ESTILO DE VIDA NERD

17 nov

Oi Galera Nerd! Hoje termino a saca no mundo feminino nerd e escolhi o tema Mulheres e RPG. Nada mais nerd que jogar RPG e todos nós sabemos que esse entretenimento não é mais algo só para os barbados. Existe muitas mulheres que aderiram a esse tipo de divertimento. Eu por exemplo jogo RPG a mais de 10 anos, infelizmente faz tempo que não tenho jogado, mas já joguei D&D (Meu preferido), Vampiro a Máscara (Nos primórdios, já participei até do by Night que tinha aqui em Fortaleza), Gurps Multantes e Malfeitores e Live Action.

Bem, como sempre para fazer minha matéria nerd dessa semana, andei dando uma pesquisada e descobri que o que leva geralmente uma mulher a jogar RPG a principio é namorar um jogador, mais precisamente um mestre. Esse não foi meu caso, comigo foi contrario, namorei depois de já está jogando. Quero deixar isso claro porque acredito que há outras mulheres  que nem, que entraram no RPG porque curtiram o jogo em si. Já gostava de jogo de tabuleiro e conheci o RPG porque era amiga dos amigos de meu irmão que jogava, eles me apresentaram e eu fiquei fascinada, inclusive hoje em dia meu irmão não joga mais e eu sim! rs rs rs

Não vou explicar RPG porque já saiu um post sobre isso nessa coluna, mas vou citar com base em minha pesquisa que a mulherada geralmente se identifica mais com Live Action e jogos online de RPG, mas têm muitas que jogam RPG de mesa, conclui que é raro se ter uma mestra de RPG e também se ter só mulheres em uma mesa. Se alguém que ler essa matéria, souber de uma mesa só de jogadoras, por favor comente aqui!!! Não ache que só por ser mulher a pessoa vai escolher personagens frágeis, se engana que pensa isso. A mulher como o homem vai se identificar pelo personagem devido sua própria personalidade.

Eu tenho umas coisas particulares para comentar, quando comecei a jogar era só eu de mulher no meio de 10 caras e muitas vezes virávamos a noite jogando. Imagina ai… Acho que estou imune a piadas machistas de tanto que eu ouvia e também já ouvi cada marmota do arco da velha. Ficava vermelha de vergonha no começo, depois me habituei de jeito que eu mesma já fazia piadinhas. Outra coisa, algumas namoradas entraram e saíram do jogo, eu permaneci mais até que muitos dos meninos. Quando o grupo parou de jogar, fui atrás de outro. Sou ou não sou RPGista?! Nunca joguei RPG online e nem me interesso, prefiro mesa mesmo. Já mestrei e tenho maior vontade de mestrar novamente. Já mestrei até Live Action e RPG por email, uma aventura, foi muito bacana. Comecei com personagens que mal interagiam (porque sou tímida), sempre jogo com elfo ou meio-elfo e a maioria era feiticeira, depois foi que resolvi mudar completamente e joguei com uma paladina. Hoje em dia me tornei uma jogadora carniceira, não sei porque, tenho a maior vontade de jogar com uma personagem barbara. Já quis ser homem mas meu mestre não deixava. 😦 Porque como só tinha homem no grupo, era legal que tivesse uma mulher, mulher de verdade. Já joguei com vários tipos de mestres e acho bacana alternar.

Nas minhas pesquisas acabei encontrando um outro assunto interessante também quando fui fazer esse post, todo mundo comenta sobre as namoradas que não jogam e como é complicado para se adaptar RPG e namoro, as mulheres quase sempre vão jogar para ficar perto do namorado ou acabam participado do mundo RPGista, mas ninguém nunca pensou (nem eu mesmo, admito) em mulher RPGista namorando um cara não jogador. Depois que li sobre isso pensei, certamente é mil vezes pior, porque a mulher de jogador o ver no meio de monte de caras e não ficará com ciumes, mas e o namorado da jogadora? O cara chega e ver sua namorada no meio de monte de machos uma tarde toda, já pensou? E como explicar que é amigos jogando? E como provar que caras não estão de conversa mole? Ou que ela não prefere eles a ele… complicado isso oh, só vou dizer uma coisa, acho muito difícil um cara que não joga, achar bom a namorada passar o dia rodeada de macho que ele mal conhece.

Uma característica da mulher RPGista é que ela tem mais cuidado em criar a história de seu personagem, como nos preocupamos com detalhes, fica claro o motivo. E também a interpretação é bastante importantes para elas, mas não concordo com fato de dizer que as mulheres não gostam de personagens casseteiros não, já vi muitas meninas jogando com a classe de bárbaro e guerreiro. Mas é fato que a maioria das mulheres curtem o lance de interpretação por isso elas se agradam mais de jogar Vampiro ou qualquer outro tipo de Storytelling.

Já joguei com outras mulheres na mesa e a dinâmica é a mesma, o que muda é fato das piadinhas infames diminuírem. Mas uma menina que realmente curte o jogo e não tá lá apenas para ficar perto do namorado é bacana mesmo porque ela joga com vontade. E outra coisa, não acho que caras devam forçar as namoradas a jogar não, se elas não quiserem beleza, porque quebra a dinâmica da mesa a pessoa ficar só levantando ou puxando papo.

Dessa vez não vou colocar nada além do meu texto porque falei basicamente de tudo que eu encontrei nas minhas pesquisas e o post só ficaria repetitivo, mas encontrei uma coisa que achei legal, e mesmo não concordando com tudo, vale a pena divulgar aqui. Encontrei um meme de duas RGPistas comentando os 5 motivos das mulheres não curtirem tanto o RPG. Dê uma lida ai meus filhos e me digam o que acham. Meme do Alexandre do Zona Neutra e respondido por  Elisa e a Maíra. 

Preciso agora enumerar 5 razões para mulheres serem raras em mesas de RPG.

1. Falta de companhia de outras mulheres:
Normalmente as moças têm mais amigas mulheres, se suas amigas não jogam como você vai entrar no mundo do RPG? Claro, há excessões como eu que sempre tive mais amigos que amigas. Mas no geral, moças gostam de panelinhas. (oooops… traí a classe)

2. Não estar familiarizada com regras e estilos de jogo:
Dificilmente a pessoa vai aceitar um convite logo de cara sobre algo meio nebuloso. O primeiro passo é conversar com a potencial jogadora, marcar jogos perto dela, em algum lugar que ela possa observar, mas não tenha tido a obrigação de estar lá para isso. Isso atiça a curiosidade e com certeza um pontinho de vontade ela vai ter.

3. Ser vista como a última costeleta assada do churrasco:
Mulheres gostam de se sentir desejadas e queridas, adoram elogios. Mas babar em cima dos decotes delas, alisar, vir com intimidades com quem você mal conhece – é um espanta mulher. Se você quer chamar sua amiga para jogar e na sua mesa tem um queijudo-grudento-bonzinho é bom dispensar a figura na primeira sessão da moça. Depois de se enturmar ela mesma pode dar os foras sem precisar de ajuda.

4. Conversas cifradas ou síndrome do não-estou-aqui:
Na ânsia de fazer a novata se sentir membro do grupo e não um bibelô muitos caras exageram e simplesmente ignoram a moça. Conversam de assuntos que ela está por fora, não fazem questão de explicar nada para ela, só contam piadas internas e depois se assustam por ela não querer jogar mais.

5. Hora errada, forma errada:
Muitos tentam acrescentar o personagem da jogadora novata em uma campanha já com andamento e histório. Isso é péssimo, a possibilidade de dar certo é pequena porque já existe um entrosamento natural dos outros jogadores. O ideal é inciar com uma aventura em que todos estejam começando juntos, com uma história mais curta e bem elaborada. Se seu estilo de jogo for hack-and-slash a probabilidade de agradar uma dama é muito baixa. A maioria das mulheres gosta de interpretaçãomotivaçõestramas sentimentos.Atenção: isso não é sinônimo para mestrar The Sims RPG.


Olha a delicadeza das moças

E menção honrosa para: Higiene e educação, banhos bem tomados, perfume, cabelos limpos, barbas limpas, roupas limpas, evitem arrotar e soltar gases, se forem comer, nada de campeonato para ver quem enfia mais bolachas de uma vez na boca. Esse tipo de coisas surge com intimidade (claro, que eu já participei de competição de arrotos com os amigos) e não com quem você acabou de conhecer.

Deixe um comentário

