Voxx Populi

13 dez

Tradições Natalinas

Bem N(A)tivos, como estamos chegando a mais um fim de ano e com ele chegam-se as festas e os rituais que elas contém vou falar dos rituais natalinos em minha visão pelo menos;

Especiais de Tv: Gente, tem coisa mais deprimente do que ficar nas noites de Natal assistindo os especiais? Xuxa, Robert Carlos isso se falarmos apenas de uma emissora, porque todas têm suas versões eu particularmente usava isso para fugir das conversas de família ou ficava olhando triste para aquelas fantasias que queriam me fazer crer quando minha realidade era outra. ¬¬ Viu como é deprimente?

Jantares em família: Bem, esse ritual em especial é algo quase sagrado entre a sociedade, natal se passa com a família, mas ai não conta o SEU conceito de família, mas o conceito da sua mãe, a minha por exemplo, acha que família inclui tias, tios e primos. O meu vai até meus pais e irmãos, isso por si só já gera um conflito de interesses; ai para burlar as partes enfadonhas eu sempre faço amizades com o resto da rua e saio em visitas gastronômicas pelas casas, é prático, me deixa feliz por rever os amigos e ainda é vantajoso. É o dia que mais me saboreio com as receitas natalinas.

Amigos secretos: Caraca! essa é a tentativa de socialização em ambientes que menos tem chance de dar certo, imagina você tendo que falar bem e presentear aquele parente que nunca viu, a namorada do primo que não sabe nem quem é, o “amigo” de trabalho que passou o ano te ferrando, isso misturado com álcool e uma sensação de que você pode falar o que quiser afinal é fim de ano… sem chance disso sair bem.

Musicas natalina: Cantem comigo: Então é natal! Detesto essa música, ouvi tanto que mesmo sem ser profissional da área conseguiria colocar ela em todos os ritmos possíveis ¬¬, parece que as pessoas recebem um CD do governo com as mesmas músicas para essas ocasiões, o melhor nesse caso é as velhas músicas do seu celular, mas como isso seria má educação fique longe do som e mais próximos das pessoas tentando encaminhar uma conversa agradável pelo menos até o nível etílico da festa não subir ao limite do insustentável.

Presentes: Bicho é o seguinte, não tem jeito de se acertar na compra de presentes para a família porque normalmente é uma família que você não conhece, como é que a sua vó que lhe vê uma vez por ano vai saber que sua banda favorita é Rage Against the Machine e que você não usa meias com bichinhos, pô dá um desconto para ela. Ponha na sua cabeça que presentes de fim de ano têm que ser neutros e bem aceitos, roupas, perfumes e artigos pessoais só se você conhecer a vítima… Digo o presenteado.

Religiosidade e consumismo extremo: Nessa época vamos de Jesus a Papai Noel em um passe de mágica, creio que isso acontece porque já lhes disse que isso é que nem uma extensão do dia das mães, elas que mandam, isso faz com que antes de jantar tenhamos que fazer oração desejando um bom Natal e um fim de ano maravilhoso e num sei mais o que em nome de uma religião que é da mãe e não da maioria, mas acho que não faz mau você desejar coisas boas as pessoas, desde que sejam no mínimos sinceras, né?

Bem, não é que não goste dessas tradições, pelo menos de algumas, mas quis por aqui a minha visão realista delas, quem sabe alguns de vocês concordem comigo outros me achem insensível e sem coração no final o que importa é que não deixem de lado a regra numero um do natal : Fazer a mãe da gente feliz, aposto que são os bons pensamentos dela que nos livram de coisas ruins ao longo do ano, para os que já perderam a mãe, passe com quem lhe orienta nessa vida, todos temos alguém.

Raquel Dias ¬¬: Desejando um FELIZ NATAL a todos.

Uma resposta to “Voxx Populi”

  1. N(A)tiva 14/12/2011 às 18:28 #

    Adorei como sempre seu post dessa semana, tudo haver com a época. Parabéns amiga e quero muito te abraça no evento desse sábado. beijos

Deixe um comentário

