Appetizers – Cultura

5 fev

Lista de Filmes Brasileiros

Nem só do cinema americano vive o homem, por isso resolvi colocar aqui uma listinha com filmes de outros locais do mundo. E o mais bacana disso é que vou assisti aos tal filmes para falar deles. Hoje vou falar do cinema brasileiro que desde Carla Camurati com Carlota Joaquina deu uma melhorada. Vou cita 7 filmes que acho bacanas e que valem a pena assistir. Quem ama cinema deveria ver alguns dos filmes citadas afinal é bacana ver a diferença na forma de interpretação, aliais em tudo. Sei que é injusto apenas colocar 7 filmes porque tem muito mais aqui no Brasil. Mas depois coloco mais. Não colocar em ordem.

VIPs (ótimo ritmo impresso pelo bom diretor Toniko Melo, com mais um show de interpretação de Wagner Moura, que convence até como adolescente. o roteiro, como sempre brilhante de Bráulio Mantovani, prende a atenção do começo ao fim do filme. produção qualidade O2. é o cinema brasileiro cada vez mais bem feito) Depois que vi esse filme tive a certeza do talento de Wagner Moura.

Central do Brasil Poster

 

 

 

 

 

 

 

 

Central do Brasil

Este é um dos filmes brasileiros mais premiados. Só para se ter uma ideia, Central do Brasil conquistou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, levou para casa um Urso de Ouro, em Berlim e Fernanda Montenegro, a protagonista do filme, conquistou um Urso de Prata. O filme foi agraciado ainda com outros dezessete prêmios em importantes festivais e premiações nacionais e internacionais.

Walter Salles levou para as telas a história de Dora (interpretada por Fernanda Montenegro), uma mulher que escreve cartas para os analfabetos na Central do Brasil. Uma destas mulheres que não sabe ler e escrever é Ana, que junto com seu filho Josué precisa de ajuda para escrever uma carta. Na saída da estação Ana é atropelada e morre. Contrariada, Dora resolve acolher o menino de apenas nove anos e o ajuda a encontrar o pai que ele nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Esse filme é muito bom mesmo, tocante.

Cidade de Deus Poster

Cidade de Deus

Fernando Meirelles adaptou o filme para as telas de cinema a partir do livro homônimo, escrito por Paulo Lins.

O personagem principal do filme, de acordo com seus produtores, é a favela que dá nome à obra. Para que os espectadores conheçam a história do lugar, são contadas as histórias dos moradores da favela, todas narradas sob o ponto de vista do menino Buscapé. Ele acredita que se tornará um bandido, assim como as pessoas que vivem à sua volta. O talento que possui para a fotografia, no entanto, acaba transformando sua vida e ele consegue se libertar do ambiente em que vive, impregnado de crime e violência.

Muitos dos atores do filme eram realmente moradores da favela. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar e participou da seleção oficial do Festival de Cannes.

O que posso dizer desse filme? Fantástico.

Tropa de Elite 2 Poster

Tropa de Elite 1 2

Em Tropa de Elite, Wagner Moura encarna o Capitão Nascimento, chefe do Bope que precisa encontrar um substituto, já que seu filho está prestes a nascer. Em uma ocorrência em um baile funk ele se vê diante dos aspirantes da polícia militar, Neto e Matias. Os dois são bastante honestos e decidem frequentar o curso de formação de oficiais da Tropa de Elite. Ambos são aprovados e Nascimento acredita que finalmente encontrou alguém para substituí-lo, para que ele possa, finalmente, deixar de ir aos morros e atuar em um cargo administrativo.

Em Tropa de Elite 2, Nascimento aparece mais velho e passa a ocupar o cargo de comandante geral do Bope. Em seguida ele é nomeado Sub Secretário de Inteligência e começa a perceber que seus inimigos não são apenas os traficantes e os usuários de drogas, mas também os políticos com interesses eleitoreiros e os policiais pertencentes às milícias.

O primeiro Tropa de Elite levou para casa o Urso de Ouro no Festival de Berlim enquanto que a sequência de Tropa de Elite contabilizou 11 milhões de espectadores, o que fez com que o filme se tornasse a obra nacional mais vista.

Quando me falaram desse filme não coloquei fé, mas depois que vi o primeiro e o Wagner Moura arrasou, o segundo corri para o cinema para ver. Ótimo os dois.

O Auto da Compadecida Poster

O Auto da Compadecida

Guel Arraes e Adriana Falcão foram os responsáveis por adaptar a obra homônima de Ariano Suassuna e transferi-la das páginas dos livros para as telas de cinema.

No filme, que se passa no sertão nordestino, João Grilo e Chicó andam pelas ruas aprontando todas em busca de algum dinheiro. Lá pelas tantas eles tem a ideia de roubar uma porca de barro cheia de dinheiro, que pode parar nas mãos de Chicó caso ele se case com a jovem Rosinha. Os planos vão por água abaixo quando João Grilo morre.

Todos os mortos se reencontram no juízo final, quando serão julgados por um Jesus negro e pelo diabo (interpretado por Luís Melo). Mas quem dará a martelada final e decidirá o destino de todos é Nossa Senhora, a Compadecida (interpretada por Fernanda Montenegro).

Outro ator que admiro brasileiro é Matheus Nachtergaele, apesar de ser uma comedia, esse filme é muito lindo. Adoro a inocência do personagem do Selton e a esperteza do Chicó.

Behind the Sun (2001)

Abril Despedaçado

Em 1910, no interior do Brasil, uma sangrenta rixa destrói, aos poucos, os integrantes de duas famílias. Depois de seu irmão mais velho ser morto por um membro do clã rival, chega a hora de Tonho executar a vingança, e aguardar a hora de sua própria morte. Mas ele não se conforma com este trágico destino e, estimulado pelo irmão caçula, um menino sonhador, resolve viver intensamente os dias que lhe restam, acompanhando um circo mambembe. Achei muito forte a história desse filme, Abril Despedaçado. Rodrigo Santoro atuou bem.

Carandiru (2003)

Carandiru

Baseado no livro Estação Carandiru, de Dráuzio Varela, conta histórias do maior presídio da América Latina, o Carandiru, em São Paulo, implodido em 2002. Um médico conhece a realidade dos presos ao atende-los para consultas que vão além das doenças. O cotidiano dos presos é narrado até o massacre que marcou a história da instituição, em 1992.  Outro filme forte com grandes atuações.

Coloquei alguns, mas existem vários filmes brasileiros com grande elenco e ótimos diretores. Depois coloco mais alguns aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: