Post Fashion

26 out

Ô marinheiro, marinheiro, oi quem te ensinou a nadar? , ou foi o tombo do navio, ou foi o balanço do mar…

 

É com esse trecho de um clássico dos Paralamas do Sucesso que eu começo nossa conversa! Vocês já devem saber que eu estou falando do estilo NAVY.

Como já sabemos foi a nossa inesquecível Gabrielle Coco Chanel quem introduziu no nosso guarda roupa esse estilo náutico com a famosa calça pantalona. O estilo tem como cores marcantes o azul marinho o vermelho e o branco. O Navy traduz o verão, pois, está ligado diretamente ao mar e a seus elementos. Ele é um clássico e combina praticamente com tudo, trás sempre recortes retos e fica mais elegante se combinado com acessórios dourados! Mas os primeiros a usarem esse estilo foram os marinheiros franceses, por isso mesmo ele é chamado de estilo náutico. Em 1820 eles usavam camisas com listras feitas de algodão tricotado que, protegiam os marujos das intempéries da natureza, tadinhos! Conta-se que o modelo com listras horizontais foi aderido pela marinha francesa ao uniforme oficial porque ficava mais fácil avistar o marinheiro caso ele caísse no mar. Que coisa!

E por falar em listras, elas tem uma história bem interessante…

As listras são consideradas uma das estampas mais antigas e também uma das mais modernas e populares! Hoje elas são usadas por todas as classes sociais, é muito fácil encontrar uma pessoa com uma peça de vestuário cheia de listras! Mas durante muitos séculos elas eram a pura representação da exclusão e da infâmia. No ocidente, até o século XV, elas eram usadas para distinguir bandidos, loucos, doentes contagiosos, pessoas que viviam à margem da sociedade cristã como carrascos, prostitutas, músicos e malabaristas. O tecido com listras era denominado na Idade Média como: O Pano do Diabo, Que medo!

Mas já no século XVIII elas começaram a ser vistas com bons olhos e então no século XX as listras entraram de vez no vestuário! Costureiros e Estilistas (modistas) começaram a incluir nas suas coleções esses tracinhos na horizontal, socializando-os, com isso hoje eles estão em todos os closets do mundo! Tenho certeza que você tem pelo menos uma peça listrada. Então usa que tá na moda!

 

Espero que tenham gostado do tema de hoje! E eu quero deixar um lembrete para vocês: Acontecerá próximo dia 19/11/11 o Fórum de inspiração na ASSINTECAL, quem quiser ainda pode se inscrever, é de graça e vale muito a pena, o tema é Verão 2012! Para se inscrever entrem no site: assintecal.org.br, nos veremos lá, bjos!!!  

Por Fernanda Aragão

Anúncios

Uma resposta to “Post Fashion”

  1. juliana 27/10/2011 às 19:40 #

    adorei,bem atual.
    sem contar que fernanda aragão se garante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: