Appetizers – Cultura

17 fev

13ª edição do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga

Desde 2000 que existe no carnaval uma alternativa para quem curte outro tipo de som, é festival de Guaramiranga de Jazz e Blue’s. Nunca imaginei que fosse escrever sobre isso, mas ainda bem que estou tendo essa oportunidade, já frequentei alguns dos carnavais lá.  Inclusive até acampei, foi uma ótima experiencia. Hoje em dia creio que esteja bem diferente, porque da última vez que fui, já havia mudado bastante essa questão de acampamento, mas o festival continua ótimo.

Como tudo começou

No primeiro ano, para a população e visitantes parecia um SONHO impossível. Para os artistas convidados, participar de um festival de jazz & blues, no Ceará, em pleno carnaval e com um casaco na bagagem, parecia pegadinha. Acreditaram nessa harmônica viagem nomes como Toninho Horta, Flávio Guimarães e André Cristóvam. Do estado, 12 grupos subiram a serra para tocar no palco do Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Uma exposição foi instalada no hall do Teatro Municipal Rachel de Queiroz para contar a história do jazz. As tardes do carnaval eram ocupadas com workshops e ensaios abertos ao público. À noite shows e jam sessions. Foi um sucesso!

Os sons do 13º Festival Jazz & Blues

Cuba, Israel, Estados Unidos, Bélgica, Argentina e Brasil. As nacionalidades são diversas dos instrumentistas que no Carnaval de 2012 sobem o Maciço de Baturité, a caminho de Guaramiranga, para o 13º Festival Jazz & Blues. Durante quatro dias os sons tradicionais e contemporaneizados desses dois gêneros da música universal e suas vertentes vão entoar nos palcos e praças da pequena cidade cearense.

Guaramiranga localiza-se a uma distância de 110km da capital, na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com cachoeiras e a beleza da flora característica da Mata Atlântica. Fica a 865 metros acima do nível do mar, com temperatura amena que pode chegar a 15º. É uma pequena cidade de veraneio que mantêm uma forte tradição artística e cultural.

Em 2012, o Festival acontece de 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga. Na quarta-feira de cinzas faz uma pausa para descer a serra, para mais shows em Fortaleza, de 23 a 25/02, e Sobral, 25/02. A realização é da Via de Comunicação e Cultura.

A 13ª edição do Festival Jazz & Blues terá como atrações: Omar Puente (Cuba), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Yamandu Costa (RS), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gabriel Grossi (SP). Cainã Cavalcante (CE), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Marco Lobo (BA/RJ) e Puro Malte (CE).

Os shows em Guaramiranga acontecerão na Cidade Jazz & Blues, espaço criado na edição anterior especialmente para receber com mais espaço, conforto e segurança os artistas e o público do Festival. É uma estrutura de 1.500m2, dos quais, 850 de área coberta, que conta também com uma praça de alimentação. A Cidade Jazz & Blues será erguida na rua principal, no espaço do campo de futebol, mesmo local da edição de 2011. É lá que vão acontecer os ensaios abertos às 16h, os shows das 17h e das 21h, além das Jam Sessions, que vão até às 3h da manhã.

Outros espaços em Guaramiranga também receberão atividades do Festival. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, a principal da cidade, haverá às 15h o Café no Tom. É o momento de um bate-papo com uma das atrações do festival. Em outros locais haverá oficinas e cine clube.

Ano passado, devido a problemas estruturais do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, o Festival teve que mudar o local de suas apresentações, criando uma estrutura batizada de Cidade Jazz & Blues, erguida no campo de futebol de Guaramiranga. 91,2% do público consideraram a mudança ótima ou boa e 96,8% indicariam o Festival para outras pessoas.

O 13º Festival Jazz & Blues acontece de 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga. Na quarta-feira de cinzas faz uma pausa para descer a serra, para mais shows em Fortaleza, de 23 a 25/02 (Teatro Via Sul), e Sobral, 25/02 (Theatro São João). Serão muitas horas de boa música em shows, ensaios abertos, conversas com instrumentistas e outras atividades durante todo o dia.

Dicas de passeios para quem vai ficar na cidade

As atrações históricas e culturais incluem o Teatro Municipal Rachel de Queiroz, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, a Praça de Alimentação, que abriga o Teatro Municipal Rachel de Queiroz, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, de 1870, em arquitetura jesuítica portuguesa, a Capela de Santa Terezinha, de 1871, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, de 1873, localizada na Praça Frei Honório, o Convento dos Capuchinhos, de 1932, no Morro do Convento e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, de 1892, na Ladeira da Gruta, com acesso por escadaria de 79 degraus.

Entre as festas e eventos de Guaramiranga estão a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em dezembro, o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, no carnaval, o Encontro de Cordelistas da Serra e a Coroação de Nossa Senhora de Fátima, em maio, a Mostra Junina, a Feira de Negócios Turísticos do Maciço, em julho, a Festa de Santo Antônio, de Santo Agostinho e o Festival de Flores, em agosto, a Festa de Nosso Senhor do Bonfim, o Dia do Município e o Festival Nordestino de Teatro Amador, em setembro, a Festa de Santa Teresinha, o Festa de São Francisco, o Festival de Fondue e o Festival de Gastronomia de Guaramiranga, em outubro.

 Hotéis lá

Acampar:

Andei pesquisando e encontrei essas informações, mas aconselho você a perguntar a quem sempre vai e ir em grupo.

Endereço: Sit Macapazinho, 1 km 110, Zona Rural
Localização: Anexo a Pousada Chalés Alto da Serra, na entrada de Guaramiranga
Contatos: (85) 3321-1403 / 3272-1912 / 8854-5222 – Marcos
GPS: Latitude: -4.2713869 Longitude: -38.9462441
Observação: Conta com boa infra-estrutura, área gramada bem ampla que comporta 200 barracas + banheiros masculinos e femininos separados (cada um com 04 sanitários e 04 chuveiros de água muito fria) + 01 banheiro “unisex” com água quente (R$ 2,00 para usar)
Observação: Não tem lugar pra cozinhar.
Valor: R$ 15,00

Programação

 

Cidade Jazz & Blues – (Guaramiranga)

18 de Fevereiro

17h: Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN)

21h: Gabriel Grossi (DF)
Omar Puente (Cuba)

00h: JAM SESSION com Casa do Blues – De Blues em Quando (CE)

19 de Fevereiro

17h: Marco Lobo (BA/RJ)

21h: Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE)
Puro Malte (CE)

00h: JAM SESSION com Casa do Blues – Felipe Cazaux (CE)

20 de Fevereiro

17h: The L.X.G. (EUA)

21h: Gadi Lehavi Trio (Israel) convida Ravi Coltrane (EUA)
Jaques Morelenbaum (RJ)

00h: JAM SESSION com Casa do Blues – Blues Label (CE)

21 de Fevereiro

17h: Cainã Cavalcante (CE)

21h: Grupo Solar com Tatiana Parra (SP)
Yamandu Costa (RS)

00h:  JAM SESSION com Casa do Blues (CE)

Teatro do Shopping Via Sul – (Fortaleza)

24 de Fevereiro

21h: Gadi Lehavi Trio (Israel) convida Ravi Coltrane (EUA)

25 de Fevereiro

21h: Omar Puente (Cuba)

CUCA Che Guevara – (Fortaleza)

24 de Fevereiro

19h 30min: Danilo Caymmi e Flávio Mendes

Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema) – (Fortaleza)

26 de Fevereiro

19h: Danilo Caymmi

Teatro São João – (Sobral)

25 de Fevereiro

21h: Gadi Lehavi Trio (Israel) convida Ravi Coltrane (EUA)

 

Mais informações http://www.jazzeblues.com.br/

JAZZ NA HORA INCERTA – Todos os dias tem apresentações nas ruas e praças de  Guaramiranga em horários indeterminados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: