AMPLIFICADOR

9 dez

Um negro senta na varanda de sua casa, daquelas que parecem sobrancelhas que fazem sombra às dez da manha e às três da tarde, pega seu violão velho, cheio de marcas, com cordas de aço, põe apoiado na coxa, prepara a garganta, faz aquele bico na boca, começa a marcar o ritmo no pé e depois solta a mão. Pergunta besta: Qual estilo de música esse cara vai tocar? Outra dica? Esse cara mora no sul da América do Norte. Se você não sabe então você nunca ouviu Blues e não sabe o que já perdeu até hoje!

 

Bem galera, deixa eu me apresentar que na outra vez que postei passei longe de fazer isso! Meu nome é Átila Brasen, amo música e fui criado com ela e por ela. Desde moleque, na igreja, participava de corais infantis e talz e estava sempre ensaiando com os hinos da igreja e tudo mais.

Meus pais cantavam no coral, meus tios e tias também. Em casa, meu pai sempre tocava um violão surrado que minha mãe dera de presente pra ele quando namoravam, hehe, faz tempo hein? Pois é, comecei a tocar bateria com 10 anos, por detrás de uns óculos maiores que os tambores. Depois montei uma banda com uns amigos de infância. Durou pouco, mas foi o suficiente para sabermos que a música era muito forte. Resumindo o meu namoro eterno com a música, toquei bateria dos 10 aos 22 anos. Foi quando me convidaram pra cantar em uma banda (8itava Trilha depois conto essa história) com outros amigos de infância e adolescência.

Voltei a estudar canto e já tinha umas noções de violão na época.

Nossa… essa volta ao tempo é interessante, mas não quero que fique chata para você.=)

 

Voltando ao Blues. Esse é um ritmo que dá origem a tudo que considero como bom. Nós temos muitos mestres que começam essa maravilha de música: Charley Patton, Robert Johnson, Muddy Waters, Eric Clapton, Chuck Berry e o maior de todos o REI BB. King (esse eu ouvia muito quando garoto). Caras, confesso que não é minha praia sair olhando e pesquisando esses caras e suas letras e talz, mas quando ponho a música pra tocar… sou transportado pra realidade desses mestres. É incrível. O Blues é muito espiritual, conecta a música a alma de forma única e inconfundível. Com suas notas recheadas de acordes com sétimas (nota característica desse estilo) a música desce a níveis profundos do sentimento. O próprio blues surge em condições extremas como a escravidão e solidão. Saudades, decepções, família (principalmente falando da mãe, figura importante no blues), traições, sexo e brigas são os principais temas encarados nas letras. Mas o incrível é que esses temas podem até ser arrolados em outros estilos musicais, mas a forma como o blues encara é muito alegre e engraçado, fazendo você rir de situações tristes e chorar por situações alegres, Isso é forte!

 

Aqui em Fortaleza, rolou a semana da música, em homenagem ao dia do músico no dia 22 de novembro. A semana esteve bem recheada de programações musicais, e fui a duas: Coral de Jazz e Fórum Harmônicas Brasil , no Viva Escola de Artes e Dragão do Mar, respectivamente.

Depois de trabalhar o dia inteiro, ouvi o som da gaita rasgando meus tímpanos em plena dez horas da noite, o espírito se renovou e o corpo entrou no ritmo. O evento contou com a participação do Grupo Harmônicos (SP), Luiz Rocha (BA), Melk Rocha (SP) e Vitor Lopes (SP), entre outros, que se apresentarão com músicos cearenses e ministrarão os treinamentos. Nem preciso falar como me senti> =).]

Recomendo para quem ainda não se envolveu com o blues escutar esses caras citados acima e também o Rei B.B. king. Vocês vão se amarrar com certeza.

E só para concluir meu texto vou deixar uma dica de dois filmes pra quem curte blues e cinema: Os irmãos cara de pau (The blues Brothers) e Os irmãos cara de pau 2000 (The blues Brothers 2000). Além de serem clássicos da Sessão da Tarde, os filmes são muito engraçados e têm uma trilha sonora incrível ao som de muito blues! Sem falar na participação de Divas do Soul (Areta Franklin) e deuses do blues, como B.B. King. Espero que curtam.

Se amem, se cuidem e ninguém pode nos impedir do que somos.

Átila Brasen

Deixe um comentário

