Appetizers – Cultura

29 jan

Fiquei maluca quando soube que tema desse ano do SANA era zumbi! Show, pena que não deu para ir e fiquei sabendo de ultima hora, dai… 😦 Mas para quem pode hoje tem mais um dia no SANA!

Otakus, geeks, gamers, cosplayers. Para quem não é desse universo e tropeça numa reunião desse termos, fica perdido num mundo que é de tantos, mas não dele. O 5º Sana Fest, terceiro maior evento de cultura nipônica no Brasil, reúne não só 30 mil pessoas que conhecem intimamente o significado de cada uma das palavras, mas outras tantas que se definem como uma ou outra das mesmas. No Centro de Convenções, e além dos espaços tradicionais para quem curte animes, mangás ou videogames, abriga também a primeira edição da Comic Con Fortaleza – versão cearense da maior convenção de quadrinhos do mundo.

Para quem não sabe, vamos lá. “Otaku” é, em geral, aquele que acompanha e tem interesse na cultura japonesa e mais especificamente mangás (quadrinhos nipônicos) e animes (desenhos orientais). Já o termo “geek” vive em processo constante de mudança, mas é identificado como aquele indivíduo interessado em tecnologia e jogos (eletrônicos ou de tabuleiro). “Gamers”, por sua vez, é o mais óbvio e aponta para o geek com interesse restrito aos videgames. Cosplayers são aqueles que fazem cosplay – termo que vem do inglês costume play e se refere à prática de se travestir como uma personagem, em geral ficcional e frequentemente de animes.

Promovido pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), o 5º Sana Fest tem como destaques seus tradicionais eventos, que incluem concursos de cosplay e dança, desfiles de moda, feira de videogames atuais e retrô, a presença de dubladores de personagens como Hyoga (Cavaleiros do Zodíaco) e Botan (Yuyu Hakusho). Fechando as duas noites do evento, o cantor Eizo Sakamoto e sua banda Animetal trazem um gostinho do heavy metal autenticamente nipônico.

Comic Con

Foi na busca por manter o caráter de ineditismo a cada ano que o Sana Fest conseguiu abrigar o selo Comic Con entre seus destaques. Os coordenadores tiveram a ideia de fazer uma área nerd e chamar de Comic Con. A ideia era começar pequeno e desembocar em algo maior no futuro, mas com o aceite do desenhista Al Rio, conhecido por seus trabalhos com as grandes editoras de quadrinhos americanas, como Marvel e DC Comics, o evento já começa a toda velocidade. O destaque são os encontros promovidos por fãs, como os das franquias Harry Potter, Crepúsculo e The Walking Dead, que ocorrem nesse ano.

Sana Fest 2012

Quando: Hoje, 29 de janeiro.

Onde: Centro de Convenções do Ceará (Av. Washington Soares, 1141 – Água Fria).

Horário: De 9h às 20h.

Ingressos: Individual (sábado ou domingo) – R$ 18; Combo (sábado e domingo) – R$ 25.

Obs.: Na compra de um ingresso combo, você concorre ao sorteio de um Playstation 3.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: