O Que é Que Tem de Bom?

20 nov

Regata movimenta Tatajuba

Clique para Ampliar

A competição de canoas nas águas de Tatajuba

Nos próximos dias 26 e 27 deste mês, a comunidade de Tatajuba, em Camocim, no litoral Oeste do Ceará, realizará a XVII edição de sua regata ecológica de canoas. Tradicionais nas comunidades da zona costeira do Ceará, as regatas de pescadores são competições nas quais os vencedores são aqueles que demonstram maior habilidade de navegação no mar.

A competição é muito valorizada pelos moradores das praias cearenses, pois representa uma celebração da cultura dos povos do mar e a resistência frente à especulação imobiliária e a degradação ambiental vivenciados cotidianamente pelas populações costeiras. Na praia de Tatajuba, o sentimento não é diferente.

Dentro da programação da XVII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba estão previstas, além da competição tradicional, a realização de show de calouros, mini maratona, torneio de futebol, campeonato de pesca de tarrafa e shows de forró. A Rede Tucum, de turismo comunitário, está oferecendo pacotes a partir de R$ 120,00 para visitantes se hospedarem nos chalés ecológicos e participarem de toda a programação da regata.

Tatajuba é uma comunidade de pescadores e agricultores que tiveram sua vila soterrada em decorrência do caminhar de imponentes dunas. Hoje, em busca de lugares mais seguros, ocupam diferentes espaços, configurando-se em quatro vilas: Nova Tatajuba, Vila São Francisco, Baixa da Tatajuba e Vila Nova.

Duas vezes a cada dia, Nova Tatajuba é ilhada quando um braço de mar é tomado pelas águas da maré cheia. Sobre o Morro Branco, duna mais próxima do mar, a vista panorâmica da área nos tira o fôlego. Mais estonteante ainda é o pôr do sol dali, de beleza indescritível.

A comunidade possui uma histórica resistência contra a especulação imobiliária para o turismo de luxo, cuja pressão maior é resultado da sua beleza paradisíaca e a proximidade da praia de Jericoacoara. A Acomota, associação de moradores que têm atuado neste meio, vem se fortalecendo com diferentes projetos de desenvolvimento territorial, como o turismo comunitário.

Além da natureza exuberante, as histórias de vida e luta dos moradores do lugar são fortes elementos do patrimônio cultural da comunidade.

MAIS INFORMAÇÕES:
XVII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba – Camocim-CE
Quando: 26 e 27 de novembro
Contato: 3226.4154 – http://www.tucum.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: