Post Fashion

18 jan

Olá amigos Nativos, hoje eu estava lendo um livro do João Braga que tem por título: História da moda, uma narrativa, e resolvi escrever sobre algumas curiosidades da história da moda que vão da Idade Média a Belle Époque.

No livro tem uma parte que fala sobre a parte inferior da vestimenta masculina no período do Renascimento; eram duas pernas de calça unidas por um suporte que cobria o órgão sexual e esse suporte tinha “efeito visual erótico” e era chamado em português de porta-pênis, ele evidenciava a masculinidade. QUE MEDA!!!

Ainda nesse mesmo período passou-se a usar uma gola chamada de Rufo que parecia uma roda em volta do pescoço, feita de tecido fino era toda engomada e com efeito, quanto maior o Rufo maior as condições financeiras do cidadão na época.

Outra coisa muito usada eram as Landsknecht,  ou talhadas no português. Era assim, usava-se uma camisa por baixo da outra e a de cima era cheia de aberturas para que a de baixo aparecesse, também era usado em calções masculinos. Eu imagino essa moda hoje, se você souber fazer direitinho fica bem legal!!!

As mulheres europeias da época do renascimento costumavam evidenciar a testa para mostrar sinal de inteligência e para isso acabavam raspando os cabelos para aumentar a testa. Loucura!

Já no período Barroco de Luís XIV, o homem que não usasse peruca era considerado deselegante; ele dispunha de gravatas de renda, meias de seda tecidos de veludo e brocados, ou seja, o homem era bem sofisticado e vaidoso também, mas não dispensava seu pequeno bigode!

Olha que legal, as mulheres usavam pintas chamadas de Mouches de beauté ou moscas de beleza, eram feitas de seda na cor preta em diversas formas de corações a grandes sóis!

No período do Rococó os penteados ganharam um pó branco e eram chamados de penteados empoados, tanto para homens quanto para mulheres, além disso os homens usavam dois laços de fita de seda pretos para amarrar os cabelos.

E os penteados da época de Luís XVI, foram enfeitados com tudo que eles tinham ao alcance desde borboletas passando por cestas de frutas até miniatura de caravelas, a cabeça devia doer demais, enfim, o preço da vaidade!

Já no período do império o imperador proibiu as mulheres de repetirem os vestidos publicamente, é claro que ele estava querendo aumentar o consumo têxtil e reposicionar a França como divulgadora de moda.

Nessa mesma época as mulheres aderiram ao penteado que se chamava cabelo à ventania, ou seja, cabelos intencionalmente despenteados, hoje muita gente usa esse tipo de penteado, é só prestar atenção, eu só não sei se é intencional também!

E enfim no período da Belle Époque as mulheres tiravam as costelas flutuantes para tentar ficar com 40cm de cintura, o famoso corpo ampulheta e não estavam nem ai pra sua saúde, Deus me livre, prefiro ser quadrada a tirar minhas costelinhas!

Parecem bobagens mas isso tudo aconteceu de fato, bem a moda tem dessas coisas! Bjosssssssss

Anúncios

2 Respostas to “Post Fashion”

  1. Angélica Costa 18/01/2012 às 23:53 #

    Curioso tudo isso…bacana 😉

  2. Rafael Dellano 18/01/2012 às 19:54 #

    Só lembro das aulas da Jesus rsrs, ela explicava tudo e a gente não acompanhava nada usahsuahush… saudade dela. parabéns Fê, arrasou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: