Caixa Preta

11 fev

Os Sete Pecados Capitais nos Relacionamentos

Achei interessante uma matéria que vi na SuperInteressante sobre os pecados capitais cometidos pelas pessoas, por exemplo as mulheres baseado na pesquisa são mais orgulhosas e os homens mais safados (pois seu pecado maior é a Luxúria). Por conta disso resolvi falar no Caixa Preta a influência desses pecados nos relacionamentos.

Colocando aqui o ranking completo.

Homens
1 – Luxúria
2 – Gula
3 – Preguiça
4 – Raiva
5 – Orgulho
6 – Inveja
7 – Avareza

Mulheres
1 – Orgulho
2 – Inveja
3 – Raiva
4 – Luxúria
5 – Gula
6 – Avareza
7 – Preguiça

Essa pesquisa saiu no site Psychology Today, foi feita pelo padre italiano Roberto Busa, que compilou a lista dos pecados mais comuns com base no que ouvia no confessionário. Depois de deixar claro esses dados tenho que confessar que não fiquei muito surpresa com a colocação dos pecados, mas o interessante foi as mulheres admitirem o quanto são orgulhosas. Agora vocês concordam comigo que esses pecados influenciam num relacionamento?

O que podemos dizer primeiro sobre as mulheres?? Orgulho, creio que aqui se trate de perdoar, me parece que seja mais difícil para mulher perdoar um deslize ou até mesmo voltar atras em suas decisões, admitir que está errada. Admito que também sou orgulhosa mas achava que era uma característica mais minha mesmo e nem é meu maior defeito. Mas voltado para pesquisa, achei que a Inveja fosse o maior pecado das mulheres (não sou invejosa) mas sei que tem muita mulher assim, isso me deixou surpresa. Na amizade tem muitas pessoas invejosas e entre mulheres esse número aumenta, mas isso também não quer dizer que todas as mulheres sejam invejosas. Mas acho mesmo que mulheres são mais que homens.

Raiva, achei que homens tivesse mais que mulher. Em uma discussão vejo sempre os homens perderem a cabeça primeiro que as mulheres, mas provavelmente essa raiva está ligada ao orgulho na mulher. Luxúria vem em quarto lugar, quer dizer que as mulheres traem menos que os homens ou confessam menos, né? Não vou ser hipócrita nesse texto, acho que a proporção é menor mesmo, mas nem tanto assim e não porque as mulheres sejam santas, mas o que tenho visto é que o homem tem ainda aquela cultura machista do tempo da casa grande (depois explico o que quero dizer com isso). Realmente a gula não é mesmo o pecado mais famoso das mulheres, claro que todas as pessoas que estão namorando ou casadas engordam, isso é fato, afinal o programa mais requisitado dos casais é sair comer. Mas sabemos também que existe uma forte influencia da moda e mídia para dizer que o magro que é belo e a mulher se rende a isso. E comer muito é crime para as mulheres. Ser pão duro também não parece ser algo que combine com mulher, afinal gastamos e gostamos de gastar! E nem ache que é dinheiro do namorado ou do marido, é o dinheiro! O nosso dinheiro, as mulheres hoje em dia são mais independentes, acho até machista essa afirmação que diz que mulher só que saber de homem com dinheiro. O que queremos é um cara que ganhe bem para não casarmos com um lascado (desculpe o termo) que tenhamos que sustentar no futuro. Afinal, queremos casar e ter filhos e um homem que não gosta de trabalhar hoje, amanhã vai começar a gostar porque? Vai ajudar na dispersa de casa? Vai poder assumir as dispersas dos filhos? Isso é apenas o que todas as fêmeas fazem, escolhem o melhor para sua prole (seus futuros rebentos).  É só a natureza falando. E finalmente a preguiça, realmente mulher preguiçosa é coisa rara, existe sim, mas como disse minha amiga, não deixam que sejamos, afinal a mulher cuida de casa, filhos, trabalha fora, como podemos ser preguiçosas? Olha ai a mãe natureza de novo influenciando. Podemos até sentir preguiça, mas não temos o privilégio de curti-la.

E os homens e seus pecados. Primeiro apareceu Luxúria, homens não perdem a oportunidade de saciar seu libido, isso é fato? Pelo que vejo e não sou nenhuma especialista, acho que isso faz parte da cultura da casa grande como mencionei anteriormente, o homem crer que é natural dar uma puladinha de cerca de vez em quando para desopilar. Muitas vezes isso até faz com que ele aja melhor na relação, fique mais atencioso, carinhoso. E nem é por culpa, é mais porque ele está relaxado. Achando machista essas minhas palavras? E são mesmo, muitos pensam assim minhas companheiras nativas, (não concordo com essa ideia) mas desda época do senhor de engenho que para os homens irem a senzala pegar suas escravas não era trair. Então se ficar com outra mulher e não abalar o casamento para o cara infiel é apenas uma traiçãozinha sem importância, né? É só sexo! Então porque a figura muda tanto quando é mulher que trai? Depois vamos fazer esse debate aqui no Caixa Preta. A Gula, comer é bom. E como o homem não é tão noiado com isso, acho que esse pecado ficar em segundo lugar não é surpresa, homens são bons de gafo. Pensei que Preguiça fosse o pecado maior que a Gula para os homens, mas ninguém pode negar que os homens são mais preguiçosos mesmo. Quando estão em relacionamento ai que ficam mesmo, homem caseiro é bom em partes, se a mulher for caseira, mas ficar em casa sempre e morre de preguiça de ir até fazer compras ou fazer as coisas de casa, concertos por exemplo, é muito chato! Atenção rapazes, vamos criar uma coragem porque sei que quando estão solteiros e são chamados para um churrasco, jogo de bola ou qualquer outra coisa que gostem, sabem bem rapidinho correr para fazer-los. A coragem aparece num instante, então não é justo essa preguiça crescer desse jeito ao está envolvidos com alguém.

A famosa Ira ou Raiva, homem é mais esquentado em uma discussão. Aqui a Raiva não está ligada ao Orgulho, eles ficam bravos mais também esquecem mais rápidos as brigas e perdoam mais fácil também. Acho que extravasam os sentimentos e depois nem ligam ou lembram mais. Você pode ver que amigos homens podem até brigar de porrada e no outro dia estarem como irmãos dependo do motivo. Por isso que o Orgulho vem logo depois da Raiva, concordo com isso, acho mesmo os homens menos orgulhosos. Para pedir desculpa é bem mais fácil, até mesmo quando eles não estão tão errados. Acho bacana isso deles, admiro. Inveja é o penúltimo pecado masculino a grama do vizinho é mais verde mas os homens sentem menos Inveja que as mulheres. Engraçado como somos diferentes. E por fim, a Avareza os homens gostam de gastar também? Acho que eles não tem pena de gastar e isso é bom, porque essa bronca toda quando as mulheres estão gastando? Mas a Avareza é também no sentido de dar ao próximo, acho que para os homens é mesmo mais fácil emprestar aos amigos que as mulheres.

Vou concluir esse texto dizendo que tenho certeza que todos esses “pecados” são influentes na vida de um casal, de um grupo de amigos e na vida das pessoas no geral. O que temos que fazer é saber lidar com eles, afinal eles fazem parte de nossos defeitos. E outra coisa, não é regra que sejamos assim, que esses defeitos se manifestem dessa maneira e nessa ordem na nossa vida, e nem que praticamos todos eles. Mas é bom saber que eles existem e fazem parte da nossa fraqueza humana. Para quem gosta desse assunto tenho duas coisas para indicar, o filme Seven com Brad Pitt que é um ótimo filme e fala dos sete pecados capitais e uma coleção de livros escrito por autores brasileiros que são romances que também são baseados nos pecados, sete livros cada um tratando de um pecado sendo descrito no enredo do romance. Os escritores são conhecidos como Luis Fernando Veríssimo que em seu livro trata da Gula.  Recomendadíssimo. Na minha pesquisa sobre o assunto descobri muita coisa interessante, depois escrevo um post sobre esse assunto com caráter mais ocultista. 😉 Um bom fim de semana para todos!

Seven

Sinopse

Dois policiais, um jovem e impetuoso (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar (Morgan Freeman), são encarregados de uma periogosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

Coleção Plenos Pecados

Link para conhecer a coleção dos livros sobre pecados capitais, o nome da coleção é Plenos Pecados.  Uma série tentadora: a coleção Plenos Pecados reúne sete livros diferentes, sete autores talentosos, cada um deles escrevendo sobre um vício capital: inveja, luxúria, avareza, preguiça, ira, soberba e gula. Um convite à reflexão – e também ao prazer.

http://www.objetiva.com.br/colecao_ficha.php?id=18

Anúncios

3 Respostas to “Caixa Preta”

  1. N(A)tiva 13/02/2012 às 00:16 #

    Que bom que vocês gostaram, Nativa é feito para vocês leitores! 😉

  2. Fernanda Aragão 12/02/2012 às 20:07 #

    Adorei Ka! Queria poder ser só um pouquinho preguiçosa! Ô que pena, não tenho tempo para isso!!! Hehehehe. Bjo!

  3. Carol Oliveira 12/02/2012 às 16:40 #

    Essa pesquisa é muito interessante…. Concordo com tudo… E se as pessoas aprendessem a controlar seus defitos, e respeitar os dos próximos, os relacionamentos seriam bem mais simples… E adorei a ideia do debate….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: