Eu Vivo Mal Humorada

17 jan

Lei do Silêncio

A gente não imagina como o silêncio é importante até sentir falta dele, como tudo na vida se pensarmos bem; afinal só nos damos conta das coisas quando sentimos  o quão elas fazem falta na nossa vida. E o silencio é algo necessário para acalmar nossa alma, nos dar paz, já imaginou um local de oração zuadento? Impossível fazer uma prece com pessoas ouvindo música ou conversando alto. E ler então? Tem como imaginar uma biblioteca com barulho?? E hospital? Como um doente repousaria? E nós sabemos que em nossa casa fazemos tudo isso e muito mais que requer silêncio. Será que nosso vizinho é tão chato quando pede para abaixar a música depois das 10 da noite? É sobre esse assunto que quero falar no Eu Vivo Mal Humorada.

O que é a “Lei do Silêncio”

A lei 13.711/06, que foi aprovada em 2006 pela Assembléia, estabelece que das 6h da manhã às 22h da noite, o limite é de 70 decibéis – volume compatível com o barulho do tráfego de carros, nos horários de pico. Das 22h da noite às 6h da manhã, o limite cai para 60 decibéis, o equivalente ao som de uma conversa normal num restaurante. Se o som chegar a 85 decibéis, é considerado crime ambiental e o infrator pode pagar multa de R$ 3.921,00. O telefone para denúncias é o 190.

Agora eu lhes pergunto, será que essa lei é respeitada? Eu tenho certeza que não, aliais tenho experiencia. Se for na casa de um vizinho civil, até acredito que seja mas se for na casa de alguém da que tem as costas quentes já tenho certeza que não é, ou se for em estabelecimentos que pagam propina ai que não é mesmo. Já falamos aqui sobre esse lance de corrupção que a gente costuma chamar só os políticos mas que na verdade somos todos nós que aceitamos agir com jeitinho brasileiro.

Sabe o que me deixa mais mal humorada sobre esse assunto, além de você não ter paz! Você muitas vezes é submetido a ouvir algo que você não gosta num momento que você não quer. E para mim isso é uma violência. Também já foi falando nessa coluna mesmo sobre as pessoas que não usam fone de ouvido no coletivos, que é uma puta falta de educação, da mesma forma que é uma falta de educação, poluição sonora e violência você obrigar pessoas a ouvirem suas músicas. Tô parecendo uma velha chata, né?! Mas deixa primeiro eu me posicionar, é seguinte, uma coisa é você fazer uma festa em casa uma vez na vida em horário adequado com som alto no nível normal. Outra coisa é todo santo dia ter som alto até de madrugada na tua porta. Ai meu filho, não tem cão que aguente. Mesmo você sendo dono de bar, tem que haver bom senso!

Infelizmente não vivemos como eremitas e por ter que conviver as pessoas podiam se colocar no lugar das outras as vezes. Moro vizinho ao bar, e imagino que não seja só eu que passe por isso, mas o dono aqui além de colocar música todo dia a noite, coloca durante o dia também. Ainda bem que durante o dia é baixo. Mas cara, dia de sábado vai até as 4 horas da manhã com direito a bêbados falando alto na nossa calçada. E nem adianta ligar para o 190, vocês já sabem porque. Bom, infelizmente aqui é assim, ainda bem que nem todo lugar tem disso. 🙂

Sinceramente preciso dizer algo a vocês, antes de colocar som alto em horário inapropriado e dia inapropriado também (meio da semana), e reclamar depois do vizinho que ligou para policia ou que veio pedir para baixar o som, vamos pensar o seguinte: Será que ele não está estudando para uma prova? Ou orando ou até mesmo descansando porque está doente? Será que ele não tem filho bebe em casa? Será que ele não está tentando ver tv? Conversar com a família ou mesmo dormir? Se coloque no lugar dele? Mesmo nos fim de semana o dia inteiro ouvindo música alta cansa a cabeça de qualquer um. As pessoas costumam ser muito egoístas, mas não sabem viver sozinhas e isso para mim é paradoxo. Tem uma frase que costumo dizer, Pimenta no Olhos dos Outros é Refresco! E é mesmo!! Muito fácil você criticar alguém mas ninguém que se por no lugar antes. Mas se fosse na tua casa que tivesse incomodando num instante você mesmo pediria para baixar o som.

Depois do que eu tenho passado quase todos os dias, tenho verdadeira veneração pelo silêncio, com ele podemos ouvir nossos pensamentos e refletir, além de descansar a cabeça de um dia cheio e estressante. Por isso que dizer que o Silêncio Vale Ouro, claro que essa expressão serve para guardar segredo e isso também é importante. Sabe o que é legal?! Todos os dias você descansar  em silêncio, sozinho, tipo meditando mesmo, além de acabar com estresse dar uma paz interior, dez minutos está de bom tamanho. Vou novamente insistir nisso, o que falta ao ser humano hoje em dia para que possamos conviver melhor, menos egoismo e mais consciência misturada com bom censo. Isso faria um bem danado a todos nós!

Meditar 10 minutos em silêncio todos os dias! Confira um passo-a-passo simples:

 

  • 1. Reserve um tempo e um lugar calmo. Certifique-se que não será incomodado ou interrompido.
  • 2. Sente-se com a coluna ereta, para a melhor circulação de energia, e também para não dormir. Este é um exercício que traz sua consciência para o agora.
  • 3. Feche os olhos respire profundamente 3 vezes, relaxe seu corpo e acomode-o confortavelmente sentado. Mantenha a atenção na sua respiração, no ar novo que entra (e como entra) e no ar velho que sai (e como sai). Reflita sobre as sensações trazidas e mantenha todo o tempo sua mente ocupada com esta tarefa.
  • 4. Logo nas primeiras experiências você deve encontrar dificuldade em domar o mental, que não costuma parar de interferir logo de inicio. Comigo também é assim, não desista! Afinal quem manda aí dentro, você ou sua mente desordenada?
  • 5. Faça isso sempre quando acordar e quando for dormir e finalize com uma boa afirmação para começar o dia:”Eu acredito que o decorrer de meu dia será suave e repleto de boas concretizações”. E para a noite, sugiro: “Agradeço tudo que aprendi hoje e me entrego a um sono profundo, restaurador que me prepara para as atividades do próximo dia.”
Uma resposta to “Eu Vivo Mal Humorada”

  1. GILMAR Nunes 30/06/2016 às 00:17 #

    Somos fabricante de esquadrias acústicas e convencionais. .

    Estou à disposição

    Fone: (11)941964302///970207575

    tecnico em acustica.
    GILMAR NUNES

Deixe um comentário

