O Que é Que Tem de Bom?

3 dez

Blues em Fortaleza

Em dezembro, Fortaleza será invadida por uma onda de blues, com a realização de eventos em diferentes espaços da cidade. Bom para o público e os artistas


Além dos sinos de Natal, Fortaleza vai ouvir muito blues em dezembro. Resultado da articulação entre músicos, produtores, casas de show e órgãos governamentais, surge um calendário promissor de eventos voltados ao estilo, em diferentes espaços da Capital cearense.Uma das novidades é o retorno das atividades da Casa do Blues, que neste mês ocupa o Anfiteatro Flávio Ponte, na Volta da Jurema, dentro do projeto Retratos do Vento. Criado pela Prefeitura de Fortaleza, o Retratos promove shows musicais com artistas da cena local. Nos próximos fins de semana, seis bandas e artistas de blues revezam-se no espaço, incluindo nomes como Artur Menezes, Felipe Cazaux, Puro Malte e outros.

O convite à Casa do Blues foi feito pela própria administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza – até pouco tempo sem programação para o Anfiteatro. As apresentações no Retratos, porém, não são ações isoladas, mas estão inseridas em um calendário previsto pela entidade com cerca de 40 shows em vários bairros de Fortaleza, graças ao projeto aprovado no Edital das Artes 2010 (Secultfor).

“Eu tinha a ideia de voltar com os concertos da Casa no mercado Joaquim Távora, como acontecia originalmente. Inscrevi o projeto no edital e foi selecionado. Ao mesmo tempo, o Leonardo Menezes, tecladista da Blues Label, conseguiu, por meio de emenda constitucional, uma verba da Prefeitura cujo pagamento estava previsto há uns dois anos. Com ela, ele pretendia realizar vários shows de bandas de blues pelas regionais da cidade. Conversando, resolvemos unir as duas ideias, inclusive contemplando bandas iniciantes, menos conhecidas. Conversei com o coordenador da área de música da Secultfor, Dalwton Moura, entreguei ofício justificando a modificação no projeto, que agora seria mais amplo e daria maior visibilidade aos artistas participantes”, explica a produtora da Casa do Blues, Lua Santos.

A partir daí, foi fechado o Circuito da Casa do Blues, com cerca de 40 shows previstos até agosto de 2012, todo sábado de cada mês, sempre em bairros diferentes e gratuitos, em praças, teatros e outros locais públicos. A primeira apresentação foi realizada ainda em novembro deste ano, no Cuca Che Guevara (Barra do Ceará).

A vontade da entidade era começar o Circuito pelo como mercado Joaquim Távora, onde o público se aproximou da Casa do Blues. Mas, devido às carências na estrutura do local, o retorno foi adiado. “Lá estava impraticável. Ainda em 2009, a situação já não era das melhores, principalmente em relação aos banheiros. A reforma prevista para o local ainda não aconteceu. Agora, além disso, o entorno está interditado com obras. Então, decidimos partir para outros espaços. Mas pretendemos voltar lá ainda dentro desse Circuito”, ressalta Lua.

Assim, além do Anfiteatro Flávio Ponte, a Casa já acertou apresentações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (janeiro), Centro Cultural Bom Jardim, praça do Lago Jacarey, entre outros. “Queremos encerrar o circuito no Centro, na Praça do Ferreira ou no Cine São Luiz, mas nenhum dos dois está confirmado”, adianta a produtora.

Com a realização dessa agenda de shows, a meta da Casa do Blues é dar visibilidade ao projeto e ao gênero musical e, a partir daí, conseguir financiamento público ou privado para a sede da entidade. Por três meses, eles ocuparam uma casa no bairro Benfica, cedida por terceiros. “Chegamos a montar um centro cultural lá, mas o prazo de cessão acabou. Mas como a casa não tinha estrutura para a realização de shows, decidimos sair”, explica Lua. Segundo Leonardo Menezes, a busca de patrocínios já foi iniciada. “A intenção é dar seguimento ao projeto após o circuito. As apresentações na Av. Beira-Mar vão ser uma ótima oportunidade porque é na alta estação”, complementa.

Além da edição especial de Retratos do Vento, a cena bluseira local ganha força também com a realização da primeira edição do Festival “Bora pro Blues!”, organizado por artistas iniciantes no gênero. O evento acontece neste domingo, na Brom´s Party House, Praia de Iracema, com as bandas The Blues is on the table, Malvácea Blues Band, Bluzzeria e Ovelhas Negras.

Segundo os músicos e organizadores do “Bora pro Blues!”, além de divulgar novas bandas e ampliar o público, a intenção maior é congregar todos em torno da música, em uma grande festa. Tanto que, para fechar a noite, as bandas prometem uma animada jam session. Uma nova edição do Festival já tem data confirmada, 20 de janeiro.

As quatro bandas que tocam domingo também devem se apresentar dentro do Circuito da Casa do Blues, em 2012. “Inicialmente a Casa do Blues era formada por cinco bandas: Artur Menezes, De Blues em Quando, Blues Label, Puro Malte e Felipe Cazaux. Em 2009, foram essas que se apresentaram no mercado Joaquim Távora, não havia outras. Agora o número de músicos e grupos aumento bastante, recebemos muito material de gente interessada em participar do Circuito”, conta Leonardo. “Ficamos orgulhosos disso, porque contribuímos não apenas para o aumento de público, mas de artistas, para o fomento da cena”, comemora.

O tecladista ressalta que o Ceará é o segundo maior polo de blues do Brasil. “Ainda perdemos para São Paulo, em número de bandas e locais para tocar, mas temos uma quantidade grande de eventos voltada ao gênero. Todo mundo que vem de lá ou do Rio de Janeiro, por exemplo, fica admirado com nossa cena”, vibra o músico.

Para finalizar a onda de blues que invade a cidade, o bar Arre Égua realiza todas as quintas-feiras o Jazz & Blues Arre Égua, com bandas e artistas do gênero. No último dia 1 foi a vez de Allyson dos Anjos (guitarra e voz), André dos Reis (gaita) e Felipe Cazaux e banda, com o gaitista Diogo Farias de convidado. Para ouvir guitarras até cansar.

Programação

Retratos do Vento

Hoje (3), Allysson dos Anjos e

Puro Malte

Dia 11 (domingo), Artur Menezes e

Blues Label

Dia 17/12 (sábado), De Blues em

Quando e  Felipe Cazaux

Festival Bora Pro Blues!

Dia 4/12 (domingo)

Bandas The Blues is on the table, Malvácea Blues Band, Bluzzeria e Ovelhas Negras

MAIS INFORMAÇÕES

Retratos do Vento

Shows nos dias 3, 11 e 17/12, sempre a partir das 19 horas, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema, na Av. Beira Mar). Gratuito

Bora pro Blues!

Dia 4/12, a partir das 16 horas, na Brom´s Party House (R. dos Tabajaras, 402, Praia de Iracema). Ingressos: R$ 7 (antecipado). Contato: (85) 3219.1045

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: