Meu Walkman

27 fev

Jota Quest

Quero me desculpar com leitores dessa coluna porque segunda passada não pude postar matéria, estava viajando e sem internet. Mas hoje voltamos ao trabalho normalmente. Inclusive nessa segunda fria aqui em Fortaleza vou falar de uma banda que no fundo não sou fã, mas conseguiu que eu gostasse de algumas de suas músicas. É uma história curiosa que contarei, hoje vou falar do Jota Quest.

Engraçado o tempo vai passando e ficamos mais suscetíveis a certas coisas, quem diria que um dia eu escreveria sobre Pato Fu e Jota Quest como bandas que eu ouviria em meu Walkman, se alguém me contasse isso anos atrás eu juro que não acreditaria, mas tempo passa e muda a gente. Não que eu tenha algo contra as bandas mineiras, na verdade eu sou muito fã do Skank, mas um dia eu falo sobre eles.

Vou contar agora porque mudei de ideia sobre o Jota Quest e resolvi incluir ele aqui nessa coluna. Bem, em primeiro lugar conheci essa banda nos clipes da MTV e realmente de cara ela não fez minha cabeça, apesar da repulsa ser menor que a minha pelo Pato Fu, depois de muitos anos ouvi uma música deles que eu gostei pra caramba que foi Onibusfobia, mas tem um detalhe, é porque a letra da música é tirada de outra música dos discos dos meus pais que eu amava quando criança que se chama Neurastênico (que na minha busca encontrei como música de Betinho e seu Conjunto), essa música é da década de 50 e Jota Quest pegou uma parte da letra e fez uma coisa bem legal. Ai eu acabei curtindo mesmo.

Depois mais duas canções me conquistaram também, Telefone que é mais romântica e Do Seu Lado que é animada. Quem sabe eles podem fazer mais músicas que me conquistem, apesar de não gostar da banda, admito que eles são talentosos e tem uma legião de fãs, estão sempre vindo tocar em Fortaleza. Com relação a mim, só porque eles não fazem meu estilo e curto muito o vocalista, mas de todo resto eles tem umas letras bem interessantes. E durante a pesquisa descobri que eles se inspiraram na banda Jamiroquai, que eu detesto, tá explicado porque não me agrada de todo.

Clipes:

Site da banda: http://www.jotaquest.com.br/novo_site/

História da Banda

O grupo fez seu primeiro show como J.Quest inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de Acid Jazz Jamiroquai, ideia do baixista PJ (ainda que nenhum dos integrantes fosse fã do desenho). Na época, o grupo circulou pelo circuito de bares e faculdades de Belo Horizonte e chegou a reunir mais de 2.000 pessoas por apresentação. Com isso, a banda foi conquistando espaço. o contrato com a Sony Music, veio em seguida e o primeiro CD oficial foi lançado em agosto de 1996. O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estréia por roupas características e enormes perucas black power da época, agradaram ao público e à mídia. Não demorou muito para as músicas “Dores do Mundo” e “Encontrar Alguém” – sucessos em Belo Horizonte – conquistarem as rádios de todo o Brasil. Mas levou um tempo ainda para se apresentarem na televisão. No dia 11 de janeiro de 1997, eles foram convidados pela Xuxa a irem se apresentar no progarama que na época se chamava “Xuxa Hits” da Rede Globo. Foi a primeira apresentação do Jota Quest na TV.
Em 1998, já assinando como Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta…, consolidando sua carreira em todo o país. A música “Fácil” foi uma das faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro Disco de Platina por vender mais de 250 mil cópias do disco.
Em 2002, lançaram o CD Oxigênio com várias baladas românticas como “Dias Melhores”, que até hoje é uma das músicas mais pedidas pelos fãs em apresentações da banda. Em 2001, veio o Discotecagem Pop Variada, mais um sucesso de público e de vendas.
Em 2002, Rogério Flausino foi convidado pela Disney para cantar a versão brasileira a trilha sonora do filme Planeta do Tesouro. A música se chama Estou Aqui (I’m Still Here em inglês)
Com o sucesso deste último trabalho, o Jota gravou, nos dias 1 e 2 de maio de 2003, o CD e DVD MTV ao vivo, na Praça do Glória, em Contagem, com transmissão na MTV Brasil. Primeiro “ao vivo” do grupo, o trabalho, reuniu seus maiores hits e contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde. No mesmo ano, eles foram os únicos em toda a América Latina a serem convidados para participar da trilha sonora do filme Homem Aranha 2 com versão para o tema do desenho animado do herói (regravada anteriormente pelas bandas Ramones e Aerosmith) com letra de Rogério Flausino.
Após quatro anos sem lançar um CD com inéditas, o grupo se isolou em seu estúdio em Belo Horizonte para gravar Até Onde Vai, que chegou às lojas em outubro de 2005 e, desde então, se mantém entres os cds mais vendidos do país.
Dez anos depois do lançamento do primeiro CD, a banda marca presença no cenário pop rock brasileiro. Ao todo são seis CDs, milhares de shows e recordes de público por todo o Brasil, apresentações nos EUA e, recentemente, na Europa, onde participou da abertura do Rock in Rio Lisboa, dividindo palco com Carlos Santana e Roger Waters.
Em 2007, Rogério Flausino recebeu o Prêmio Multishow de pior cantor do Brasil. Ainda no mesmo ano, no dia 13 de Agosto, tornou-se pai de sua primeira filha, Nina.
No ano de 2008, a banda lança La Plata, gravado no estúdio Minério de Ferro, após três anos da gravação do até então último álbum, Até Onde Vai que de 2005 foi a turnê mais longa do Jota Quest, chegando a lançar o DVD Até Onde vai, que foi gravado no dia 3 Setembro de 2006, no Anfiteatro Pôr-do-Sol em Porto Velho.
O CD La Plata, já faz sucesso nas rádios com as músicas “La Plata” que está na trilha sonora da novela da Rede Globo “Cama de Gato”, e a balada romântica “Vem andar comigo”, muito bem tocada e tema da novela Caras e Bocas, da Rede Globo, juntamente com uma faixa mais antiga que é De volta ao planeta, nome do segundo CD da banda de 1998.
No final de Julho, o terceiro single “Seis e Trinta” foi lançado nas rádios e o videoclipe saiu em Setembro. A canção está começando a apontar nas paradas de sucesso, entre as 15 mais tocadas, se tornando um hit.
No final de Novembro de 2009 é lançado a balada “Único Olhar”, faixa nº 7 do La Plata e em 2010 é lançado “Tudo me faz lembrar você” como trilha sonora do filme Muita Calma nessa hora.
No segundo semestre de 2010, o Jota Quest, lançou para o mercado latino o seu primeiro álbum em espanhol, intitulado de Dias Mejores. O álbum foi lançado primeiramente na Argentina.
A nova música de trabalho do Jota Quest chegou às rádios brasileiras na quarta-feira, dia 30 de março de 2011, mas os fãs já podem ter um gostinho de “É Preciso (A Próxima Parada)”. Trinta segundos da faixa já estão para audição no site oficial da banda. No início de março, o Jota Quest anunciou uma turnê comemorativa aos 15 anos de carreira. A “J15 – 15 Anos na Moral” será uma espécie de festa com 5 horas de duração, onde a banda apresentará um show de três horas com três novas faixas. O projeto será lançado em CD/DVD.[3] A coletânea Quinze foi lançada em maio e possui 2 Cds e 38 faixas, entre hits e 3 músicas inéditas.

Discografia

1996 – J. Quest


1998 – De Volta ao Planeta


2000 – Oxigênio


2001 – Discotecagem Pop Variada


2005 – Até Onde Vai


2008 – La Plata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: