por princípios e diretrizes que têm caracterizado o evento ao longo de sua existência, valorizando a multiplicidade das tendências artísticas, a descentralização das ações, o acesso democrático à programação, a formação e informação do público e dos artistas da dança, entre outras pautas de grande importância.

Categoria já tradicional na Bienal Internacional de Dança do Ceará, através da Convocatória, a Mostra Nova Cena exibirá os selecionados na edição 2011 nesta segunda-feira (24) no palco do Teatro Dragão do Mar, às 18h. No total, serão apresentados cinco espetáculos que pertencem a artistas ou companhias com até três trabalhos no currículo e cuja duração não deve ultrapassar dez minutos.

CCBJ

A 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará estende sua programação ao Centro Cultural Bom Jardim com a apresentação de três espetáculos. No dia 28 de outubro, às 18h, O Grupo de Dança do CCBJ traz para o palco do Teatro Marcus Miranda o espetáculo Rua, pontuando caminhos e possibilidades diferentes na arte de representar a dança.

Logo após, às 19h, o espetáculo Brincar de Quê? é encenado pelo Grupo Expressart e conta a história de Mariazinha, uma menina que não entende as relações humanas atuais. Com a ajuda de Zé Ciranda, encontra no brinquedo e no brincar companheirismo, compartilhamento e cooperação.

Encerrando a programação da Bienal no Centro Cultural Bom jardim, às 20h, o grupo Alysson Amâncio Cia de Dança apresenta o espetáculo Vórtices, um “ridimuín” de lembranças que investiga a memória coletiva brasileira, com foco na nordestina.

Bienal

Em outubro de 2011, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará se consolida como um dos principais eventos de dança do estado, trazendo para Fortaleza e para outras cidades espetáculos de países como Bélgica, França, Israel e Argentina, além de nomes importantes da dança no Brasil. O evento também promove ateliês, residências e seminários com coreógrafos e bailarinos, buscando ampliar o diálogo com artistas cuja produção ainda é pouco conhecida no Nordeste.

Este ano, o evento conta com obras coreográficas que se tornaram marco da produção de companhias de projeção internacional, assim como remontagens e releituras de trabalhos considerados patrimônio coreográfico da dança cênica ocidental.

A 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pela Petrobras e o BNDES, tendo como patrocinadores o Banco do Nordeste, Funarte, Caixa Econômica e Oi. O evento também conta com o apoio cultural da Oi Futuro, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. A realização é da Indústria da Dança.

Serviço: 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará – De 22 de outubro a 06 de novembro no Centro Dragão do Mar. A programação pode ser consultada no site www.bienaldedanca.com. Acesso livre. Mais informações: (85)3268.3034 e bienal@bienaldedanca.com.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: