Cultura de Bolso

28 jan

Saiba como tirar visto para viajar aos Estados Unidos

 Nova Iorque é um dos destinos mais cobiçados entre os turistas brasileiros que viajam para os Estados Unidos

 

O sonho de viajar para os Estados Unidos obriga o turista a enfrentar muita burocracia e uma longa espera. Mas o presidente dos EUA, Barack Obama, percebeu no Brasil, assim como na China, um grande potencial para alavancar a economia do país por meio do turismo. Neste mês de janeiro, ele anunciou mudanças que prometem facilitar a vida do brasileiro na hora de tirar um visto.

Usando o parque temático Disneyworld, no estado da Flórida, como cenário para o pronunciamento, ele anunciou que Brasil e China seriam prioridades para tornar os Estados Unidos o maior destino de turismo do mundo.

Segundo o presidente norte-americano, o objetivo é acelerar em 40% a capacidade de emitir vistos para estes dois países neste ano. A meta é garantir que 80% dos solicitantes sejam entrevistados até três semanas após solicitarem a entrevista.

A Casa Branca criou uma força-tarefa que tem 90 dias para entregar ao presidente uma Estratégia Nacional de Viagem e Turismo, que vai detalhar a implementação do projeto-piloto. A entrevista será dispensada aos turistas que desejam apenas renovar o visto e não representam risco. Nos demais casos, a dispensa dependerá de uma avaliação individual.

Segundo a assessoria de comunicação do Consulado dos Estados Unidos em Pernambuco, até agora, ainda não há informações de como ou quando serão realizadas as mudanças. Portanto, quem deseja viajar ainda está submetido aos mesmos métodos para tirar o visto norte-americano. O POVO traz hoje uma série de dicas para ajudá-lo no difícil processo de chegar à terra do Tio Sam.

Quanto custa

Para obter o visto norte-americano, alguns custos estão envolvidos. Além de ser necessário viajar até o Recife, o candidato inicia o processo pagando uma taxa de R$ 38 para agendar a entrevista no Consulado. É preciso desembolsar ainda a taxa de solicitação de visto, que deverá ser paga numa agência Citibank e custa U$ 140 – verifique a cotação do dia para fazer a conversão em reais.

Como o candidato não recebe o visto no dia da entrevista, no Consulado, ele receberá o documento pelos Correios, via SEDEX. Neste caso, é necessário pagar a taxa de postagem, que varia de acordo com o endereço do candidato. O processo para tirar o visto norte-americano é burocrático, mas, uma vez obtido, tem validade de dez anos.

ENTENDA A NOTÍCIA

Os Estados Unidos, que não conseguem sair de uma crise econômica que se arrasta há anos, decidiram facilitar a ida de brasileiros para o país. Entretanto, as mudanças ainda não foram oficializadas pelo governo norte-americano.

Serviço

Consulado dos Estados Unidos no Recife
Onde: Rua Gonçalves Maia, 163 Boa Vista.
CEP:50070-060 – Recife, PE
Telefone: (81) 3416-3096
Fax: ((81) 3231-1906

O Povo por Lucinthya Gomes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: