ESTILO DE VIDA NERD

2 fev

Igual as minhas capas!

Vou falar de quadrinho hoje, sobre Os Livros da Magia, de Neil Gaiman. Mesmo quem não conheça o Tim Hunter, com certeza conhece o autor do Sandman, outra obra do Neil Gaiman, suas história sempre tem um quer de ocultismo. Então quem não conhece, vai gostar muito depois de ler.

Ganhei esse quadrinho já faz um tempinho e gostei de cara porque adoro o assunto, mas o interessante são as referencias do autor e como ele conduz a história. Misturando alguns elementos reais e ficcionais. Quem ver Os Livros da Magia vai levar um susto e pensar que o personagem imita o Harry Potter por conta da aparecia, mas vocês que não conhecem a história saibam que o Neil Gaiman criou esse personagem antes da J.K.Rowling sonhar em escrever A Pedra Filosofal. Afinal o quadrinho foi criado a 10 anos antes! E tem mais o próprio autor diz que ela não plagiou ele, então a coincidência é que personagem se parecem mesmo fisicamente, mas fica só por ai. Eu mesmo também critiquei a J.K. achando que ela tinha feito isso, mas depois que li as afirmações dele, desistir de pensar assim.

O próprio Neil Gaiman declarou numa entrevista que não acreditava que Rowling tivesse o plagiado ao criar seu personagem. Ele a defendeu dizendo que “o arquétipo do jovem feiticeiro tem vários outros precedentes na literatura”. Viu ai?! Como contestar depois disso?

Que linda essa edição capa dura

Os Livros da Magia é uma revista de histórias em quadrinhos do selo Vertigo (a divisão de histórias para leitores maduros da DC Comics) e surgiram primeiro como uma mini-série escrita por Neil Gaiman dividida em quatro revistas. Cada revista foi desenhada por um artista diferente (em ordem, John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson). Mais tarde tornou-se uma primeira série regular (que foi publicada no Brasil pela Editora Abril como parte do Almanaque Vertigo), outras mini-séries e uma segunda série regular começaram em setembro de 2004.

Sobre o que se trata a história:

No primeiro arco das histórias de Tim Hunter, escrito pelo célebre Neil Gaiman, o mundo da magia lhe é apresentado em todos os seus aspectos por seus misteriosos tutores.

Na primeira revista, o Vingador Fantasma leva Timothy numa viagem ao passado, mostrando a história do sobrenatural desde o princípio do universo até os tempos atuais. Nos tempos passados, Tim fica conhecendo a vida de vários magos e tem a oportunidade de ver a que fim a magia os levou. E o desfecho de todas essas histórias é trágico: a imersão de Atlântida, as bruxas perseguidas pela Inquisição e a triste história de Merlim que mesmo sabendo que sua paixão por Nimueh levará a sua morte, não tem escolha senão continuar o caminho que levará a esse futuro.

Na segunda revista, John Constantine o leva para Nova York e outras cidades dos EUA para conhecer outros magos que habitam a Terra no presente. A maioria desses é formada por homens (e outras criaturas) sombrios e cruéis. A grande exceção é a amiga de Constantine, Zatanna (que também é a filha do mago Zatara, cuja história triste Tim presenciou em sua viagem ao passado). Durante o desenrolar desse capítulo um antigo personagem da DC, Deadman, faz várias pequenas aparições para auxiliar Tim. Ele é um fantasma que em cada aparição possui um corpo para poder falar com Tim.

Na terceira revista, o Doutor Oculto e seu alter-ego feminino Rose guiam Timothy por uma viagem aos outros mundos. Céu e Inferno são mostrados, assim como vários outros mundos (inclusive o Sonhar, reino habitado por Sandman, mas o enfoque da revista fica principalmente sobre o mundo de Arcádia, que é onde moram os personagens das lendas. A rainha de Arcádia, Titânia, lasciva e maliciosa, tensiona manter Timothy em seu reino como um servo, mas falha nesse intento.

Na quarta e última revista, Mister Io carrega Tim numa excursão por um de seus possíveis futuros. Próximo ao presente Tim aparece como o vilão de uma guerra entre magos que ele mesmo teria provocado. Eles continuam avançando cada vez mais, vendo e ultrapassando um possível fim da humanidade para chegar ao fim do próprio universo. Uma vez lá, Mister Io, que acha que a ameaça que Tim pode se tornar é um risco muito grande, tenta matá-lo, aproveitando-se de estar no lugar (do tempo) onde achava que ninguém poderia interferir. No entanto, e ironicamente, Tim é salvo pela própria Morte que alega que ele não pode morrer naquela época simplesmente por já o ter “encontrado” há muito tempo atrás. Ela envia Tim de volta ao presente, mas não faz o mesmo com Mister Io, o qual ordena que volte através de seus próprios métodos.

No fim dessa última revista enfim perguntam a Tim se ele deseja se tornar um mago. Chocado com tudo o que viu e com a recente tentativa de assassinato, Timothy responde que não. Quase que imediatamente entretanto, ele começa a se arrepender cada vez mais de sua escolha até que, enraivecido no seu quarto, ele consegue transformar seu iôiô numa coruja (truque que o Doutor Oculto faz na primeira revista, mas se recusa a repeti-lo na última, após o retorno de Tim do final dos tempos). Então ele finalmente percebe que não dependia do conssentimento de nenhum de seus “guias”, e que a escolha era exclusivamente sua.

Quero!

Neil Richard Gaiman é um autor de romances equadrinhos inglês. Vive em Minneapolis. Entre suas obras em prosa estão “Deuses Americanos” e “Belas Maldições”, a segunda em parceria com Terry Pratchett; e sua criação quadrinística mais conhecida é Sandman, que tem como personagens principais Sandman, a personificação antropomórfica doSonho, também é conhecido como Morpheus, numa referência à mitologia grega e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.

Não continuei lendo Os Livros da Magia, porque só me interessa os feitos pelo Neil Gaiman, não por preconceito, mas por gosto mesmo. Mas quem quiser ler já está no número 75 e o roteiro e esboços são de Peter Gross e as finalizações de Temujin. Recomendo mesmo!!! Ah depois faço um especial do Neil Gaiman, falando mais dele! 😉

Anúncios

2 Respostas to “ESTILO DE VIDA NERD”

  1. N(A)tiva 03/02/2012 às 14:25 #

    Que bom! 😀

  2. Carol Oliveria 03/02/2012 às 11:46 #

    Já me interessei…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: