Na Cozinha do (N)Ativa

10 abr

Hoje nós vamos conhecer um pouco de uma pessoa que gosto muito e tenho muita admiração pela pessoa e profissional que ela é, seu nome é Vanessa Gondim, formada em moda pela Faculdade Católica do Ceará e que tem um blog muito acessado por todas as pessoas que curtem moda, espero que vocês curtam conhecer o começo da sua trajetória na moda e que seja um exemplo a ser seguido assim como é para mim!

1. Antes de você entrar na faculdade de moda você se formou em direito certo, são duas profissões distintas, em que momento e por que resolveu fazer moda?

Quando me formei em Direito, comecei a estudar para concursos públicos. Em um determinado momento, percebi que não conseguia me ver no futuro ocupando um cargo público burocrático, eu queria mais para mim. Queria me divertir com o que eu optasse profissionalmente, queria que fosse suave, não pesado. Então, resolvi ir para a Moda e me encontrei profissionalmente, sem dúvidas. O que antes eu via em preto e branco, hoje tem uma infinidade de belíssimas cores.

2. E o blog, de onde surgiu a ideia e por que, e o que você já conseguiu com ele?

A ideia de iniciar um blog de moda veio do incômodo que eu estava sentindo em ser cobrada da sociedade por ter abandonado a carreira de Direito. Várias pessoas se achavam no direito de me criticarem por ter escolhido Moda, achavam uma profissão fútil, medíocre. Alguns chegaram a me perguntar se eu me formaria para ser costureira. Um absurdo nos dias de hoje, quando se tem informação sobre o que se precisa a qualquer momento. Então, o blog serviu para que eu mostrasse à sociedade que Moda é Cultura, é comportamento, é comunicação, é muito mais do que a mente limitada deles imagina. Como o blog não tem fins comerciais, me serviu bastante para encontrar pessoas que compartilham da mesma opinião que eu. Descobri pessoas que gostam de estudar Moda e adoro ajudar os interessados a se profissionalizarem cada vez mais na carreira, esta é a finalidade do blog. Por conta do blog, fui convidada para uma entrevista no Programa Radar Fashion, da Rede União, apresentado por Brisa Lima, tornei-me colaboradora da Revista Di Lourdes, publicação online maranhense e sou colunista de moda no portal Ideias de Mulher.

3. O que você acha da moda cearense?

O Ceará é um dos grandes polos de moda do Brasil, porém a moda cearense ainda está em crescimento. Precisamos aprender a apostar no que temos de melhor, no que é característico da nossa região, o artesanato, e inserir informação de moda nele. Não devemos esperar que venha uma marca internacional e faça isso antes da gente. Precisamos definir também o que é Moda e deixar de copiar o que todo mundo faz, ser mais autênticos. As empresas precisam aprender a investir melhor na mão-de-obra cearense e acreditar no nosso potencial.

4. Quais os seus projetos para 2012?

Em 2012, pretendo continuar investindo no Blog Moda é Cultura! (http://modaculta.blogspot.com). Estou fazendo um curso em jornalismo de moda. Pretendo entrar num Mestrado, em psicologia ou comunicação, e continuar batalhando para mostrar que Moda é Cultura!

5. Dá uma dica pra quem pretende atuar na área de moda como Blogueira.

Se você deseja atuar como blogueira de moda, seja pessoal ou profissionalmente, busque ser autêntica, mostrar o seu verdadeiro olhar sobre a moda. Faça diferente, não copie as ideias dos outros. Se tem algo que você curte, como look do dia, por exemplo, faça-o de forma diferente. Hoje, apenas quem demonstra autenticidade consegue se destacar em meio a tantas que só copiam e colam.

Vanessa Gondim dona do blog Moda é Cultura! foi entrevistada por nossa colunista Fernanda Aragão da coluna Post Fashion.

Queremos agradecer pela disponibilidade de participar de nossa coluna Na Cozinha do (N)Ativa.

3 Respostas to “Na Cozinha do (N)Ativa”

  1. Lucy Anna Latorre 11/04/2012 às 15:06 #

    Lindo o seu blog! Aproveita e vê meu blog
    http://www.colunachic.com/
    beijinhos

    • N(A)tiva 11/04/2012 às 22:34 #

      Legal Lucy Anna! Parabéns pelo blog, continue nos visitando, temos uma coluna de moda toda quarta. Beijos

  2. N(A)tiva 10/04/2012 às 22:09 #

    Gostei muito da entrevista Fernanda! E gostei do blog dela também! Muito bacana o trabalho que ela faz e concordo, moda é cultura sim!

Deixe um comentário

