Cajon de Sastre

29 fev

HOJE É DIA DAS MULHERES PEDIREM EM CASAMENTO OS HOMENS  NA IRLANDA

Minha prima me contou essa curiosidade e me indicou para por no blog, e eu prontamente fui pesquisar e descobri como ela funciona e postei para vocês conhecerem esse costume tão inusitado do povo irlandês. Não vi o filme ainda mas fiquei mesmo curiosa.

segundo a Lenda Irlandesa do Leap Year

 


Não estranhe se você presenciar muitos pedidos de casamento feito por mulheres nesta quarta-feira, dia 29 de fevereiro. Nesta data acontece o Proposal Day, que é comemorado no Leap Year Day, nada mais do que o dia a mais que os anos bissextos possuem. Como tradição Irlandesa, nesta data as mulheres tem a “permissão” de pedir o homem em casamento, e o pedido só pode receber como resposta o sim.

O assunto serviu até como história central de filme. Em “Casa Comigo?” (em inglês, “Leap Year”), a personagem central, interpretada por Amy Adams, que viaja dos Estados Unidos para a Irlanda para pedir o namorado, que está em Dublin, em casamento. Mas no meio do caminho muita coisa acontece e ela acaba conhecendo outra pessoa que se torna, de fato, o amor da vida dela. A película mostra muitas cenas do interior da Irlanda e, claro, de Dublin.

Toda essa história relacionada ao Leap Year Day teria começado por volta do século V. O dia 29 de fevereiro não era reconhecido pelas leis Inglesas e como não havia um status oficial, tudo era permitido e as mulheres, que na época sofriam muitas restrições, encontraram uma brecha para poderem declarar o amor delas para o amado.

Ainda segundo a tradição, essa data especial para pedidos de casamento pelas mulheres foi iniciada porque St.Brigid (uma das patronas da Irlanda, a freira fundou vários monastérios e viveu de 451 a 525) reclamou a St.Patrick (patrono da Irlanda e bispo, que viveu de 387 a 493) que as mulheres, muitas vezes, esperavam um longo período para serem pedidas em casamento. A partir disso, St.Patrick determinou que o dia 29 de fevereiro serviria, então, para compensar essa demora.

Anos depois, descendentes Irlandeses na Escócia contribuíram para que em 1288 houvesse uma lei que permitia que a mulher fizesse o pedido de casamento no Leap Year Day. O homem que não aceitasse teria de pagar uma multa, que poderia ser um beijo, um vestido de seda ou um par de luvas.

As mulheres que quiseram alguma dica para aproveitar a data podem encontrar algo neste site:http://www.videojug.com/film/how-to-propose-to-a-man-in-a-leap-year.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: