Eu Vivo Mal Humorada

27 nov

Respeito é bom, e eu gosto!

Sei que para um domingo de manhã que eu deveria está dormindo, vou falar de assunto pouco discutido mas de tremenda importância nas relações humanas. E apenas de parecer assunto Caixa Preta, vai ser abordado aqui devido a ser um assunto que me estressa muito. Vou falar do Respeito!

O respeito minimo que devemos ter para com próximo. Ai me pergunto se é o egoísmo que faz alguém te desrespeitar? Ou se é fato de você mesmo não se dar o respeito, mas ai fica aquela dúvida, mas como alguém que não te conhece, te respeita e outra não? É a falta de educação? Afinal, o que leva alguém a passar por cima de alguém?

Vamos analisar os fato minunciosamente para que não sobre margem duvidosas ou que alguém fale que quero ter a verdade absoluta na boca,  não creio em verdades absolutas de disse me disse, mas elas existem como verdades universais por exemplo “A Terra é Redonda”, isso é que os linguistas chamam de verdade universal.

Quando dizemos amar alguém mas simplesmente não conseguimos respeitar o que ela é, o que ela escolheu para si, nesse momento você não respeita essa pessoa. Não entendo um casal onde uma das partes não respeita a escolha profissional da outra ou a religião, respeitar gente não é necessariamente aderir não, é no minimo entender o quanto aquilo é portante para alguém e deixar de criticar, soltar piadas e se possível apoiar.

Se a pessoa quer voltar a estudar, quer ser volutaria, quer ser freira, pastor, que ser músico, ator, modelo, quer ser fotografo, blogueiro, quer ser monge, dançaria, escritor, ser umbanda, espirita, filosofo, vegetariano, andarilho, mochileiro, beato, rpgista, da cruz vermelha, gari. Não importa, são escolhas de vida e devem ser respeitadas. Estamos acostumados a só valorizar o que dar muito dinheiro ou o que todo mundo faz. Ocupações convencionais. Mas ai que está o Xis da questão, tudo se baseá no valor que as pessoas dão a algo.

E vamos as questões dos valores, valores culturais, são pessoais mas como temos que conviver com outras pessoas, normalmente temos que procurar respeitar o do outro. As regras dos bons costumes manda que no minimo façamos isso. Mas porque será que ser humano consegue facilmente passar por cima dos outros sem se preocupar com que sentimentos de quem será prejudicado.

Isso acontece quando furamos a fila, quando tomamos a vez de alguém. As pessoas tendem a se achar mais importantes que outros e isso é triste. Ninguém é melhor que ninguém. Você pode está diante de mendigo e você não será melhor que ele, ou está ao lado de milionário que ele não será melhor que você. O define alguém é o que ele é e não o que tem, mas mesmo assim, esse alguém é igual a você. Com medo e anseios como você, então se não gosta de ser desprezado porque despreza?

Pense bem antes de agir ou proferir palavras preconceituosas sobre algo que outra pessoa faz, acredita, gosta… Você pode está magoando alguém que você ama profundamente. O fato é que acabamos desprezando o que é diferente de nós, mas é assim que deveríamos ser?

O desrespeito pode acontecer em qualquer lugar, e pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas só deixa marcas quando se trata de quem amamos. Sempre ouço que quem quer ser respeitado, respeita primeiro. Isso é importante tanto quanto aquele que diz, para sermos respeitado temos que  impor respeito. O pior que isso fica complicado quando se trata de irmãos, porque se seus pais não respeitam os filhos, eles crescem achando que não é necessário respeitar aquele irmão. Tenho certeza que um e outro já passou por aquela situação chata de se achar no direito de lhe trata mal porque é assim que seu pai ou mãe te trata. Não respeitam suas escolhas em casa, dai ele também não vai respeitar.

Jesus pregou o amor, mas quando ele falou isso ele também pregava o respeito ao próximo. Ele foi perseguido pelos seus ideias, sofreu e morreu na cruz, como muitos idealistas que mudaram a história, foram perseguidos e morreram por aquilo que acreditavam. Hoje todos eles são respeitados, será que é assim a forma correta de conseguir respeito? As pessoas conseguem ser bastantes cruéis com alguém se aquela pessoa está fora do padrão e isso me assusta.

Acho que temos que refletir um pouco mais sobre esse assunto. Antes de menosprezar alguém porque aquela pessoa tem outros valores, analise se era assim que você queria ser tratado, aliais tente trata-la como você gostaria de ser tratado, sem preconceito e sem piadinhas sobre as escolhas do outro. O mundo seria bem melhor se procurássemos facilitar a vida para todos. Procurássemos respeitar as outras pessoas sem que fosse necessário ser chamado atenção para isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: