ESTILO DE VIDA NERD

5 jan

Galera nerd, esse ano resolvi me aprofundar nos assuntos nerds mesmo os que eu não tenho muita intimidade, é bom que eu aprendo. Esse post de hoje resolvi falar sobre um desses assuntos, “Desenhos Japoneses” ou Anime que o termo correto! Não que eu não curta, desde criança que gosto de alguns, mas não todos e deixei de acompanhar faz tempinho já. Mas em uma reunião de fim de ano com amigos nerds esse assunto veio em pauta e vi o quanto os meninos são fascinados nisso. Então mãos a obra, na verdade vou falar mesmo é de tipos de series de animes, aqueles tipo Dragão Boll Z, Pokémon, Pirata Do Espaço e Sakura Card Captors.

E você fica se perguntando se não são tudo a mesma coisa, eu te respondo, não. Cada um ai representa um estilo diferente e é disso que vou falar agora. Uma pessoa pode gostar só de um tipo, mas tem gente que não está nem ai para isso e gosta de todos. Eu descobri que na maioria não curto o estilo que a Sakura Card Captors tem por exemplo ou Pokémon. Mas fora isso, gosto de vários só não acompanho mais como antes. Por que na verdade nem vejo muita tv hoje em dia, mas não fiz esse texto para falar de mim. Vou começar a explicar cada um.

Vamos começar pelo Shonen (detalhe: esses estilos também são nomeados assim no manga, que é o quadrinho japones, é a mesma coisa) é o gênero de maior tiragem no mercado editorial do Japão. Em suas histórias predomina-se os traços mais fortes e bem detalhados. Cenas de violência, situações maliciosas, erotismo leve e nudez também são explorados. A combinação de ação e romance com um toque de sensualidade é uma técnica muito utilizada por este gênero. Quando eu comecei a escrever essa matéria pensei que ia dar todos estilos aqui num só post, que nada. Então vocês ficam com Shonen e semana que vem coloco os outros estilos. E confesso que curto mais esse estilo. Alguns dos animes indicados aqui eu não conhecia, valeu a pena fazer a matéria. E no final coloquei um que não é anime, mas o manga é muito bom! Existem muitos outros, com tempo vou falar de mais. 😉

Vocês já identificaram que anime cabem aqui? Pode deixar que eu indico para vocês.

Dragon Ball é uma saga criada por Akira Toriyama contendo mangás, animes, jogos de videogame, filmes e produtos relacionados. O anime se divide em 3 séries: Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT (a única que não foi produzida por Akira Toriyama).

Estas séries mostram a busca pelas Esferas do Dragão (Dragon Balls), capazes de realizar qualquer desejo, sendo por isso procuradas e disputadas por pessoas de todo universo.

Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma das séries que mais ajudaram a tornar os animes populares no mundo todo e foi a principal responsável pela divulgação dos animes no Brasil. A série conta a história de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikie jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa Athena.

Yu Yu Hakusho conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai.

Ao retornar à vida na Terra, descobre que uma condição para o seu retorno era a de se tornar um Detetive Espiritual. Devendo se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.

Samurai X (ou Rurouni Kenshin – Meiji Kenkaku Romantan) é uma série de mangá  criado pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptado em anime.

A série, ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, conta a história de Kenshin Himura um pacifico espadachim que prometeu nunca mais matar. Entretanto, seu passado como retalhador a serviço da Ishin Shishi fará o jovem Himura bradar novamente sua espada contra velhos e novos inimigos.

Shurato – Shurato Hidaka e Gai Kuroki são dois melhores amigos de infância e opostos um do outro em aparência e personalidade. Enquanto lutavam um contra o outro na final de um torneio de artes marciais, eles são subitamente encobertos por uma misteriosa luz e transportados para um lugar paralelo, o Mundo Celestial, onde a tecnologia moderna não existe e, ao invés disso, as pessoas dependem de seus Souma, uma forma de energia espiritual.

Os dois amigos agora estão em lados opostos da guerra pela dominação do Mundo Celestial. O Anime Shurato tem como base as mitologias budista e hinduísta, seguindo quase que a risca a última.

Golden Boy é uma série de mangá escrita por Tatsuya Egawa, sobre um jovem de 25 anos chamado Oe Kintaro, que viaja pelo Japão em sua bicicleta. O mangá foi originalmente serializado na revista Super Jump da Shueisha, em 1992. Recebeu adaptação para anime, no formato OVA com 6 episódios, produzidos pela Shueisha em conjunto com a KSS em 1995.

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, Golden Boy é um anime engraçado.

Hunter X Hunter chega no outono 2011 como uma das grandes promessas, principalmente por se tratar da segunda adaptação para animação do consagrado (apesar dos pesares) manga da Shonen Jump de Yoshihiro Togashi. Lançado desde 1998, o quadrinho já conta com 29 volumes encadernados.

Gon Freecss é um agitado garoto que mora na Ilha Baleia com sua ”tia” Mito depois que seu pai o deixou para virar um Hunter – pessoas com grandes habilidades que caçam monstros ou valiosos tesouros. Aos 12 anos Gon finalmente consegue convencer Mito a deixá-lo partir para fazer o teste para virar um Hunter e procurar o pai desaparecido.

Patrulha Estelar – Encouraçado Espacial Yamato (Star Blazers) 

Este desenho marcou uma geração de crianças com suas aventuras e é lembrado com saudades por todos aqueles que acompanharam a saga na TV Manchete (Clube da Criança) nos anos de 83 e 84.

No Brasil foram apresentadas somente a segunda e terceira temporadas apesar da saga ser composta de 3 temporadas além de 5 filmes longa metragem.

Patrulha Estelar, que é o nome dado ao grupo de tripulantes da Argo (Yamato), teve 26 episódios em cada temporada, foi dublado pela Herbert Richards (RJ) e tinha uma trilha sonora fantástica e envolvente !

Full Metal Alchemist conta a história de dois irmãos: Edward e Alphonse Elric, eles tentam recuperar seus corpos, já que os perderam na tentativa de ressuscitar sua mãe, que morrera misteriosamente quando eles haviam 8 e 7 anos. Edward e Alphonse moravam com sua mãe apenas, já que seu pai fora embora para se alistar ao exército como alquimista nacional. Eles começaram a estudar alquimia com os livros de seu pai, assim faziam sua mãe feliz, pois ela sempre se lembrava do pai deles. Quando tentaram reviver sua mãe, algo deu errado e Edward perdeu parte de sua perna esquerda e Alphonse o corpo todo, para salvar a alma de Alphonse, Edward trocou seu braço direito e o colocou em uma armadura mecânica. Após o incidente o Tenente Coronel Roy Mustanq apareceu na casa deles e ficou impressionado por terem sobrevivido à alquimia humana e chamou Edward para se tornar um alquimista nacional, Edward passou aos 12 anos no teste de Alquimia nacional e recebeu o título de Full Metal Alchemist. Três anos depois nossa história começa pra valer, Edward agora com 15 anos e Alphonse com 14 anos, na busca deles pela Pedra Filosofal, uma pedra que pode criar objetos do nada, que Edward acredita que possa trazer seus corpos de volta.

 

Naruto – a adaptação para animê de Naruto contou com 220 episódios exibidos semanalmente entre 3 de outubro de 2002 e 8 de fevereiro de 2007 pela TV Tokyo, finalizando com nove temporadas, correspondente a primeira parte do mangá (ou “parte 1”). No Brasil, a série estreou em 1 de janeiro de 2007 pelo Cartoon Network, na edição norte-americana da licensiadora VIZ Media. Meses depois a série começou a ser exibida pelo SBT em 2 de julho de 2007. Foi exibida pelo Cartoon Network durante quatro anos, encerrando em 18 de abril de 2011

Mushishi – A história gira em torno dos Mushis (“Mushi”, uma palavra japonesa para inseto), criaturas que possuem poderes sobrenaturais. Mushis são descritos como sendo a essência da vida, sendo as criaturas mais básicas e puras. A maioria dos humanos comuns não podem ver ou sentir sua presença. Poucos possuem essa a capacidade. O protagonista Ginko, um caçador de Mushis (Mushishi) viaja de lugar a lugar no japão feudal, em busca de Mushis que estejam causando problemas aos humanos.

Mushishi é uma série de mangá e anime de fantasia histórica. O mangá original é desenhado por Yuki Yoshiyama sob o pseudônimo de Yuki Urushibara. Ao todo foram publicados 35 capítulos na revista mensal Afternoon, compilados em 7 volumes no Japão. O anime foi dirigido por Hiroshi Nagahama, com 26 episódios. A série usou algumas técnicas incomuns para um anime, pois cada episódio possui uma história distinta. Na quinta edição do Tokyo Anime Award, no evento Tokyo International Anime Fair, em 2006, Mushishi foi premiado nas categorias de Série Televisiva e Melhor Direção de Arte (Takeshi Waki), Mushishi foi premiado também pela comunidade animê, ganhador de melhor história e fantasia de 2006 pelo site AnimeReactor.com Também foi produzido um longa-metragem live-action baseado em Mushishi em 2006, dirijido por Katsuhiro Otomo (famoso por criar Akira). O filme teve uma premiere mundial no 2006 Venice Film Festival.

Gakuen Mokushiroku – Highschool of the Dead – 

O mangá é escrito por Daisuke Sato e ilustrado por Shoji Sato e começou a ser publicado em setembro de 2006 na revista japonesa Dragon Age da Kadokawa Shoten. Os capítulos são mensais, atualmente já possui 6 volumes encadernados que contam com os capítulos 1 a 28.
Em fevereiro de 2010 a revista japonesa Monthly Dragon Age anunciou que o mangá Gakuen Mokushiroku Highschool of the Dead teria uma adaptação para anime. O anime foi produzido pelo estúdio Madhouse, com direção de Tetsuro Araki. A série começou a ser exibida na emissora japonesa AT-X em 05 de julho de 2010 e dias depois retransmitida em sete outras emissoras japonesas. Sua transmissão terminou em 20 de setembro de 2010 com 12 episódios ao todo. Cada episódio do anime possui uma própria música de encerramento. Todas as músicas de encerramento são cantadas por Kurosaki Maon.Os episódios da série então sendo lançados em DVD e Blu-Ray.

Numa manhã comum tudo acontecia normal como em qualquer outro dia.Do telhado, Komuro Takashi, o personagem principal, observa um estranho acontecimento nos portões do colégio: um homem suspeito está causando confusão. Um dos professores ao tentar expulsá-lo, acaba sendo mordido pelo homem suspeito e em meio a gritos de desespero dos outros professores ele se levanta, porém agora ele é um zumbi. Ele então começa a atacar os outros professores que estavam com ele. Vendo isso, Takashi corre de volta para dentro do colégio e se une junto com sua amiga Miyamoto Rei e o namorado dela Igou Hisashi do qual é o melhor amigo. Agora o colégio já está infestado de professores e outros colegiais zumbis.

Battle Royale (バトル・ロワイアル Batoru Rowaiaru) é um livro de Koushun Takamipublicado no Japão em Abril de 1999, tornando-se um dos mais vendidos e controversos romances no país. O livro foi mais tarde adaptado ao cinema num filme igualmente popular e controverso (originando ainda uma continuação: Batoru Rowaiaru 2: Chinkonka / Battle Royale II) realizado por Kinji Fukasaku e estreado a 16 de dezembro de 2000. Foi ainda criada uma adaptação para mangá em 15 tomos. (Esse mesmo não tendo virado anime, resolvi colocar por conta de ser manga muito bacana e virou filme né?)

Uma ilha deserta, um grupo de adolescentes, um programa de TV patrocinado pelo governo japonês, um único objetivo: matar uns aos outros até que sobreviva apenas um dos adolescentes. Todos os liceus japoneses participam desse mortal e secreto sorteio promovido pelo governo, e se depois de um determinado tempo houver mais de um sobrevivente, todos são mortos. Cada garoto recebe um artefato aleatório que pode ajudá-lo na carnificina: uma pistola, uma foice, um colete à prova de balas, um radar ou mesmo uma tampa de panela. As regras são simples: apenas um pode sobreviver; todos os estudantes têm uma ração de comida, uma arma e um mapa da ilha; todos os estudantes usarão um colar explosivo que pode monitorá-los pela ilha; todos os estudantes são livres para se movimentarem pela ilha, exceto nas “zonas de risco”, que podem mudar de lugar regularmente; se existir mais de um sobrevivente até o fim da partida, todos os colares explosivos explodirão. Os conflitos em Battle Royale não se resumem às batalhas e assassinatos, mas também a questões afetivas e éticas – namorado contra namorada, amigo de infância contra amigo de infância, e a pergunta mais necessária: o quão longe você iria para garantir a própria vida? Tanto a versão em mangá quanto a versão cinematográfica de Battle Royale foram extremamente polêmicas no Japão pela sua violência explícita. Mas BR é mais que isso: uma história sobre dúvidas e certezas, onde as escolhas estão além do bem ou do mal.

Anúncios

Uma resposta to “ESTILO DE VIDA NERD”

Trackbacks/Pingbacks

  1. ESTILO DE VIDA NERD « - 13/04/2012

    […] II realizado por Kinji Fukasaku e estreado a 16 de dezembro de 2000. Já havia comentando do filme mas hoje vou falar do mangá e aprofundar mais sobre o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: