ESTILO DE VIDA NERD

5 abr

As Crônicas de Gelo e Fogo

Aproveitando a volta da segunda temporada de The Game of Thrones, que diga-se de passagem foi ótima, vou falar em nossa coluna de quinta-feira sobre os Livros As Crônicas de Gelo e Fogo do escritor  norte-americano George R. R. Martin. Vou comentar o que redeu de seus livros, coisas como quadrinhos, jogos e claro o seriado. Antes de continuar, tenho que dizer que li apenas o primeiro livro dele, não porque desinteresse, mas por falta de tempo mesmo. Então vou comentar um pouco sobre o primeiro e falar por alto dos outros. E a partir de que for lendo os outros comento no blog.

Vamos conhecer primeiro o autor, George R. R. Martin é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia americano. Quando jovem, ele se tornou um leitor ávido de quadrinhos de superheróis. A edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico possui uma nota ao editor que Martin escreveu quando ainda estava na escola. Ele credita a atenção que ele recebeu com a carta, junto com seu interesse em quadrinhos, como sua inspiração para se tornar escritor.

Martin começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970, e apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes), ele nunca se desencorajou; anos depois ele venceria sue primeiro Hugo Award e Nebula Award por um de seus contos. (olha ai, nunca desistam) Em 1991, Martin voltou a escrever livros, começando a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, As Crônicas de Gelo e Fogo (ostensivamente inspirada na Guerra das Rosas e em Ivanhoé), que terá sete volumes. O primeiro volume, A Game of Thrones, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.

As Crônicas de Gelo e Fogo ( A Song of Ice and Fire) é uma série de livros de fantasia épica e e publicada pela editora Bantam Spectra. O que poucas pessoas sabem é que originalmente concebida para ser uma trilogia, a saga agora consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados. Há também três contos derivados e algumas novelas que consistem de resumos dos romances principais.

Há três argumentos principais na história, que se tornam cada vez mais interligados: a crônica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei assassinado em uma outra guerra civil treze anos antes, prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono de direito.

A série foi traduzida para vinte idiomas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e vendeu cerca de quinze milhões de exemplares mundialmente. Todos os romances foram, em geral, bem recebidos pela crítica literária e pelo público, sendo indicados a diversos prêmios de fantasia e ficção científica, como o Locus, o Nebula e o Hugo. No Brasil os livros são publicados pela editora LeYa.

Sobre o enredo dos romances:

Os romances giram em torno dos Sete Reinos, onde uma guerra pela posse do Trono de Ferro é travada. A história se passa principalmente sobre o continente de Westeros, cuja extensão é equivalente à da América do Sul, mas também sobre uma grande massa de terra ao leste chamada Essos. Há uma linguagem universal — o idioma comum de Westeros —, bem como dialetos regionais e até mesmo uma língua extinta.

No passado, sete reinos independentes foram tomados, um a um, e posteriormente unificados por Aegon, o Conquistador, e suas duas irmãs — todos da Casa Targaryen. Com as espadas de seus inimigos Aegon construiu o lendário Trono de Ferro e sua linhagem governou sem mais incidentes. Cerca de quase três séculos depois, a hegemonia dos Targaryen é quebrada com uma rebelião e o jovem Robert Baratheon, com seus aliados, obtém a coroa. Os romances, que começam pouco mais de treze anos após este grande evento, passam então a seguir três tramas principais:

A primeira trata da conspiração e subsequente guerra pelo trono. Situada nos Sete Reinos, narra uma luta entre clãs rivais, que se desenvolve após a morte do rei Robert. O trono é reivindicado por seu filho Joffrey, apoiado pela influente família de sua mãe, a Casa Lannister. No entanto, Lorde Eddard Stark, principal conselheiro de Robert, descobre que todos os filhos do rei são ilegítimos e que o trono pertence então, por direito, ao segundo dos três irmãos Baratheon, Stannis. Stark é preso pela rainha e posteriormente morto por ter descoberto seu segredo. Renly, o irmão mais jovem do falecido rei, também reclama a coroa, desconsiderando abertamente a ordem de sucessão, com o apoio da poderosa Casa Tyrell. Enquanto a batalha dos reclamantes pelo Trono de Ferro se desenvolve, Robb Stark, herdeiro de Lorde Eddard, é proclamado rei no Norte com o apoio de seus vassalos e de seus aliados da Casa Tully.

O segundo argumento gira em torno das criaturas conhecidas como os Outros. Ao norte dos Sete Reinos existe uma muralha de gelo com centenas de metros de altura que protege o lugar há milhares de anos de seres sobrenaturais. Guardando a edificação estão os membros da Patrulha da Noite, um grupo que permanece em vigília constante para defender Westeros de um inimigo considerado extinto há muito tempo. Entretanto, após o longo período de calma, patrulheiros são mortos além da Muralha e descobre-se que o mal que a construção encerrava regressou.

O terceiro e último trata dos dois descendentes da dinastia derrubada que sobreviveram, exilados além do mar estreito, em Essos. Lá, Viserys Targaryen casa sua irmã mais nova, Daenerys, com Khal Drogo, o líder de milhares de guerreiros nômades chamados dothraki. Ele espera obter homens suficientes do exército do marido dela para invadir os Sete Reinos e retomar o trono que vê como seu por direito. Entretanto, após uma série de eventos, Viserys é morto e Drogo também. O exército de Drogo se separa e menos de uma centena de pessoas continuam com Daenerys. Cumprindo a tradição do povo de seu marido, a jovem ergue uma pira funerária e deposita ali todos os bens que recebeu ao se casar com ele. Entre eles estão três ovos de dragão, uma criatura já extinta. Em um tipo de transe, a última Targaryen entra nas chamas e retorna ilesa, com três pequenos dragões consigo. Os poucos dothraki presentes lhe juram fidelidade e ela inicia sua jornada para reconquistar o Trono de Ferro.

A Guerra dos Tronos (The Game of Thrones)

Depois de passar quase que minhas férias inteiras lendo o primeiro livro da saga, só terminei antes das minhas aulas começarem, afinal não tem como ler mais nada. Em julho leio o segundo. Mas falado do livro, bastante espesso mas de fácil leitura. E as intrigas politicas é realmente o forte de toda a história, é o que nos faz se apegar ao livro e os personagens são ricos e cada um nos cativa de alguma forma. Mas como me disseram no inicio, não se apegue a ninguém porque o autor não poupa ninguém se necessário. Acho que isso também é fato positivo, porque não sabemos quem pode morrer e então, ficamos curiosos com desenrolar da história. Não comentar mais sobre a história em si para deixar quem ainda não leu curioso, mas posso dizer que o sucesso para esse romance não é por acaso.

Cada capítulo se concentra em uma narrativa em terceira pessoa limitada de uma única personagem; o livro apresenta a perspectiva de oito personagens principais. Adicionalmente, uma personagem menor providência o prólogo. Os títulos dos capítulos indicam a perspectiva:

  • Prólogo: Will, um homem da Patrulha da Noite.
  • Eddard Stark, Guardião do Norte, Lorde de Winterfell e Mão do Rei.
  • Catelyn Stark, da Casa Tully, esposa de Eddard Stark.
  • Sansa Stark, filha mais velha de Eddard e Catelyn Stark.
  • Arya Stark, filha mais nova de Eddard e Catelyn Stark.
  • Bran Stark, o segundo de três filhos de Eddard e Catelyn Stark.
  • Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark.
  • Tyrion Lannister, irmão da Rainha Cersei e de Sor Jaime, filho de Lorde Tywin Lannister.
  • Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, Princesa de Pedra do Dragão e herdeira do trono Targaryen depois de seu irmão Viserys Targaryen.

A Fúria dos Reis (A Clash of Kings)

Esse é o segundo livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, sendo lançado nos Estados Unidos em março de 1999. O livro serve de base para a trama da segunda temporada da adaptação televisiva da saga, intitulada Game of Thrones. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em maço de 2011. Ouvi dizer que é tão bom quanto o primeiro.

A Clash of Kings começa onde A Game of Thrones terminou. Os Sete Reinos de Westeros estão em uma guerra civil, enquanto a Patrulha da Noite monta uma força de reconhecimento ao Norte da Muralha para investigar as pessoas misteriosas, conhecidos como selvagens, que lá vivem. Enquanto isso, no distante Leste, Daenerys Targaryen continua sua busca para retornar e conquistar os Sete Reinos.

A história é contada pelo ponto de vista de 9 personagens, mais um personagem de prólogo. Os títulos dos capítulos indicam a perspectiva:

  • Prólogo: Meistre Cressen, um meistre em Pedra do Dragão.
  • Tyrion Lannister: filho mais jovem de Lorde Tywin Lannister, irmão de Cersei e Jaime Lannister.
  • Senhora Catelyn Stark, da Casa Tully, viúva de Eddard Stark, Senhor de Winterfell.
  • Sor Davos Seaworth, um contrabandista que se tornou cavaleiro ao serviço do Rei Stannis Baratheon
  • Princesa Sansa Stark, filha mais velha de Eddard Stark e Catelyn Stark, mantida prisioneira pelo Rei do Trono de Ferro em Porto Real.
  • Princesa Arya Stark, filha mais nova de Eddard Stark e Catelyn Stark, desaparecida e presumidamente morta.
  • Príncipe Bran Stark, segundo filho de Eddard Stark e Catelyn Stark, herdeiro de Winterfell e do Reino do Norte.
  • Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark e um homem da Patrulha da Noite.
  • Theon Greyjoy, herdeiro das Ilhas de Ferro e antigo protegido de Eddard Stark.
  • Rainha Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, da Dinastia Targaryen.

A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords)

O terceiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo. Foi publicado pela primeira vez em 8 de agosto de 2000 no Reino Unido, sendo lançado nosEstados Unidos em novembro do mesmo ano. Trata-se também do último livro da “primeira fase” de lançamentos da saga — um período que vai de 1996 a 2000 —, quando o autor publicou os três primeiros volumes com um intervalo de tempo de dois anos entre cada um. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2011. Vou logo dizendo que quem não quer saber de spoiler para o seriado nem continue lendo.

A Storm of Swords retoma a história um pouco antes do final do seu antecessor, A Clash of Kings. Os Sete Reinos ainda estão lutando a Guerra dos Cinco Reis, com os restantes Robb Stark, Balon Greyjoy, Joffrey Baratheon e Stannis Baratheon lutando para garantir suas coroas. Na tentativa de tomar Porto Real, Stannis Baratheon é derrotado pela aliança entre a Casa Lannister e a Casa Tyrel. Enquanto isso um grande número de selvagens estão marchando em direção à Muralha sob Mance Rayder, com apenas a força minúscula da Patrulha da Noite em seu caminho. No Leste, Daenerys Targaryen está em seu caminho de volta para Pentos na esperança de aumentar suas forças para retomar o Trono de Ferro.

A história é contada através de 10 personagens principais, um personagem de ponto de vista no prólogo e um no epílogo, para um total de doze.

  • Prólogo: Chett, um irmão da Patrulha da Noite.
  • Sor Jaime Lannister, filho mais velho de Lorde Tywin Lannister, irmão de Tyrion e Cersei Lannister, preso em Correrio.
  • Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark, irmão juramentado da Patrulha da Noite.
  • Senhora Catelyn Stark, da Casa Tully, viúva de Lorde Eddard Stark.
  • Tyrion Lannister, filho mais jovem de Tywin Lannister, um anão, irmão de Sor Jaime e Cersei Lannister.
  • Princesa Sansa Stark, filha mais velha de Eddard Stark e Catelyn Stark, prisioneira do Rei do Trono de Ferro em Porto Real.
  • Princesa Arya Stark, filha mais nova de Eddard Stark e Catelyn Stark, desaparecida e presumidamente morta.
  • Príncipe Bran Stark, filho de Eddard Stark e Catelyn Stark, Príncipe de Winterfell, herdeiro do Norte, acredita-se estar morto.
  • Samwell Tarly, filho de Lorde Randyll Tarly, irmão juramentado da Patrulha da Noite, antigo herdeiro de Monte Chifre.
  • Sor Davos Seaworth, um contrabandista que virou cavaleiro em serviço do Rei Stannis Baratheon
  • Rainha Daenerys Targaryen, Nascida da Tormenta, da Dinastia Targaryen
  • Epílogo: Merrett Frey, um membro da Casa Frey.

O Festim dos Corvos (A Feast for Crows)

O quarto livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, foi o primeiro livro da série a estrear em número um na lista de mais vendidos dos jornais estadunidenses The New York Times e The Wall Street Journal. Foi lançado em 17 de outubro de 2005 na Grã-Bretanha e em 8 de novembro do mesmo ano nos Estados Unidos e no Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em fevereiro de 2012.

Originalmente, o quarto tomo da série seria A Dance with Dragons; contudo, este romance deveria cobrir um longo período de tempo na história, e logo tornou-se grande demais para ser publicado. Martin optou por dividir a trama por seus personagens e lugares específicos — logo, A Feast for Crows contêm todos os personagens do Sul dos Sete Reinos, enquanto o volume seguinte, A Dance with Dragons, contêm os do Norte e os do outro lado do mar estreito. Contudo, esta divisão é apenas geográfica, uma vez que os enredos abordam o mesmo período de tempo — nesse sentido, os dois livros são paralelos, e ambos começam suas histórias após A Storm of Swords.

A Dança dos Dragões (A Dance with Dragons)

Este é o quinto livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo. Foi publicado pela primeira vez em 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos. No Brasil, a obra será lançada pela editora LeYa em agosto de 2012. Imagino a correria nas livrarias na época. A Dance with Dragons foi originalmente destinado a ser o segundo romance na seqüência, quando Martin ainda idealizava a saga como uma trilogia. No entanto, durante o processo de escrita, Martin percebeu que, para preencher esta lacuna, a obra estava tendo uma dependência excessiva de flashbacks; depois de algum tempo de trabalho, o autor decidiu abandonar o que já havia sido escrito e começar de novo, desta vez iniciando imediatamente após o final do terceiro livro, A Storm of Swords. A obra foi renomeada, passando a se chamar A Feast for Crows— A Dance with Dragons passou a ser, então, o quinto romance da saga.

Até o lançamento creio que todos os leitores estarão ansiosos para a chegada desse, eu ainda estarei lendo o segundo livro e provavelmente ainda estará passando a segunda temporada da série. E por falar nisso, nós sabemos que com sucesso do livro foram criados  jogos e jogos de  videogame, histórias em quadrinhos, bonecos em miniatura e a série de TV.

O primeiro role-playing game baseado na saga foi desenvolvido pela companhia Green Ronin Publishing e lançado em 2009 com o título A Song of Ice and Fire Roleplaying. Ele é centrado não apenas nas personagens, mas também nas Casas nobres de Westeros, com livros que fornecem as regras do jogo e que descrevem o continente medieval em ricos detalhes. Um segundo RPG, baseado somente na série televisiva, deverá ser lançado em 2012 para os consoles Xbox 360 e PlayStation 3, além de estar disponível também paracomputadores pessoais; intitulado A Game of Thrones: RPG, ele trará batalhas em tempo real em que os jogadores escolherão sua classe e habilidades.

Três jogos de videogame baseados em As Crônicas de Gelo e Fogo estão sendo desenvolvidos por diversas produtoras, e todos têm previsão de lançamento para 2012. Um deles, intitulado A Game of Thrones: Genesis, está sendo produzido pelo estúdio francês Cyanide. Exclusivo para computadores pessoais, o cenário do jogo é definido muitos séculos antes dos eventos dos romances e da série de TV da HBO. Os dois outros jogos possuem, por sua vez, características distintas: um é para ser jogado on-line e o outro, mais simples, para ser jogado em redes sociais como o Facebook.

O jogo de cartas colecionáveis da Fantasy Flight Games, A Game Of Thrones: The Card Game. Apresenta ilustrações belíssimas de personagens e itens dos livros (como as espadas), provavelmente você já deve ter visto a ilustração de alguma carta pela internet. Os designers do jogo são: Eric Lang – designer principal, Damon Stone – designer associado, além de Nate francês como principal desenvolvedor e de Christian T. Petersen. No jogo, os jogadores assumem a liderança de uma das grandes casas de Westeros com o objetivo de controlar Porto Real e o Trono de Ferro.

Os quadrinhos foram publicados em setembro de 2011 pela Dynamite Entertainment nenhuma editora brasileira se pronunciou sobre os direitos de publicação no Brasil, tanto desta adaptação quanto das outras histórias já adaptadas como O Cavaleiro Errante. A série em quadrinhos têm 24 capítulos, com 29 páginas cada edição. Num primeiro momento a divulgação informou que a série seria mais fiel ao texto do livro. Isto é fácil de perceber na famosa sequência inicial; mas a mesma edição deixa claro que o conteúdo erótico do livro (que é bem menor que a série de TV) será maquiado e produzirá uma série para todos os públicos. Apesar disso o “Rated T+” está na capa.

Baseado do texto de Martin com argumento de Daniel Abraham (o mesmo responsável pelas novas séries Wild Cards), com arte de Tommy Petterson e capas de Alex Ross, a edição mostra o encontro de uma Patrulha da Noite com os outros, o julgamento de um patrulheiro traidor, o encontro de uma loba gigante e de seus filhotes, o aviso da morte de Jon Arryn e a apresentação de Daenerys, seu irmão Viserys, Drogo e mestre Illyrio, os atores iniciais da Terra do Verão.

Há também um jogo de tabuleiro, intitulado Battles of Westeros, produzido pela companhia Fantasy Flight Games com base em As Crônicas de Gelo e Fogo; nele, os conflitos militares vistos na saga são recriados e cada jogador deve escolher a Grande Casa de que faz parteUma linha de bonecos em miniatura de estanho está sendo desenvolvida pela Dark Sword Miniatures; a empresa já lançou um lote de bonecos de diversas personagens e pretende continuar a lançá-los ao longo dos anos. Ou seja tem para todos os gostos. Será que vai sair no cinema? Creio que não, afinal a série pela HBO é muito bem produzida e está satisfazendo os fãs, estou bastante ansiosa para continuar assistindo a segunda temporada e ler os próximos livros.

Depois faço uma matéria focando mais nos jogos e quadrinhos. Não falei da série porque já temos uma matéria escrita sobre ela, mas quem quiser se interar sobre o assunto pode clicar neste link The Game of Thrones.

Até a próxima quinta, amigos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: