Caixa Preta

3 mar

Comédias Românticas, Vilões do Amor

Estou em uma tarefa difícil que é escrever sobre algo que já foi até mencionando aqui no blog pela Raquel Dias mas creio que ninguém realmente parou para pensar sobre isso. E mesmo que isso mexa mais com as mulheres, acaba afetando os homens indiretamente. Vou introduzir o assunto fazendo uma pergunta de cara, quantas vezes você saiu do cinema depois de ver uma comédia romântica e acabou tendo uma DR com sua namorada? Não necessariamente logo em seguida, mas durante o resto do dia… Ou até ouviu uma indiretazinha, uma pequena comparação sua com protagonista no filme. Depois de dito isso, posso esclarecer o assunto. Comédias românticas são os novos contos de fadas moderno que consequentemente aumentam as expectativas das mulheres e acabam atrapalhando a realidade.

Calma! Deixe-me fazer entender primeiro antes de formular alguma opinião sobre o tema desse sábado. Primeiramente esse texto é mais para as mulheres, mas é importante que homens leiam e entendam certas coisas, um pouco da cabeça feminina. E antes que vocês se perguntem qual é mal de se aumentar sua expectativa, seu padrão para um cara, eu respondo que nenhum! Se isso for dentro da realidade, dentro do que existe mesmo. Nós mulheres já somos românticas por natureza e gostamos dessa fantasia de príncipe encantado, de super herói que vai te salvar, do cara bacana que te ama a todo custo e que luta por você até o fim. E você ver uma história linda dessas no cinema com pessoas comuns e se pergunta porque isso nunca aconteceu comigo ou porque meu namorado/marido não me trata assim (mesmo ele sendo o cara mais legal do mundo)? Mas tenha cuidado porque esse tipo de sentimento frusta qualquer um.

O que acontece é que somos bombardeadas com essa espera pelo homem perfeito desde pequena e sempre esperamos ele, mesmo que inconscientemente, você pode até ser a mulher mais feliz do mundo, mas depois de ver uma comédia romântica fica com aquele sentimento minimo de insatisfação ou não entende porque o cara que você ama e que diz te amar não demostra tudo que sente, todo carinho e etc por você, para algumas bate até uma insegurança. Acredito que muitas mulheres vão discordar de mim, mas mesmo as que digam que não sentem isso depois de ver esse gênero de filme, eu faço uma ligeira pergunta: Porque você cobra certas atitudes românticas de seu amor? Até mais sensibilidade ou demostração de afeto em público? Ou mesmo cometeu a gafe terrível de dizer em uma discussão que ele nunca faz nada por você (essa é a pior!)? Você acha que essas suas frustrações porque o cara não é exatamente como você espera vem de onde? Não exatamente das comédias românticas, mas dessa necessidade do homem perfeito. Você se apaixona por um cara, conhece ele melhor com tempo e começa a ver que ele não é o “galã do filme”. Até o mocinho da novela é menos romântico ou legal.

E as solteiras sofrem do mesmo jeito com esse tipo de filme, afinal elas não estão com ninguém e depois de ver um cara fazendo de tudo para ficar com uma mulher, se pergunta porque nunca aconteceu isso comigo ou se ela não merece viver algo assim, simplesmente pode deixar uma mulher arrasada se ela já tiver deprê. E como eu disse antes ela começa a busca pelo cara a altura do protagonista e no fim fica frustada. Isso me faz lembra Bridget Jones, ela toda frustada comendo sorvete e ouvindo música triste em casa. Quem não já fez isso? O que me lembra outra coisa, nem toda mulher solteira é infeliz e frustada. Claro que temos aquele vontade de está em relação solida, mas muitas vezes também queremos espaço e até mesmo um tempo para nos curamos, isso não acontece só com homens. É tão comprado que a mulher seja bem sucedida em relacionamento que isso acaba afetando mesmo a nossa cabeça e nos fazendo sentir incapazes quando estamos solteiras. Acho isso extremamente prejudicial, porque para os homens não existe essa mesma cobrança? Fico imaginando como deve ser enfadonho para um cara ver filmes românticos, porque eles não são estimulados com as mesmas historinhas infantis de príncipes, hoje em dia eles querem ser o Ben 10 ou Batman e antes? Que história era contada a nossos avôs?

Talvez as mesmas mas acho que eles se fixavam mais nas partes de ação, os homens sempre foram preparados para agir, continuar o que seus pais faziam, prover algo para família, acho que esse verbo cabe bem no universo masculino.  Se eles agem como os carinhas dos filmes é por acaso porque ninguém instigou isso neles. Pelo menos no filme Encantada, brinca com esse lance que comento no texto. Diz mais ou menos assim no cartaz, “o verdadeiro homem veste meias-calças”, uma brincadeira ao tipo de roupa que príncipe encantado usa. Tem frase linda que li em um texto do Paulo Coelho mas que é de Shakeaspeare “Só porque alguém não te ama como você quernão significa que não te ame com tudo o que pode. ” ( William Shakeaspeare) Não acho muito justo com alguém cobrar algo e esquecer completamente o que essa pessoa faz por você todos os dias. É meio que egoísmo seu. Agora para as solteiras, claro que todas nós merecemos um amor maior que nosso, parafraseando Jota Quest, (olha onde foi que eu cheguei ¬¬) mas espere conhecer alguém primeiro e com tempo as coisas fiquem mais fortes, amor a primeira vista pode acontecer mas eu particularmente não acredito nisso. Acredito em paixão a primeira vista, desejo que são sentimentos menores que o amor, o amor é a conquista de cada dia. É você vencer as complicações e diferenças, os problemas e discussões todos os dias. Relacionamento verdadeiro não é fácil, são dois egos distintos tentando conviver. Já não é fácil lidar com nossas próprias neuroses, imagina de mais alguém. E depois de tudo isso você ainda querer ficar do lado de alguém, feliz, ai sim eu digo que isso é amor de verdade. 😀

Dar uma olhadinha nesse trailer

Analisando uma comédia romântica, vou usar as palavras que a Raquel usou em seu texto, São apenas uma hora em meia para contar a história de casal, o cara realmente tem que se esforçar para conquistar a mulher, nós sabemos que não dar para isso acontecer de verdade. Tem conquistas que levam anos, meses, até semanas. Eu sei que tem gente que leva uma mulher na conversa em uma festa, mas isso não é amor de verdade, como eu disse é desejo ou paixão que com passar do tempo pode vim a ser amor ou não. Se você for parar para pensar, as histórias românticas da sua vida duraram um determinando tempo, né verdade? eu admito que com tempo os homens vem se tornando menos românticos,mas acho que as mulheres tem culpa nisso, nós que lutamos por eles hoje em dia, corremos a trás, vejo mulheres brigando por homens, se desvalorizando para ficar com alguém que acaba não dando a mesma atenção para ela. Mas porque? Será que é porque tem menos homens no mercado ou porque com aumento da concorrência as mulheres super valorizem determinada mercadoria, que nem vaga de emprego, quanto mais concorrência mais gente interessada. Isso eu não sei dizer. Não escrevi esse texto para dizer que as mulheres devam baixar seu padrão de escolha ou que nunca mais assistam comédias românticas, eu na verdade quis constatar uma máxima e debater com vocês leitores esse fato peculiar, que acredito eu, não tenha sido notado por muitas pessoas. No filme Do Que As Mulheres Gostam, o personagem de Mel Gibson começa a ler os pensamentos femininos e acaba tentando ser o “homem perfeito” para conseguir levar a mulher para a cama mais rápido, depois é que ele resolve se tornar mais sensível e ai vai tentar entender o universo feminino, acho bacana essa iniciativa e creio que não é necessário ler os pensamentos, basta procurar ouvir mais. Mesmo as necessidades masculinas sendo diferentes das femininas, garotos, não custa nada parar um pouco para saber do que elas verdadeiramente gostam! 😉 Claro, que para fazer o bem, né? 😀 Quem sabe não diminuiria um pouco as reclamações e meninas, vamos cobrar menos né?!

Quando a gente começa a enxergar o nosso par, é que começamos a ver suas verdadeiras qualidades e o que eles fazem por nós todos os dias, vou pedir uma coisa para vocês: NUNCA DIGAM PARA QUEM VOCÊ AMA QUE ELA NUNCA FAZ NADA POR VOCÊ, É PESADO DEMAIS E NÃO É VERDADE! Do mesmo jeito que você se magoa a outra pessoa também se magoa viu?! É muito legal fantasiar, mas a realidade pode ser melhor com determinação e boa vontade. Existem muitos casais felizes que lutam todo dia pelo amor deles, dificilmente nos filmes mostram o dia a dia do casal e os que mostram eles sempre brigam mesmo fazendo as pazes depois. Gosto até mais das comédias porque elas são até mais reais. E gatinhas que estão querendo um namorado, lembre-se dessa parte da letra de uma música de Nando Reis (cantada pelo Jota Quest) “…O teu amor pode estar do seu lado.” As vezes procuramos tanto em outros lugares e no fim a pessoa sempre estava ali, é que nem na história do Alquimista (livro de Paulo Coelho), aliáis recomendo vocês a ler esse livro, acho que vai abrir mais a mente de vocês. E para terminar vou dizer o que eu acho de verdade, eu acho que se a pessoa está bem consigo mesma, feliz e bem resolvida o amor vem naturalmente, as pessoas querem está do seu lado, porque sua energia é positiva demais. Não adianta ficar carrancudo e esperar encontrar “o grande amor da sua vida”, se você mesmo tem dias que não se aguenta, quanto mais os outros. E voltando a falar de Bridget Jones, lembre-se que ela primeiro faz uma mudança em sua vida e depois que as coisas se modificam no amor para ela. Tanto ela como Muriel e a personagem do O Casamento Grego, mesmo não sendo maravilhosas e magras, mudam suas vidas e depois encontram o amor delas. Pensem nisso meninas…

 Presta um pouquinho atenção na letra!

Espero mesmo que todas nós tenhamos nosso happy and mas consciente das dificuldades de viver a dois. Bom fim de semana!

Deixe um comentário

